Alunos de Design de Moda produzem desfile e surpreendem o público com as produções autorais

Amanda Cristina de Macedo

Os alunos da graduação em Design de Moda da Universidade Tuiuti do Paraná colocaram na prática seus aprendizados em sala de aula ao produzirem um desfile de moda que aconteceu na semana passada, no auditório da instituição.

No total, participaram aproximadamente 110 alunos de todos os semestres do curso, sendo a organização a cargo dos 5º e 6º períodos. Os trabalhos desenvolvidos foram ministrados pelos docentes Nelson L. Smythe Júnior e Eunice L. Valente com as seguintes temáticas: Povos Originários, 7 Pecados Capitais com inspiração no trabalho do estilista Thierry Mugler e Cartas de Tarot com inspiração no trabalho do estilista Christian Dior.

Com um público estimado em 200 pessoas, a produção encantou aos espectadores do início ao fim. “O espaço estava totalmente adaptado ao evento, com luzes, música, agitação do público, correria dos bastidores. Quando começou o desfile, foi muito emocionante ver alunos e modelos desfilando na passarela com suas produções autorais, tratando de temas tão relevantes como o dos povos originários. Levei a minha mãe para assistir e ela também ficou bastante impressionada com o desfile!”, comentou a professora Elisa Kiyoto Gunzi.

A aluna Giovanna Barci, do 5º período e uma das organizadoras do desfile, destaca a importância de exercer na prática o dia a dia da sala de aula. “Este desfile foi muito importante em diversas formas. Primeiro por tanger toda a produção de moda, desde criação da ideia, desenho, desenvolvimento, conclusão da peça e exposição em um desfile. Assim a gente consegue sentir bem o processo de produção de uma roupa. Além disso, para nós do 5° e 6° período isso foi mais profundo por envolver a confecção de um figurino, que integra o simbolismo forte e boa confecção da peça. Já a produção do desfile proporcionou um alto desenvolvimento e conhecimento do funcionamento de um desfile. Isso é muito importante pra gente por ser um fator constante no nosso ramo”, destacou.

Parabéns para todos os envolvidos!

Fotos: Daniel Oikawa