Designer de interiores: a profissionalização do bom gosto

Designer de interiores: a profissionalização do bom gosto

A profissão de designer de interiores é muito mais complexa do que costumamos imaginar. Por trás da boa aparência que o trabalho final apresenta tem muito planejamento, projeto e envolvimento com profissionais de outras áreas. Saiba mais a respeito dessa profissão!

Mais do que decorar um ambiente, o design de interiores traz funcionalidade com elegância

O trabalho em si consiste em cuidar dos espaços internos de residências, ambientes corporativos, institucionais e promocionais; de estabelecimentos comerciais e públicos, como restaurantes, consultórios e hospitais; entre outros.

Para deixar um ambiente aconchegante e bem apresentável, o designer de interiores precisa, antes de tudo, conhecer o seu cliente e saber interpretar os seus desejos e necessidades, trazendo soluções que atendam às expectativas e surpreendam no momento da entrega do projeto pronto.

Nova call to action

Para tanto, é preciso ter uma visão ampla para desenvolver um bom trabalho, pensando além da estética. Existem pontos cruciais que devem ser levados em conta na ideia sobre um projeto, como o tamanho da área a ser trabalhada e toda a sua estrutura, ergonomia e funcionalidade.

Com essas informações, já é possível fazer um projeto detalhado. A tecnologia dá sua colaboração com recursos 3D para visualizar, avaliar o trabalho e fazer as modificações que forem necessárias.

O designer de interiores trabalha em contato com arquitetos, marceneiros, pintores, pedreiros e eletricistas para realizar ajustes nas reformas ou obras para as quais foi contratado.

É de responsabilidade do designer de interiores fazer o acompanhamento e orçamento da reforma ou obra, e de todos os materiais a serem usados. Também faz a gerência do cronograma de trabalho e da equipe.

Onde um Designer de Interiores pode trabalhar

O campo de trabalho para um designer de interiores é amplo, mas pode sofrer oscilações, de acordo com a economia do país. Porém, com suas habilidades de aplicar padrões de estética e dar funcionalidade a um ambiente, não falta trabalho ao profissional.

Os escritórios de engenharia civil e de arquitetura contratam o designer de interiores para atuar como projetista e desenhista. Nessas funções, o profissional faz a representação e desenvolvimento gráfico do projeto e dá assistência na execução.

E claro, o designer de interiores é sempre bem-vindo para acompanhar arquitetos e engenheiros quando o projeto de interiores está sendo realizado.

Boas oportunidades surgem para esse profissional na área da construção civil, tanto no mundo corporativo, como doméstico. Cabe aos designers de interiores planejar os mais diversos ambientes de escritórios, residências e stands de vendas de imóveis, com classe e funcionalidade.

O profissional pode atuar na indústria moveleira, desenhando e projetando peças, e também nas lojas de móveis planejados. O papel do designer é projetar móveis funcionais para cada ambiente.

Como autônomo, o profissional é bastante solicitado para fazer a decoração de imóveis residenciais e comerciais.