O NUPECAMP tem pesquisadores que trabalham com a capacitação de professores das escolas do campo, colabora com secretarias municipais de educação e com a Coordenação da Educação do Campo do estado do Paraná.
Ciente disso, a Tuiuti proporciona a estudantes de vários cursos o desenvolvimento de seus conhecimentos aplicando-os de forma real em benefício da comunidade.
-
Histórico
As atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas desde 2002 na Linha de Pesquisa – Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores –, na Universidade Tuiuti do Paraná, deram origem ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo.
O grupo acumulou experiência com as pesquisas sobre práticas pedagógicas e Educação do Campo, na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado e recentemente no Doutorado. Em 2010, fruto do intenso debate entre os membros do Grupo, foi criado o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas. Ele agrega pesquisadores,professores da Educação Básica das escolas do campo, egressos do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisadores externos.
É fruto do debate com os egressos do mestrado em Educação, orientandos de mestrado, de iniciação científica, e com pesquisadores de outras instituições. Fruto, também, da pesquisa sobre os conteúdos das teses e dissertações, defendidas no período de 1987 a 2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação, que versaram sobre educação e movimentos sociais, com financiamento do CNPq, modalidade Produtividade em Pesquisa.
Nos últimos anos o Núcleo tem sido marcado pela presença de pesquisadores que se interessam pela investigação da Educação do Campo, Educação Rural, e Práticas Pedagógicas.
Como desdobramento das atividades do NUPECAMP, destaca-se a criação da disciplina Educação do Campo em 2007 na graduação em Pedagogia, e sua incorporação como obrigatória no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. No curso de Mestrado em Educação foi criada a disciplina Educação do Campo: políticas e práticas educacionais no ano de 2009. Em 2010, foi ofertado o Seminário Avançado em Educação e Movimentos Sociais: lutas por escola pública no Brasil, como atividade do Doutorado em Educação. No ano de 2015 o núcleo contava com 20 dissertações e 4 teses de doutorado concluídas. No ano de 2020, o total de pesquisas é de 43 concluídas e 12 em desenvolvimento.
No contexto da Educação Básica, um dos desdobramentos do NUPECAMP é o curso de formação continuada itinerante, que acontece nas escolas do campo da Região Metropolitana de Curitiba que demandas estudos e reuniões pedagógicas para problematização de políticas e práticas pedagógicas.
No estado do Paraná, o NUPECAMP é integrante da Articulação Paranaense Por Educação do Campo (APEC).
O NUPECAMP, coordenado pela Profa. Dra. Maria Antônia de Souza, conta com pesquisadores que trabalham com a formação continuada de professores das escolas do campo, e que colaboram com secretarias municipais de educação no estado do Paraná, com debates sobre identidade das escolas do campo, políticas educacionais e projeto político-pedagógico.
-
Objetivos
Os objetivos do NUPECAMP são:
- Contextualizar as lutas da Educação do Campo nos movimentos sociais do campo.
- Investigar as contradições que permeiam a prática e a política da Educação do Campo.
- Discutir aspectos teórico-metodológicos da Educação do Campo e aspectos pedagógicos e políticos.
- Analisar as relações que têm sido estabelecidas entre Sociedade Civil organizada e Governos, na esfera da Educação do Campo.
- Disponibilizar teses e dissertações da área, impressas, para consulta.
- Ampliar a discussão da Educação do Campo no contexto da instituição particular de ensino, com orientação de trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
- Organizar cursos de atualização e de especialização direcionados aos professores que trabalham em escolas localizadas no campo.
- Fortalecer as reflexões sobre práticas pedagógicas no contexto educacional e interdisciplinar.
- Promover espaços de socialização e debate (eventos) dessa produção entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores da educação básica que atuam nas escolas localizadas no campo.
- Participar os encontros intermunicipais de Educação do Campo da Região Metropolitana de Curitiba.
- Articular-se a outros coletivos estaduais e nacionais de Educação do Campo.
-
Pesquisadores
Pesquisadores da UTP e Colaboradores externos.
- Antônia de Souza – Mestre e Doutora em Educação/UNICAMP. Docente da UTP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa.
- Adriana Almeida Veiga – Doutoranda em Educação pela UFPR. SME da Lapa.
- André Luiz Batista da Silva – Pós doutorando em Educação/ UTP. SME de Araucária.
- Camila Casteliano Pereira – Mestre em Educação/ UTP. SMEC de Almirante Tamandaré e Curitiba.
