Graduação em Publicidade e Propaganda realiza projeto voltado à comunidade com pequenos empresários de bairros de Curitiba

Amanda Cristina de Macedo

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná realizaram na última segunda-feira (21) a primeira reunião do projeto voltado à comunidade externa com pequenos empresários dos bairros Santo Inácio e Campo Comprido. A ação é supervisionada pela professora da disciplina de Inteligência de Negócios, Andréa de Albuquerque, e realizada pelos estudantes do 5º e 6º períodos. Também participaram deste primeiro encontro, o coordenador do curso, Professor Fábio Witzki, e o Professor Sedenilso Machado que ministra a disciplina de Estratégias Digitais e Redes Sociais.

Os trabalhos serão realizados ao longo do semestre com os pequenos empresários da região de Santo Inácio e Campo Comprido

Com o objetivo de aliar o conhecimento teórico com a prática de mercado, e beneficiar efetivamente a comunidade externa, o Projeto teve início no PDD (Programa de Desenvolvimento de Docentes) 2023/2, durante a reunião de coordenação do curso, após um contato do Professor Fábio Witzki com a Associação de Moradores do bairro Santo Inácio, bairro onde está instalada a Universidade Tuiuti do Paraná. A disciplina de Inteligência de Negócios faz parte do currículo novo do curso de Publicidade e Propaganda e a ideia foi atrelar o conhecimento a ser adquirido com a prática de mercado a fim de possibilitar experiência profissional para os alunos e ao mesmo tempo beneficiar pequenos empresários que precisam de orientação e auxílio em seus negócios para resolução de problemas.

No primeiro encontro, os alunos recolheram as informações necessárias para desenvolverem os trabalhos iniciais

Após a indicação dos participantes por parte do líder comunitário, Angelo Dal Negro, os empresários estiveram presentes no campus Barigui na noite da última segunda-feira (21) para uma reunião com a equipe de alunos a fim de compreenderem melhor os negócios e quais as suas necessidades e deficiências. Os alunos conduziram as entrevistas e registaram as informações com gravação em áudio para posterior análise de conteúdo a fim de mapear o negócio e sinalizaram algumas possíveis ações iniciais para o negócio. Uma das empresárias relatou que somente nesse primeiro encontro, já teve ideias para ampliar o seu faturamento.

Todo o trabalho desenvolvido será acompanhado pelos professores do curso

A próxima etapa será uma visita in loco dos alunos às empresas para fechar o diagnóstico e iniciar a proposição de soluções para o negócio. “É muito satisfatório ver os alunos envolvidos e empolgados para desenvolver um trabalho prático com experiência real das necessidades existentes no mundo empresarial dos pequenos negócios. Essa proximidade da universidade com a comunidade externa, estimula a participação e envolvimento dos alunos facilitando o processo de ensino aprendizagem, bem como promove resultados significativos ao pequeno empresário”, afirmou a Professora Andréa.

O curso de Publicidade e Propaganda da Tuiuti desenvolve a interdisciplinaridade (Inteligência de Negócios, Estratégias Digitais e Redes Sociais, PI – Práticas Publicitárias em Mídias Digitais), pois além desse atendimento personalizado aos pequenos empresários, os alunos também desenvolverão no Projeto Interdisciplinar, uma cartilha de orientação e diretrizes em mídias digitais para comércios e serviços da região do Santo Inácio. Um produto que beneficiará os comércios e serviços locais.

Parabéns para todos os envolvidos.