O agronegócio é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil, contribuindo com aproximadamente 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2020.
Tamanha representatividade não é à toa: o agronegócio vem evoluindo ao longo dos anos para um setor altamente tecnológico e que exige profissionais qualificados para alavancar resultados.
Neste contexto, surge a figura do engenheiro agrônomo, o profissional habilitado para gerenciar estratégias e processos no campo. Ficou curioso sobre as atividades dessa profissão? Leia este post para saber tudo sobre Agronomia!
O que faz um agrônomo?
É o agrônomo quem assegura a qualidade da produção, definindo desde a escolha de sementes até a distribuição do produto final. Ele conhece os métodos de colheita, o maquinário necessário para realizá-la e como recuperar o solo após o término da colheita.
Ele também entende quais são os fertilizantes e adubos que devem ser utilizados para potencializar a produção agrícola e evitar que pragas ataquem as plantações.
No setor pecuário, isto é, na criação de animais, o agrônomo é o responsável pela reprodução, abate e controle de doenças de rebanhos, aliando-se a biólogos e zootecnistas para garantir a saúde dos animais, aumentar a produtividade e abastecer o mercado com carne, pele e outros derivados da pecuária.
Onde estão as oportunidades para o agrônomo?
A graduação em Agronomia é bastante diversificada, abrindo espaço para que o profissional atue em segmentos bastante distintos, tais como cuidados do solo, mecânica e máquinas destinadas à produção agrícola e até mesmo a gestão de propriedades rurais.
No Paraná, a expectativa é de crescimento para o agronegócio, seguindo a tendência que vem se desenhando nos últimos anos. Atualmente o estado é um dos maiores produtores do Brasil, com 17% da safra nacional de grãos e 5,3% do PIB nacional.
O principal motivo para essa liderança são as tecnologias avançadas empregadas na produção agrícola e também a qualificação dos profissionais atuantes no mercado.
Aqueles que decidem trabalhar de maneira autônoma são responsáveis pelo seus próprios rendimentos. Nesse contexto, o agrônomo pode prestar consultoria para cooperativas rurais ou produtores.
Veja também:
- 5 contribuições que a faculdade dá à sua carreira
- Afinal, quanto custa uma faculdade de economia?
- Agronomia: matérias que você vê na faculdade
Há ainda a possibilidade de prestar concurso público para órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, secretarias de agricultura e instituições relacionados ao meio ambiente.
Assim como em todas as profissões, o salário do agrônomo depende de questões como o porte do empregador e o tempo de carreira. Porém, o profissional tem seu piso salarial definido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Dessa forma, quem trabalha 8 horas por dia recebe pelo menos R$ 8.109 por mês.
Como se tornar um agrônomo de sucesso?
O primeiro passo para para ser bem-sucedido nessa carreira é ter uma formação universitária de qualidade, que esteja alinhada às necessidades do mercado. Também é preciso manter-se atualizado constantemente, em especial no que se refere às tecnologias empregadas no campo, pois este é um segmento da agronomia que sofre mudanças constantes.
A especialização é fundamental para o aluno que se forma em Agronomia, pois o mercado de trabalho requer profissionais com capacidade de expandir os negócios e aumentar a lucratividade do setor por meio de estratégias e conhecimentos atuais.
Diante deste contexto, é fundamental que o agrônomo faça um planejamento de carreira desde o início da sua formação, identificando os segmentos com os quais mais se identifica.
Já sabe tudo sobre Agronomia? Ainda não? Então faça o download do e-book do curso e confira outras informações que são essenciais para quem deseja seguir essa carreira!