- Claudia Talochinski Cordeiro – Mestranda em Estudos da Linguagem UTFPR. IF de Campo Largo.
- Donizete Aparecido Fernandes – Doutor em Educação/ UTP. SEEPR Campo Largo.
- Ehrick Eduardo Martins Melzer – Doutor em Educação (UFPR). Docente da UFPR Litoral.
- Ezequiel Ferraz de Campos – estudante da LEDOC
- Fabia Rezende Pinto – Pedagoga (INSEP) SMEC / Almirante Tamandaré.
- Fabiana Aparecida Franco Rodrigues – Mestre em Educação/ UTP. SME de Fazenda Rio Grande.
- Gerson Luiz Buczenko – Doutor em Educação pela UTP. Docente da UNINTER.
- Gilmara Cristine Back – Doutora em Educação/ UTP. SME de Piraquara.
- Josélia Schwanka Salomé – Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente da UTP.
- Kátia Aparecida Seganfredo Cericato – Doutora em Educação/UTP. Docente da UFFS.
- Arlete Rosa – Doutora em Educação/PUCSP. Docente da UTP.
- Marciane Maria Mendes – Doutora em Educação pela UFPR. Docente da UFFS.
- Iolanda Fontana – Doutora em Educação pela UTP. Professora Aposentada pela SME de Curitiba.
- Marco Antônio Ribeiro Merlin – Mestre em Educação/ UTP.
- Michelly Zela Antônio Caetano – Mestranda em Educação/ UTP. SMED Paranaguá/PR.
- Priscila Soares Vidal Festa – Doutora em Educação pela UTP.
- Regina Bonat Pianovski – Doutora em Educação pela UTP. Docente da UTP.
- Rosana Aparecida da Cruz – Doutora em Educação pela UTP. SME de Tijucas do Sul.
- Rosângela Cristina Rosinski Lima – Doutora em Educação pela UTP. SME de São José dos Pinhais.
- Sandra Aparecida Machado Polon – Doutora em Educação pela UTP. Docente da UNICENTRO
- Soiara Vaz Oliveira Rodrigues – Mestre em Educação/ UTP. Psicopedagoga, Campo Largo/PR.
- Valdirene Manduca de Moraes – Doutora em Educação pela UTP. Docente da UNICENTRO.
Pesquisadores Mestrandos : 2018 a 2022
- Antônio Gonçalves Nunes Neto – Doutorando em Educação/UTP (2021 a 2025)
- Fabíola Soares Arcega – Doutoranda em Educação/UTP (2022 a 2026).
- Frederich Jahnel – Mestrando em Educação/UTP (2022 a 2024).
- Marco Antônio Ribeiro Merlin – Doutorando em Educação/ UTP (2022 – 2026)
- Maria de Belém Brandão Andrade Ferreira – Doutoranda em Educação/ UTP (2019 a 2023). SME de Laranjal do Jari/Amapá.
- Sílvia Iris Afonso Lopes – Doutoranda em Educação/ UTP (2018 a 2022).
- Patrícia Paula Schelp Taniguchi – Doutoranda em Educação/ UTP (2020 a 2024). UFPR Litoral.
- Renata Burgo Fedalto – Doutoranda/ UTP (2018 a 2022). Docente da UNINTER.
Pesquisadores até 2015
- Carmem Silvia Machado – Mestre em Educação/UTP.
- Edimara Alves Fagundes – Mestre em Educação/ UTP.
- Eliane de Souza Silva – Mestre em Educação/UTP.
- Fernando Henrique Tisque dos Santos – Mestre em Educação/USP.
- Jaqueline Kugler Tibucheski – Doutoranda em Educação/UTP.
- Josiane Bernart da Silva Ferla – Mestre em Educação/ UTP. FAE-PR.
- Larissa Suzane Biscaia – Mestre em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG.
- Mariangela Hoog Cunha – Mestre em Educação/UTP.
- Patrícia Correia de Paula Marcoccia – Doutora em Educação/UTP. Docente/ UEPG.
- Poliana Priscila Matos Pardal – Mestre em Educação/UTP.
- Rita das Dores Machado – Mestre em Educação/ UTP. SME de Tijucas do Sul.
- Roseli Vaz Carvalho – Mestre em Educação/UTP.
- Rozane de Fátima Zaionz da Rocha – Mestre em Educação/ UTP.
- Noeli Pinto Steklain – Mestre em Educação/ UTP.
- Francisco de Assis Teles – Mestre em Educação/ UTP.
- Valéria dos Santos Cordeiro – Mestre em Educação/ UTP.
