Turbine seu perfil no Linkedin e encontre uma nova colocação profissional!

Turbine seu perfil no Linkedin e encontre uma nova colocação profissional!

Nos Estados Unidos, 36 milhões de pessoas já conseguiram emprego por meio de redes sociais. No Brasil, é fácil encontrar relatos de profissionais que usaram o LinkedIn para conseguir uma colocação profissional. Para isso, é importante saber como fazer um perfil no LinkedIn que chame a atenção dos recrutadores. Neste post, vamos dar dicas de como conseguir emprego no LinkedIn. Confira!

Como fazer um perfil no LinkedIn

Primeiramente, lembre-se de que o LinkedIn é um rede social voltada para profissionais e para o mercado de trabalho. Diferentemente de outras ferramentas, não é apropriado compartilhar informações muito pessoais e expor sua vida privada.

No momento de escolher sua foto de perfil, pense no que seria mais adequado no ambiente de trabalho. Procure uma imagem mais elegante, em que você esteja bem-vestido e evite fotos com bebidas alcóolicas ou roupas decotadas. A não ser que a sua área de atuação seja muito informal, o melhor é optar por uma fotografia mais discreta e de postura comportada.

O seu título profissional é uma das informações mais importantes no perfil. Utilize palavras-chave para indicar o que você faz: não escreva apenas o nome da sua profissão, informe também a sua área de atuação específica. Coloque ainda o nome da empresa onde você trabalha e o seu cargo. Seu título está entre as informações que mais atraem visitas ao perfil.

Tente deixar o seu perfil o mais completo possível e lembre-se de usar palavras-chave do seu ramo de atuação sempre que possível, para você que seja encontrado com mais facilidade em pesquisas. Deixe claras suas características profissionais e seja honesto em relação às experiências de trabalho.

Mostre engajamento profissional

Apenas ter um perfil não estabelece sua presença na rede. É necessário ser um usuário ativo, atualizando sua página sempre que realizar cursos, participar de projetos ou receber uma premiação, por exemplo. Mesmo que não tenha nenhuma novidade em sua carreira, acesse o LinkedIn para ler notícias da sua área e verificar se alguém entrou em contato.

Caso um recrutador entre em contato com você ou você decida comunicar-se com uma empresa, leia com atenção o perfil deles. Conheça a organização antes de se manifestar. Mesmo que determinada empresa ou oportunidade de trabalho não seja interessante para você, dê um retorno à todos que fizerem contato.

Para manter-se ativo e mostrar que é engajado com a sua profissão, participe de grupos. Discussões construtivas, além de trazerem visibilidade, ainda podem agregar mais conhecimento e reflexão. Lembre-se sempre de manter uma postura adequada, você será julgado não apenas pela sua opinião, como também pela linguagem e educação.

Jamais fale mal de antigos colegas de trabalho ou de empresas onde já trabalhou. Também não é vantajoso compartilhar informações privilegiadas sobre ex-empregadores, isso mostra que você não é confiável. Siga empresas de referência no seu setor e profissionais renomados, especialmente os influenciadores do seu segmento de atuação.

Escreva recomendações

No LinkedIn é possível escrever recomendações sobre colegas de trabalho, patrões, empregados e parceiros de negócios. Escrevendo recomendações você ajuda outros profissionais e aumenta as chances de que eles escrevam recomendações sobre você.

Para isso, é necessário exercitar seu networking. Faça conexões com conhecidos, pessoas que já trabalharam ou desenvolveram projetos com você. Não adicione desconhecidos, sua lista de contatos é pública e você não quer ser associado à profissionais que podem ter má reputação.

Este tipo de indicação é muito valorizada pelos empregadores, pois além de ressaltar suas qualidades ainda demonstra que você mantém boas relações profissionais. Caso você não tenha nenhuma recomendação, solicite que um ex-empregador ou outra pessoa relevante que faça isso por você.

Seu perfil no LinkedIn revela muito mais sobre você do que seu currículo convencional, por isso ele é usado pelos recrutadores. Essa rede social deve ser usada com responsabilidade não apenas para conseguir um emprego, mas também para estabelecer relacionamentos com outros profissionais e acompanhar notícias do seu setor.

Sabendo como fazer um perfil no LinkedIn que valorize suas qualificações e experiências de trabalho, torna-se mais fácil ser visto pelas empresas e considerado para oportunidades de emprego.

Você já sabe como conseguir um emprego pelo LinkedIn, coloque já nossas dicas em prática. Faça comentários com mais dicas ou conte-nos suas dúvidas!