Pós-graduação, especialização, MBA. Não confunda mais esses conceitos!

Pós-graduação, especialização, MBA. Não confunda mais esses conceitos!

Em qualquer área de atuação, todo profissional que deseja construir uma carreira bem-sucedida já percebeu que o caminho para o reconhecimento passa, obrigatoriamente, pela qualificação.

Nesse contexto, ter somente um diploma universitário há muito tempo deixou de ser considerado um diferencial sobre os concorrentes. Cientes dos impactos provocados por esse novo patamar de exigências, cada vez mais profissionais estão dando continuidade aos estudos.

E quando procuram informações sobre os cursos mais adequados ao seu perfil, os alunos encontram termos como pós-graduação, especialização e MBA. Você é capaz de diferenciar entre eles? Esclareça suas dúvidas no post de hoje!

O que é pós-graduação?

Dos três conceitos apresentados, “pós-graduação” é o mais amplo. Basicamente, podemos definir uma pós como todo curso oferecido a pessoas que já possuem um diploma de nível superior.

No Brasil, existem duas modalidades regulamentadas: Stricto Sensu, que compreende os programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esta é a alternativa ideal para quem quer se dedicar docência e pesquisa, contribuindo para a disseminação e produção de conhecimento científico.

Na outra ponta, temos a categoria Lato Sensu, da qual fazem parte as especializações e os MBAs, que vamos tratar logo abaixo. Assim, podemos concluir que toda especialização ou MBA é uma pós-graduação, mas o contrário não se aplica.