Mestrado e Doutorado: Portas Abertas para a docência

Mestrado e Doutorado: Portas Abertas para a docência

Se você pretende atuar como professor em universidades públicas e federais, necessitará ter um mestrado ou doutorado, título que a pós-graduação stricto sensu lhe confere. Uma especialização basta para seguir a carreira acadêmica em faculdades particulares. Ainda assim, além do fato de que mestrado e doutorado permitem dar aulas, as ofertas de trabalho costumam ser melhores.

Mestrado e doutorado permitem dar aulas

Aprimorar a pesquisa e elevar o nível de conhecimento nas universidades, bem como de suas publicações científicas, são certamente alguns dos objetivos que mestrandos e doutorandos buscam. Ao cursar uma pós-graduação de mestrado e doutorado, o estudante acaba adquirindo uma dupla função. Tornar-se mestre ou doutor também abre a possibilidade para dar aulas.

Muitas pessoas sentem que possuem essa vocação, e possuem o desejo de difundir o conhecimento, interagindo diretamente com os alunos. Para estes, além da pesquisa em si, dedicar-se ao ensino superior também configura uma forma de seguir a carreira acadêmica.

Além disso, a conclusão de um mestrado ou doutorado constitui a documentação e exigência legal que são necessárias para praticar a atividade de dar aulas.

Seguir carreira acadêmica

O volume de alunos no ensino superior cresceu consideravelmente nos últimos anos. As instituições de ensino ampliaram as suas unidades, e também os seus cursos. Consequentemente, novas vagas surgiram e continuam surgindo para a posição de professor.

Os mestres e doutores que optam por seguir a carreira acadêmica podem também compor este quadro de profissionais, beneficiando-se da expansão que o setor educacional vem experimentando.

A carreira acadêmica é verdadeiramente um compromisso e uma missão de aperfeiçoamento da área do conhecimento escolhida, mas também de engrandecimento do nome da instituição representada. Indo mais adiante, de avançar e progredir com a ciência e a educação.

Mestrado e Doutorado permitem dar aulas

Docência no ensino superior

O professor universitário deve possuir o domínio de sua área do conhecimento, e de muitos outros temas relacionados. Mais do que isso, a habilidade para difundi-los, com desenvoltura e carisma.

Um bom mestre, no sentido de ser o mestre de uma, duas, ou vinte turmas, precisa reunir algumas características. Para ter a capacidade de ser um líder, mas também articular bem seus raciocínios e ideias. Conseguir manter o interesse de seus alunos, estimulando questionamentos, empolgação e vontade de que compartilhem o tema, matéria, ou assunto com a mesma paixão.

O conhecimento foi feito para ser dinâmico, não para ser mal aproveitado ou estático. No ensino superior, as universidades são o ambiente propício para despertar esse movimento. Os estudantes estão ali para profissionalizar-se, seguir uma carreira por eles escolhida.

A docência no ensino superior pode permitir que o professor, sendo ele mestre ou doutor, aplique inovações e novas metodologias pedagógicas. O seu histórico como pesquisador científico, aliado ao trabalho como educador, pode inclusive vir a formar novos mestres e doutores, com uma inclinação para a docência.

mestrado e o doutorado são cursos que propiciam uma profunda investigação e análise a respeito de um tema. Conseguir transpor isso com habilidade e sensibilidade para a vocação de ensinar seguramente trará resultados interessantes, para dizer o mínimo.

Você acha que reúne algumas características de um bom professor? Conte pra gente aqui nos comentários! Aproveite e conheça as ofertas da UTP em mestrado e doutorado na área de educação!

Nova call-to-action