Pós-graduação e idiomas: entenda a relação

Pós-graduação e idiomas: entenda a relação

Um profissional em cargo de coordenação que possui fluência em inglês pode ganhar até 62% a mais do que aquele que não tem. Da mesma forma, um executivo com pós-graduação ganha até o dobro do salário em relação ao que tem apenas o primeiro nível superior.

Esse é o impacto de fazer pós-graduação ou um curso de idiomas para aprimorar a carreira. Uma diferença gritante! Outro detalhe que ainda passa despercebido por muitos é a relação entre o aprimoramento técnico e do segundo idioma. Esses conhecimentos são complementares.

Saber a hora de investir neste ou naquele e qual é a importância de um para o outro ajuda a tomar decisões mais vantajosas. Afinal, o que é melhor: pós ou inglês? Qual fazer primeiro? Quer descobrir estas respostas e decolar na carreira? Então acompanhe o post de hoje!

Qual é a importância do inglês no mercado atual?

Você deve ter ouvido falar que o inglês é um diferencial no currículo, uma competência procurada por grandes empresas e que abre muitas portas. Há alguns anos isso poderia ser verdade, mas hoje a realidade já não é bem assim. Não, o inglês não perdeu a importância, mas tornou-se essencial.

O mercado globalizado aproximou tanto o contato entre os países que falar inglês deixou de ser diferencial para tornar-se requisito básico. Tanto que algumas empresas passaram a considerar como verdadeiro diferencial quem oferece um terceiro idioma.

Atualmente, é difícil conseguir até um estágio sem um nível intermediário do idioma. Imagine então qual não é o nível de exigência em cargos mais elevados. A boa notícia é que os cursos de idiomas são muito acessíveis e estão disponíveis em formatos adaptáveis a qualquer rotina e limite financeiro.

O que é melhor: pós ou inglês no currículo?

Não tem essa de escolher entre fazer pós-graduação ou um curso de idiomas, ambos são essenciais no currículo do profissional bem-sucedido. Dificilmente você vai conseguir emprego em uma multinacional sem inglês e são nessas grandes empresas que estão as melhores oportunidades.

Por outro lado, também não adianta ser um mestre do idioma e oferecer apenas habilidades básicas na sua área de atuação. A especialização permite que você avance na carreira conseguindo cargos e salários mais elevados. O inglês atua potencializando suas chances de sucesso, além de ser um item decisivo na hora da contratação.

O importante é que você identifique o momento que está da carreira e para onde quer ir a partir desse ponto. Isso ajudará a escolher a melhor opção de pós, dentre as várias que existem, para alavancar sua vida profissional. Talvez uma vivência no estrangeiro também seja uma boa aposta e, neste caso, o inglês também é fundamental.

Devo primeiro fazer pós-graduação ou um curso de idiomas?

Já sabemos que entre o que é melhor, pós ou inglês, há um empate. Então qual é o momento de investir em cada um deles? Fazer os dois ao mesmo tempo não é uma boa ideia, afinal ambos exigem tempo e dedicação. E quem ainda tem uma carga horária de trabalho para cumprir dificilmente vai dar conta de estudar tanto conteúdo com qualidade.

De modo geral, é mais vantajoso para o profissional investir primeiro no inglês. Isso porque o conhecimento do idioma irá melhorar o aproveitamento da pós-graduação, enquanto sua falta pode prejudicar o aluno. Um dos objetivos da pós é atualizar o profissional sobre as novidades do setor.

As fontes de informação mais atuais geralmente não estão disponíveis em português ou demoram até serem traduzidas. Tendo o inglês o aluno tem acesso a inovações, novos nichos de mercado, a possibilidade de uma experiência internacional e por aí vai.

Vale lembrar também que em algumas modalidades de pós-graduação o inglês é eliminatório. Dificilmente um bom programa de mestrado ou doutorado aceita alunos sem esse conhecimento, justamente por essa questão do acesso à informação.

Faça inglês, faça pós e brilhe na carreira! Na Universidade Tuiuti do Paraná você encontra uma diversidade de cursos de especialização, aprimoramento e atualização que irão impulsionar vida profissional. Conheça nossos cursos!

Gostou do post? Então compartilhe-o com seus amigos para ajudá-los a crescer junto com você!