- Vanusa Emília Borges – Mestre em Educação/ UTP.
-
Projetos em Andamento
Projetos de Pesquisa em Andamento no ano de 2020
- ARCEGA, Fabíola Soares. Educação Rural na América Latina. Pesquisa iniciada em 2022. Orientadora: Dra. Maria Antônia de Souza.
- MERLIN, Marco Antônio Ribeiro. Projeto em delineamento sobre a Educação de Jovens e Adultos. 2022. Tese. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
- JAHNEL, Frederich. Ensino Noturno em Fazenda Rio Grande/PR. Pesquisa iniciada em 2022. Orientadora: Dra. Maria Antônia de Souza.
- GONÇALVES, Antônio. Avaliação em larga escala no município de Paranaguá. Tese iniciada em 2021. Orientação: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza.
- BURGO, Renata. O pensamento de Pistrak e as contribuições para a prática educativa. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Orientadora: Dra. Maria Antônia de Souza.
- FERREIRA, Maria de Belém Brandão Andrade. Escola pública e o trabalho pedagógico em escolas das águas e florestas. 2019. Tese de Doutorado. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
- LOPES, Sílvia Íris Afonso. Educação Especial no contexto da Educação do Campo. 2018. Tese de Doutorado. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
- TANIGUCHI, Patrícia Paula Schelp. Práticas inclusivas nas escolas do campo na RMC. 2020. Tese de Doutorado. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
-
Pesquisas Concluídas
Projetos de Pesquisa em Andamento no ano de 2020
- ARAUJO, Marlene Aparecida Comin de. A Educação Ambiental nos Colégios dos Assentamentos organizados pelo MST: tendências conservadoras e críticas. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Maria Arlete Rosa.
- BACK, Gilmara Cristine. Saberes docentes e práticas de ensino da História nas escolas localizadas no campo no município de Piraquara. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- BUCZENKO, Gerson Luis. Educação Ambiental e Educação do Campo: o trabalho do Coordenador Pedagógico em escola pública localizada em Área de Proteção Ambiental. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Maria Arlete Rosa.
- BZUNECK, Jheiny Bueno. O Ensino da Arte na Educação do campo: Uma análise das produções do curso de Especialização Lato Sensu Arte no Campo da UDESC. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- CALISTO, Simeri de Fátima Ribas. Política de Formação Continuada para professores das Escolas do Campo de Araucária: elementos orientadores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- CRUZ, Rosana Aparecida. Reestruturação do projeto político-pedagógico das escolas municipais localizadas no campo no município de Tijucas do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- CRUZ, Rosana Aparecida da. Educação e contradição: disputas político-pedagógicas em torno da escola pública do campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2018.
- CUNHA, Mariangela Hoog. Um Sítio no Mar: Estudo da educação escolar na Vila de Ilha Rasa/PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.
- DEBORTOLI, Solange Fernandes Barrozo. A escola pública da classe trabalhadora: contribuições de Miguel González Arroyo, Paulo Freire e Roseli Salete Caldart. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2020.
- FACCIONI, Paulo. Educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas e uso da internet. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- FARIA, Adriano Antônio. Formação continuada de professores das escolas rurais: curso de especialização a distância e contrapontos com a educação do campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- FESTA, Priscila Soares Vidal. A produção científica sobre a interface Educação Especial e Educação do Campo: elementos constitutivos e o sujeito no discurso político-pedagógico. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2020.
- FONTANA, Maria Iolanda. Políticas de pesquisa para a formação e trabalho de professores da educação básica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: Uma experiência de educação do campo no MST. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- KUSMAN, Regiane Aparecida. Educação ambiental na prática educativa dos professores nas escolas localizadas no campo da rede municipal de ensino de Contenda Pr. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- LARA, Marilis. Ensino Técnico Agrícola: como alunos e professores caracterizam a relação teoria-prática? Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- LIMA, Rosângela Cristina Rosinski. Na contramão da Educação do Campo: programas de interesse do capital em disputa nas escolas públicas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2020.
- MACHADO, Carmem Silva. Educação do Campo: a corporeidade na prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- LIMA, Cássia Tereza Poloni Rizzato. A formação inicial de professores: estudo do componente curricular Tecnologia nos cursos de Pedagogia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- MACHADO, Rita das Dores. A cultura como matriz pedagógica nas escolas do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Escolas públicas do campo: indagação sobre a educação especial na perspectiva da inclusão educacional. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- MARIA, Francisco de Assis Teles. A prática pedagógica com o uso de livros didáticos em escolas localizadas no campo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- MERLIN, Marco Antônio Ribeiro. Educação de jovens e adultos em municípios da região metropolitana de Curitiba: estudo a partir do plano nacional de educação 13005/2024 e planos municipais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2022.
