Hora da escolha: que curso fazer na graduação?

Hora da escolha: que curso fazer na graduação?

Algumas pessoas sabem, desde muito cedo, qual profissão desejam seguir. Mas para a maioria dos estudantes, a escolha do curso de graduação ideal não é uma tarefa fácil. E não é para menos, afinal, essa é uma decisão importante que tem grande influência na vida de cada um.

Buscar a orientação de professores e profissionais, dialogar com os pais e colegas de escola pode ajudar no processo. Porém, o caminho mais importante é o do autoconhecimento. Além disso, ter informações sobre as áreas de interesse é essencial para não errar no momento da definição.

Por essa razão, separamos algumas dicas para te ajudar a identificar suas competências e possibilidades para fazer a escolha certa.

Conheça seus gostos e expanda seus horizontes!

Muito se fala em como é importante para a realização pessoal e profissional escolher uma área de atuação que esteja de acordo com aquilo que se gosta de fazer. E é verdade. A longo prazo, estar preso em uma profissão que não te agrada, tornará sua rotina estressante e infeliz.

Assim sendo, refletir sobre aquilo o que se gosta de fazer é o primeiro passo para a escolha entre os cursos de graduação disponíveis no mercado. E não se trata apenas de pensar em quais disciplinas escolares te agradam mais! Há muitas atividades que são realizadas fora das salas de aula que podem direcionar essa decisão.

Quer um exemplo de como expandir suas ideias pode ajudar? Uma pessoa que adora videogames, por exemplo, encontra um cenário cada vez mais favorável para trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais.

Tenha em mente, porém, que gostar de algo, por si só, não basta. Ainda que se tenha facilidade ou vocação para determinada área ou profissão, há mais fatores que precisam ser levados em conta.Veja também:

cursos de graduação

Identifique suas habilidades

Para fazer a escolha certa, é preciso combinar gosto e habilidade. Com dedicação, qualquer pessoa pode expandir suas habilidades e transformá-las em uma forma de ganhar a vida. E a faculdade tem justamente essa função de ajudar o aluno a desenvolver as competências necessárias para sua formação  e atuação profissional.

Conhecer suas habilidades, porém, é um passo importante que ajudará a reduzir a lista de cursos de graduação possíveis e chegar a uma decisão. Isso porque aquilo o que fazemos bem costuma ser um bom indicativo do caminho que se deve seguir.

Mas, atenção! Nada impede que uma pessoa que não tenha tanta facilidade com área de exatas, por exemplo, opte por um curso que demande conhecimento básico em matemática. Em casos assim, é ainda mais importante estar atento à próxima dica!

Pesquise bastante sobre os cursos de graduação e o mercado

Uma vez definidos gostos e habilidades, fica mais fácil listar os possíveis cursos de graduação e, a partir daí, buscar informações sobre eles e sobre o mercado referente a cada profissão. E por que isso é importante?

Muitas vezes, temos uma ideia pronta de como é determinada profissão, mas não conhecemos bem a grade curricular e a rotina da atividade na prática. Buscar informações a esse respeito é fundamental para quem não haja surpresas que possam se transformar em problemas, seja durante a graduação, seja já no mercado de trabalho.

É claro que ninguém deve ser desencorajado a fazer o curso que deseja porque o mercado para aquela profissão não é promissor ou está passando por um momento complicado. Mas esse é sim um fator a ser considerado. Afinal, o sonho de todos é conseguir emprego na área da sua formação.

Por isso, vale estar atento às possibilidades do mercado, pesquisar sobre salários e perspectivas de crescimento na carreira. Outra dica é tentar contato com profissionais de suas áreas de interesse e perguntar sobre a rotina e expectativas para o futuro. A visão de quem está dentro é a mais ajustada e uma valiosa fonte de informação.

E se, depois, você perceber que fez a escolha errada?

Acontece. Perceber que se fez a escolha errada pode ser frustrante, mas não é um problema sem solução! Descobrir que não está no curso de graduação certo já é o caminho para redefinir os rumos. Assim, se você precisar, poderá tentar uma transferência interna – dentro da mesma instituição de ensino – ou até para outra universidade.

Acesse o nosso site para conhecer nossos cursos!

Universidade Tuiuti do Paraná