Checklist vestibulando: como identificar o melhor curso de graduação

Checklist vestibulando: como identificar o melhor curso de graduação

O ensino médio está no fim e você precisa escolher um curso de graduação. É uma escolha grande e certamente nada fácil. Várias opções, opiniões e consequências são levadas em consideração e mais confundem do que auxiliam o vestibulando nessa hora.

Então, o que fazer? Separamos alguns passos que irão te ajudar a acumular, organizar e refletir as informações mais relevantes na hora de tomar essa decisão. Confira!

1. Faça uma orientação profissional

Autoconhecimento é o primeiro passo para uma escolha certeira. A orientação profissional é oferecida gratuitamente em diversas universidades e te dará acesso a muitas informações relevantes na hora de tomar essa decisão.

Por meio de conversas direcionadas e testes simples, um psicólogo vai apresentar com mais clareza quais são suas habilidades e em quais áreas elas se encaixam melhor. Assim, você fará uma escolha direcionada e terá muito mais chances de acertar!

2. Defina prioridades

Agora que você já se conhece melhor pode definir o que é realmente importante para você. Você prefere dinheiro ou satisfação? Tem pressa para se estabelecer ou quer se aprofundar nos estudos? Quais desafios você está disposto a enfrentar e quais são eliminatórios?

Respondendo a essas perguntas você poderá definir seus critérios de escolha, ou seja, aquilo que é essencial para você, aquilo que é aceitável e aquilo que desqualifica um curso como opção. É um simples método de eliminação, mas ajuda demais na hora de definir prioridades.

3. Conheça o curso

Tendo clareza das suas prioridades, tudo o que falta é fazer um estudo de campo. Conheça mais a fundo os cursos que te interessam. Nos sites das universidades há muitas informações úteis, como o currículo do curso, o perfil da área e as perspectivas do mercado de trabalho.

Compare essas informações com as suas prioridades e vá eliminando os cursos que não se adequam. Em alguns casos, isso pode ser difícil. Reflita com calma e, se chegar a um impasse, guarde como uma opção para analisar melhor depois. Em alguma parte do processo você chegará à resposta!