- MEYER, Andréia Aparecida Soares. A Educação Ambiental no Centro Universitário de União da Vitória – Paraná. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná.
- MORAES, Valdirene Manduca. A organização dos espaços e tempos educativos no trabalho pedagógico dos egressos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- MORAES, Valdirene Manduca de. A produção da licenciatura em Educação do Campo no Brasil: as múltiplas determinações na disputa por projetos societários. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2018.
- PARDAL, Poliana Priscila Matos. O IDEB das escolas localizadas no campo no estado do Paraná: dos números à realidade local. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- PEREIRA, Camila Casteliano. A política de fechamento de escolas no campo na Região Metropolitana de Curitiba. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- PIANOSKI, Regina Bonat. O jogo como atividade propiciadora de processos de mediação da aprendizagem entre alunos de escola rural com classes multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- PIANOVSKI, Regina Bonat. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2017.
- PINTO, Daniel José Gonçalves. Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do Campo: estudo dos Anos Inicias no Município de Araucária. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.
- POLON, Sandra Aparecida Machado. A regulação e emancipação em escolas públicas localizadas no campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- RODRIGUES, Fabiana Aparecida Franco. A prática pedagógica em turmas multisseriadas: desafios no processo de transgressão. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- ROMANIUK, Claudia. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas: aproximação e distanciamento. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- SEGANFREDO, Katia Aparecida. Comitê Estadual da Educação do campo: a materialização da luta política no âmbito da educação do campo no Paraná. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- SILVA, Eliane de Souza. Práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento: Estudo em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- STEKLAIN, Noeli Pinto. Formação continuada na modalidade EAD: Contribuições dos cursos de pós-graduação Lato Sensu à prática pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- TIBUCHESKI, Jaqueline Kugler. Educação rural no município de Araucária/PR: de escolas isoladas a escolas consolidadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- VEIGA, Adriana Almeida. Prática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná.
- ZELA, Michelly Antônio Caetano. A prática avaliativa no Município de Paranaguá: um estudo em escolas de turmas multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2022
Pesquisas de Mestrado Concluídas no Núcleo
- MACHADO, Rita das Dores. A cultura como matriz pedagógicas nas escolas do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.
- MARIA, Francisco de Assis Teles. A prática pedagógica com o uso de livros didáticos em escolas localizadas no campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- STEKLAIN, Noeli Pinto. Formação continuada na modalidade EAD: Contribuições dos cursos de pós-graduação Lato Sensu à prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- CALISTO, Simeri de Fátima Ribas. Política de Formação Continuada para professores das Escolas do Campo de Araucária: elementos orientadores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- CRUZ, Rosana Aparecida. Reestruturação do projeto político-pedagógico das escolas municipais localizadas no campo no município de Tijucas do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- KUSMAN, Regiane Aparecida. Educação ambiental na prática educativa dos professores nas escolas localizadas no campo da rede municipal de ensino de Contenda Pr. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- BACK, Gilmara Cristine. Saberes docentes e práticas de ensino da História nas escolas localizadas no campo no município de Piraquara. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- SILVA, Eliane de Souza. Práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento: Estudo em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- PARDAL, Poliana Priscila Matos. O IDEB das escolas localizadas no campo no estado do Paraná: dos números à realidade local. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- PIANOSKI, Regina Bonat. O jogo como atividade propiciadora de processos de mediação da aprendizagem entre alunos de escola rural com classes multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- TIBUCHESKI, Jaqueline Kugler. Educação rural no município de Araucária/PR: de escolas isoladas a escolas consolidadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- MORAES, Valdirene Manduca. A organização dos espaços e tempos educativos no trabalho pedagógico dos egressos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Escolas públicas do campo: indagação sobre a educação especial na perspectiva da inclusão educacional. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
- PINTO, Daniel José Gonçalves. Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do Campo: estudo dos Anos Inicias no Município de Araucária. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.
- CUNHA, Mariangela Hoog. Um Sítio no Mar: Estudo da educação escolar na Vila de Ilha Rasa/PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.
- LARA, Marilis. Ensino Técnico Agrícola: como alunos e professores caracterizam a relação teoria-prática? Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- MACHADO, CARMEM SILVA. Educação do Campo: a corporeidade na prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: Uma experiência de educação do campo no MST. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- CORDEIRO, Valéria dos Santos. Representações sociais sobre o campo/rural na transição escola rural e urbana em Bocaiúva do Sul/PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.
