Requisitos para uma bolsa de doutorado junto à CAPES

Requisitos para uma bolsa de doutorado junto à CAPES

Quem deseja construir uma ampla carreira acadêmica visa o doutorado como ápice da profissão. Contudo, esse não é um sonho fácil de ser realizado, afinal exige dedicação exclusiva e os custos são altos. Felizmente, a CAPES mantém diversos programas que podem colocá-lo mais perto desse sonho.

Conheça a CAPES, os programas de bolsa de doutorado e saiba do que precisa para angariar esse benefício!

O que é a CAPES?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ou CAPES é uma fundação associada ao Ministério da Educação. Seu objetivo é garantir o aprimoramento dos recursos humanos profissionais do país por meio de bolsas de estudos em nível superior.

A organização ainda atua com o incentivo da divulgação científica nacional e internacional, formação de professores e realiza a avaliação de cursos de pós-graduação. Assim, pretende alavancar a qualidade do ensino e da formação profissionalizante em nível superior.

De modo geral, caracteriza-se por uma iniciativa para elevar os padrões educacionais brasileiros. Entre suas ações, a CAPES concede bolsas de estudos em pós-graduação em Stricto Sensu. É um meio de incentivar o avanço científico e oportunizar o avanço estudantil para alunos que não podem arcar com as despesas destes cursos.

Bolsa de Doutorado CAPES

São diversos os programas que oferecem bolsa de doutorado da CAPES para alunos e professores, tanto da rede pública quanto da privada. O valor da bolsa -de R$ 2.200,00– é repassado à instituição que seleciona os bolsistas sob orientação da CAPES.

Há dois programas principais para a concessão de bolsa de doutorado da CAPES. O primeiro deles, o Programa de Demanda Social (DS) viabiliza o custeio de doutorado em instituições públicas e gratuitas. Outro é o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), voltado às universidades privadas.

Ambos os programas exigem que a instituição mantenha toda a infraestrutura necessária para a realização do curso. Além disso, devem ser avaliadas com, no mínimo, conceito 3 em qualidade de ensino pela CAPES.

Há ainda as bolsas de cunho internacional que custeiam a estadia e despesas em instituições fora do país. Essa série de programas permite que o estudante tenha uma experiência internacional cujos objetivos e destinos são bastante diversificados.

Quais são os requisitos para participar do programa?

As exigências para o beneficiário da bolsa nacional estão descritas nas portarias nº 52 e nº 181, respectivamente. As quais incluem, de modo geral, a dedicação exclusiva do aluno ao curso realizado. O estudante não deve estar em situação de aposentadoria ou manter vínculo empregatício, salvo exceções em que a realização do programa seja adequado às atividades.

Neste caso, o aluno deve atuar na área de educação ou saúde coletiva e realizar o doutorado nestas mesmas esferas. Preferencialmente, estando dispensado das atividades para dedicação à pesquisa e cuja remuneração seja inferior ao valor da bolsa.

Do contrário, o aluno não deve manter vínculo empregatício ou estar afastado de suas responsabilidades. Em especial, não deve ser empregado da instituição de realização do curso. É vetado ao estudante, ainda, a combinação da bolsa de doutorado CAPES com outro benefício do tipo.

Por fim, seu desempenho será constantemente avaliado de acordo com as normas estabelecidas pela instituição e deve ser considerado satisfatório para a permanência no programa.

Conheça outros programas de interesse

A CAPES ainda fornece bolsas de doutorado para docentes do ensino superior visando a melhoria na qualidade de ensino geral. O programa PRODOUTORAL é um exemplo, regulamentado pela portaria nº 140. Para participar, o estudante deve compor o quadro docente de uma instituição de ensino superior.

Porém, para cursar o doutorado, deverá afastar-se das atividades e dedicar-se exclusivamente ao curso. Além disso, é vetado a participação em programas de sua própria instituição. Podendo haver exceções em casos de a universidade manter mais de um campus.

Ainda há o DINTER, programa que custeia uma parcela do doutorado a ser realizado em outra instituição. É oferecido com o objetivo de diminuir a desigualdade entre instituições localizadas nos grandes centros urbanos e daquelas que estão afastadas.

Este programa tem um caráter temporário, pois apenas parte do doutorado é realizado em outra instituição. Portanto, o aluno deve estar devidamente matriculado em um programa de doutorado na instituição de origem.

O CAPES oferece diversas oportunidades para que você aprimore seu potencial profissional e contribua com o conhecimento científico. Compartilha o post para que seus amigos fiquem atentos a essas oportunidades também!

Nova call-to-action