Você sabe como ser um bom líder?

Você sabe como ser um bom líder?

Muitas vezes, principalmente quando assumimos cargos de liderança, é comum nos flagrarmos pensando: “afinal, como ser um bom líder?”. Hoje em dia, a resposta para essa pergunta requer muito cuidado para a sua elaboração, sobretudo porque vivemos tempos em que crises no trabalho são, majoritariamente, causadas pela inabilidade de liderar e gerir equipes. Então, como se pode imaginar, ser um bom líder significa possuir muitas habilidades diferentes, entre elas aceitar e assumir responsabilidades maiores, saber delegar funções para as pessoas certas, administrar uma equipe e suas necessidades, além de dominar competências emocionais ao lidar com questões subjetivas de seus colaboradores.

Por isso, veja abaixo alguns pontos fundamentais que devem ser observados com cautela quando nos questionamos a respeito de como ser um bom líder:

O que é ser líder hoje

Ser considerado um bom líder hoje em dia significa cumprir uma série de requisitos. Ser e estar seguro perante a equipe a respeito das medidas tomadas e fazer regularmente um alinhamento de expectativas estão entre as qualidades mais citadas e consideradas mais importantes. Porém, essas características não são adquiridas da noite para o dia. Em muitos casos, quando a pessoa tem que aprender a ser um líder, elas exigem ser praticadas e inseridas no cotidiano do trabalho como algo natural. Vamos conhecer algumas:

Capacidade de delegar

Saber conhecer e reconhecer os talentos que cada um da equipe gerida possui é um dom que revela um líder nato. Explorar o melhor de cada liderado a partir de sua atuação proativa leva adiante não só o profissional, mas também toda a equipe.

Comunicação no ambiente de trabalho

Um dos maiores e mais corriqueiros problemas detectáveis no ambiente de trabalho refere-se a comunicação, ou melhor, a falta dela. Existem muitos relatos de colaboradores e funcionários de empresas que se queixam de como, por exemplo, decisões estratégicas são tomadas sem que haja uma comunicação efetiva dos gestores para com a equipe sobre os novos direcionamentos e tomadas de decisão. Isso, além de atrapalhar a execução e o andamento das atividades programadas, coloca em xeque a relação de trabalho entre líder e liderados.

Confiança

É praticamente impossível imaginar um ambiente de trabalho onde não exista confiança, tanto por parte dos funcionários para com o gestor quanto por parte do líder para com seus liderados. O bom líder deve exalar confiança sobre os mais variados aspectos. Desde medidas que toma para solucionar determinados problemas até em relação às coisas mais triviais no dia a dia do trabalho, como transmitir segurança durante um feedback.

Compromisso

Estabelecer metas, direitos e deveres para toda a equipe é uma das principais coisas que se espera de um líder. Porém, tão importante quanto isso seria demonstrar aos liderados que mais do que preocupado se atingirão ou não o que foi estabelecido ele, o líder, estará comprometido com as suas próprias entregas à equipe. Isso significa que o bom líder deve se atentar em se mostrar a todo instante envolvido com as questões do trabalho, por dentro do que está sendo feito pelos demais e, sobretudo, consciente do que pode ou não pedir aos seus liderados.

Versatilidade

Uma das qualidades mais procuradas para cargos de liderança na atualidade é a versatilidade. Mas o que é ser um líder versátil? Na rotina de trabalho, muitas vezes nos deparamos com situações diversas que requerem habilidades variadas para que possamos sobrepor obstáculos e barreiras, mas, sobretudo, apagar incêndios. A versatilidade significa tratar com leveza assuntos amenos, mas ter pulso firme quando necessário. Conduzir com harmonia sua equipe, mas estar sempre atento às possíveis reviravoltas que podem ocorrer para se antecipar ao que lhe será cobrado.

Esteja atento a essas características e você saberá não só reconhecer, mas também se transformar em um líder diferenciado. A Tuiuti tem tradição em formar líderes não só preocupados com seu desenvolvimento profissional, mas que apoiam, acima de tudo, a promoção humana. Venha fazer parte!