- BORGES, Vanusa Emilia. A representação social de moradores do entorno das escolas rurais paralisadas / extintas no município de Almirante Tamandaré – PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.
Pesquisas de Doutorado Concluídas no Núcleo
- SEGANFREDO, Katia Aparecida. Comitê Estadual da Educação do campo: a materialização da luta política no âmbito da educação do campo no Paraná. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- FONTANA, Maria Iolanda. Políticas de pesquisa para a formação e trabalho de professores da educação básica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- POLON, Sandra Aparecida Machado. A regulação e emancipação em escolas públicas localizadas no campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- FARIA, Adriano Antônio. Formação continuada de professores das escolas rurais: curso de especialização a distância e contrapontos com a educação do campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
Pesquisas de Graduação Concluídas no Núcleo
- LOPES, Liliane Moreira. A prática do professor da escola rural. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2005.
- COPOBIANCO, Melody Rotta. Educação do campo: demandas dos movimentos sociais e ações governamentais no Paraná. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2007.
- PEREIRA, Marcia Cruz. Aspectos da escola pública rural no município de Campo Largo/PR. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- VAZ, Gessiana Kunzle Tristão. Escola do Campo, trabalho pedagógico e relação com a comunidade. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
- OLIVEIRA, Raimunda Santos Moreira. A leitura como recurso propiciador de situações de letramento em classes multisseriadas numa escola do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- MACHADO, Rita das Dores. As escolas rurais consolidadas no município de Tijucas do Sul. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.
- BORGES, Vanusa Emília. Educação do Campo: um olhar socioambiental e socioespacial sobre a educação nas escolas do campo no município de Almirante Tamandaré. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2013.
- ALMEIDA, Marivani Bueno. A contribuição da formação continuada dos professores que trabalham em escolas do campo para a prática educativa. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2013.
- ROCHA, Luciane Pereira. O papel do coordenador pedagógico na construção da identidade da escola do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- PEREIRA, Camila Casteliano. A função social do currículo oculto do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.
- FREITAS, Thaynara Scheliting Freitas. Educação do Campo em Almirante Tamandaré. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.
- RODRIGUES, Monike Karine. Educação especial e educação do campo: olhares para a escola pública. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná. 2017.
- MESSIAS, Élida Alves. A influência da afetividade na prática pedagógica com crianças hiperativas do ensino regular de Tijucas do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2017.
- HATSCHEBACH, Elaine Cristina. Dificuldades encontradas na inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista: estudo da rede pública de Tijucas do Sul/PR. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2017.
- PEREIRA, Guilherme Henrique. A APMF na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, Campo Largo/PR. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2018.
- SENCHUKE, Suelen Luiza. Educadores e educandos de escolas rurais do município de Tijucas do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2019.
- CHECHELAK, Andressa Cristina. Práticas pedagógicas da Educação Física nas escolas do campo de Tijucas do Sul-PR. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2019.
- SANTOS, Carla Eduarda Borges dos. Formação continuada de professores das escolas do campo em Tijucas do Sul – PR. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2019.
- ALVES, Ana Ruth de Andrade. Escola pública do campo: Dificuldades e desafios na prática e gestão escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2020.
- QUADROS, Rafaela de Lima Cristo de. Escola Augusto Pires de Paula – de sua consolidação à sua constituição como Escola do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2021.
- SANTOS, Luísa Amanda dos. Educação de Jovens e Adultos: mulheres trabalhadoras em foco. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2021.
-
Principais Publicações
Artigos em Periódicos
- SOUZA, M. A. de. Educação e contradição no campo: e as escolas públicas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1231–1252, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15123. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15123 . Acesso em: 17 ago. 2022.
- SILVA, A. L. B. da; SOUZA, M.A. de (2021). Educação do Campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação. Práxis Educacional, vol, 17, nº 48, 2021.
- SILVA, A. L. B. da. (2020). A educação do campo no contexto da luta do movimento social. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48413
- SOCIAIS THE ENVIRONMENTAL QUESTION ON CAPITALISM FROM THE SOCIAL MOVEMENTS PERSPECTIVE. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 1, p. 95-113, 2019.
- SOUZA, M.A.. ANPEd: rumo a meio século de lutas por educação e democracia. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1-25, 2019.
