Acesse o conteúdo

4 mitos sobre o curso de história e suas áreas de trabalho – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

4 mitos sobre o curso de história e suas áreas de trabalho – Tuiuti

“Quem faz curso de História só trabalha como professor” — isso é um mito (e dos grandes), sabia? A pessoa formada em História tem disponível para si outras áreas de atuação.

Então, se você quer saber mais sobre esse curso e como trabalha o historiador, leia este post até o final! 

Confira neste post:

Boa leitura!

O que se aprende no curso de História?

No curso de História, o futuro historiador irá estudar história (risos). Brincadeiras à parte, a grade curricular depende bastante do tipo de curso.

Hoje, a formação conta com cursos de licenciatura cujo foco é voltado para o ensino e as disciplinas envolvem um cunho mais didático e pedagógico. Já o  bacharelado tem como foco direcionar o aluno para funções nas áreas de pesquisa, assessoria e curadoria. 

Algumas disciplinas, como Teoria da História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Economia, Psico-história, e o estudo dos períodos históricos desde que o mundo é mundo estão presentes em ambas as opções de curso. 

A principal diferença quando falamos em grade é que, na licenciatura, o ensino terá bastante foco na História do Brasil e em disciplinas pedagógicas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso, vamos conhecer melhor o que faz um historiador e alguns dos principais mitos que você já pode ter acreditado sobre o curso? 

1. Pessoas formadas em História só trabalham como docentes 

Sem dúvida alguma, esse é um dos principais mitos envoltos dentro do curso de História! Embora seja a área de atuação mais comum, não é a única. 

O historiador possui opções como autoria e consultoria, pesquisa, documentação e preservação e, também, a área educacional. Está vendo como esse profissional tem, como possibilidade, outras áreas de atuação? 

Para te ajudar a conhecer um pouco mais a profissão, vamos explicar um pouco a atuação em cada uma delas. 

Autoria e consultoria de mídia

Dentro da autoria e consultoria, o profissional pode atuar em duas frentes: 

  • Autoria de livros que podem ser didáticos ou não. Nesse caso, o profissional pode escrever livros sobre temas predeterminados e encomendados por um cliente, livros didáticos, atualizar materiais escritos antigos ou escrever sobre temas que julgar pertinentes;
  • Consultor historiador. Sabe aquelas peças de teatro, novelas ou até filmes que possuem um viés de época? Então, essas produções, geralmente, contam com um historiador para ajudar a manter tudo o mais fiel possível dentro do cenário de época. 

Pesquisa

Desde que o mundo é mundo, nós já podemos considerar que existe uma história para contar. Independentemente do que você acredita, tudo é história. 

E esse profissional pode trabalhar, exclusivamente, com pesquisas históricas sobre diversos temas: o passado de uma família, de uma empresa, de um comércio etc. 

Cada projeto pode contar com um objetivo e especificações necessárias, tais como árvore genealógica, relações políticas etc. Aliás, essas pesquisas podem se transformar em filmes, documentários, peças de teatro, entre outras coisas. 

Documentação e preservação

Depois das pesquisas, é importante cuidar da documentação e preservação desses dados.  Separar, arquivar e preservar esses documentos de acordo com os devidos moldes de preservação ou, até mesmo, unir novos dados com outros documentos já existentes.

Isso é muito comum em museus e lugares que contam com exposições históricas, como galerias e órgãos de preservação de patrimônios históricos. 

Aqui, você também pode atuar com a supervisão de acervos, gerenciando coleções e documentações antigas. 

Turismo

Agências e operadoras de turismo sempre contam com a ajuda de profissionais formados em História para desenvolver roteiros com destinos mais históricos e culturais. 

E não é só isso, em parceria com o guia turístico, você também pode auxiliar os grupos na explicação do contexto daquele local e tudo o que envolve aquele passeio. 

Veja também:

E-book seja um profissional proativo

Magistério

Agora, a área de atuação mais conhecida por todos: a área educacional, ou seja, dar aulas! 

O educador responsável por ensinar História é capacitado para ensinar em qualquer faixa etária e nível educacional, desde as crianças até adultos. 

Inevitavelmente, esse profissional possui grande importância e responsabilidade na formação de pessoas, pois não se trata apenas de ensinar uma disciplina mas também de contar, de maneira didática e fidedigna, sem deixar transparecer suas opiniões, a história do nosso país (e de outros também) até chegarmos no momento em que vivemos. 

2. O curso de história é à base de decorar coisas

Mito (e dos grandes). 

Entenda: É IMPOSSÍVEL decorar tudo o que você vai aprender durante os 4 anos da faculdade de História. 

Fora que, imagina se você seguir a carreira de docente e explicar para os seus alunos na base da “decoreba” tudo o que for necessário? Não tem como, né? 

O objetivo é que você entenda e interprete aquilo que está aprendendo e que consiga criar a sua própria forma de passar isso para outras pessoas, sempre respeitando o contexto, é claro. 

3. Existem verdades absolutas em História

Isso é um mito! Quando falamos em estudar história, é preciso entender que não estamos falando de uma verdade absoluta, isso porque não temos como comprovar com 100% de verdade algo que não vivemos. 

A história é feita de estudos e interpretações, ou seja, sempre teremos um viés e olhar humano. Embora a nossa “verdade” seja pautada em informações encontradas e documentos, nem sempre será pura e completamente fidedigna, além disso, não são em todos os casos que conseguimos identificar o contexto no qual aquilo foi produzido.

4. O salário é sempre baixo

Para finalizar a nossa lista de mitos, vamos falar sobre o salário desse profissional!

O salário do historiador depende muito da área de atuação; de acordo com o Glassdoor, em maio de 2022, o salário médio do profissional no Brasil era de R$ 3.500,00. 

Mas como falamos, vai depender muito da área! Um consultor de mídia em História não ganha a mesma coisa que um professor de escola pública, que, por sua vez, não tem o mesmo salário de um professor universitário.  

Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o curso de história, existem algumas faculdades em Curitiba que podem te ajudar a ingressar no curso, inclusive a Tuiuti! Agora, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher uma faculdade, aproveite para conferir este post do nosso blog: Como uma faculdade de qualidade pode impactar na sua formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *