A especialização em Agrárias e Veterinária engloba um conjunto de atividades referentes à produção animal. O objetivo é preparar o profissional para identificar os problemas centrais que atrapalham a produção dos rebanhos bovinos. Ou seja, se trata de um curso voltado para aqueles já formados em Medicina Veterinária e Agronomia, que atuam ou desejam atuar nos diferentes níveis do segmento produtivo da carne e do leite.
Entretanto, antes de falarmos um pouco mais sobre essa capacitação, você sabe quais são as principais características que um bom profissional das Ciências Agrárias e da Veterinária deve ter? Confira a seguir o conteúdo que preparamos hoje para você!
Interesse em trabalhar com animais
Um dos pontos básicos de quem deseja se especializar nessa área é ter afinidade com animais. E esse interesse deve ir além dos animais domésticos e de pequeno porte, sobretudo para quem trabalha no ramo agrário, pois terá que lidar quase que diariamente com bichos de grande porte, como vacas e bois.
Capacidade de controle emocional
Saber trabalhar o autocontrole emocional é outro ponto importante para se obter sucesso na carreira veterinária. Afinal de contas, você cuidará do bem-estar de cada animal, mas, trabalhar com bichos do setor agrário, principalmente no ramo de produção de carne e leite, também significa tratar do gado adoecido ou mesmo presenciar abatimentos. Portanto, é essencial desenvolver a inteligência emocional.
Habilidade para tomar decisões
Essa é mais uma das características de quem é do campo de Agrárias e Veterinária, mas que está ligada ao controle emocional. Isso porque, aqueles que conseguem administrar suas emoções em um setor como este, são capazes de agir racionalmente e tomar boas decisões em momentos críticos. Em uma situação de emergência, por exemplo, é necessário manter a calma e encontrar a melhor solução o mais rápido possível.
VEJA TAMBÉM
Lato Sensu ou Stricto Sensu: opções de pós-graduação em Curitiba
Competência e iniciativa
Ter iniciativa é uma importante habilidade e também complementa o que abordamos mais acima. Para conseguir tomar uma decisão rapidamente, é necessário assumir o controle da situação. Em determinados casos, isso significa identificar a necessidade de um tratamento alternativo, a realização de uma cirurgia de emergência ou sacrificar o animal.
Para desenvolver tal habilidade de forma eficaz, o profissional deve estar em constante aperfeiçoamento. Sendo assim, ele deve estudar sobre as novidades tecnológicas do seu campo de atuação e adquirir novos conhecimentos por meio de cursos e especializações. Se manter atualizado é o que garantirá a realização de um bom trabalho.
Quem escolhe atuar no campo de Agrárias e Veterinária deve ter um perfil ativo, gostar de trabalhar com animais de grande porte, ter autocontrole e estar disposto a aprender coisas novas. Com o objetivo de ajudar aqueles que estão focados nesse último item, a Universidade Tuiuti do Paraná oferece uma pós-graduação em Clínica Médica, Nutrição e Reprodução de Bovinos. Ao finalizar esse curso, o profissional será capaz de prestar assistência técnica ou consultoria para produtoras de bovinos de corte e de leite.
Gostou deste artigo? Então acesse a página da Tuiuti e veja como você pode alavancar a sua carreira nessa área!