- VEIGA, A. A. ; SOUZA, M.A. . Prática pedagógica na escola pública no/do campo: determinantes externos em foco. REVISTA IDEAÇÃO, v. 21, p. 66-86, 2019.
- MORAES, V. M. de ; SOUZA, M. A. . Licenciatura em Educação do Campo: das lutas dos movimentos sociais à constituição do processo formativo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 113-130, 2018.
- SILVA, A. L. B. da; SOUZA, M.A. Movimentos conservadores no âmbito da educação no Brasil: disputas que marcaram a conjuntura de 2014 a 2018. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 4, p. 7-23, 2018.
- SOUZA, M. A.; CRUZ, R. A. Educação do campo e escola pública: experiência e resistência. Revista Debates Insubmissos, v. 1, p. 67-90, 2018.
- DE SOUZA, MARIA ANTÔNIA; MARCOCCIA, PATRÍCIA CORREIA DE PAULA. Concepção de educação especial e de educação do campo: desafios político-pedagógicos comuns às escolas públicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 350-375, 2018.
- PEREIRA, C. C. ; SOUZA, M. A. . A política de fechamento de escolas no campo na Região Metropolitana de Curitiba/PR. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 13, p. 158-180, 2017.
- SOUZA, M.A.. Escola pública no/do campo, formação de professores e projeto político-pedagógico: experiências no contexto do Programa Observatório da Educação. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 9, p. 27-47, 2017.
- A Questão Ambiental No Capitalismo Desde A Perspectiva Dos Movimentos Sociais The Environmental Question On Capitalism From The Social Movements Perspective. Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, V. 1, P. 95-113, 2019.
- SOUZA, M.A.. ANPEd: rumo a meio século de lutas por educação e democracia. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1-25, 2019.
- VEIGA, A. A. ; SOUZA, M.A. . Prática pedagógica na escola pública no/do campo: determinantes externos em foco. REVISTA IDEAÇÃO, v. 21, p. 66-86, 2019.
- MORAES, V. M. de ; SOUZA, M. A. . Licenciatura em Educação do Campo: das lutas dos movimentos sociais à constituição do processo formativo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 113-130, 2018.
- SILVA, A. L. B. da; SOUZA, M.A. Movimentos conservadores no âmbito da educação no Brasil: disputas que marcaram a conjuntura de 2014 a 2018. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 4, p. 7-23, 2018.
- SOUZA, Maria Antônia de. CRUZ, Rosana. A. Educação do campo e escola pública: experiência e resistência. Revista Debates Insubmissos, v. 1, p. 67-90, 2018.
- SOUZA, Maria Antônia de; MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Concepção de educação especial e de educação do campo: desafios político-pedagógicos comuns às escolas públicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 350-375, 2018.
- SOUZA, Maria Antônia de. PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE MST E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 36, p. 1-22, 2020.
- SOUZA, M.A.; GHEDINI, C.M. . Pedagogia Socialista, Educação Popular e Educação do Campo: problematizando a escola pública no/do campo. MOVIMENTO – REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. 7, p. 130-155, 2020.
- Caderno de Pesquisa Pensamento Educacional, volume 4, número 8. Temática Especial: Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
- ARENHARDT, L. D. ; SOUZA, M. A. ; FRANCHI, T. S. . O jovem rural e seu olhar sobre o futuro: a busca por melhor condição de vida nos centros urbanos. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, p. 1-12, 2014.
- SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. . Formação de professores no contexto da educação do campo: problematizando práticas de pesquisa. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 46, p. 13-27, 2013.
- SOUZA, M. A. ; MARCOCCIA, P. C. de P. ; PIANOVSKI, R. B. . Escolas públicas do campo: políticas necessárias à superação da desigualdade e exclusão. Educere et Educare (Impresso), v. 8, p. 31-43, 2013.
- SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. ; MARCOCCIA, P. C. de P. . Escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 15, p. 91-114, 2012.
- CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL VOL.11 Nº ESPECIAL
- A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
- EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
- O JOGO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DE ESCOLA RURAL COM CLASSES MULTISSERIADAS
- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- RELAÇÃO ENTRE O IDEB E A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DO CAMPO
- IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL: OUTROS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO
- AS DIRETRIZES MUNICIPAIS E A PERSPECTIVA DA ESCOLA DO CAMPO.
- PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS CLASSES MULTISSERIADAS
- UM NOVO OLHAR SOBRE A IDENTIDADE DOS SUJEITOS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAGRO, NO ESTADO DO PARANÁ.
- A REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL
- A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ
- FATORES QUE INTERFEREM NO IDEB DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESTUDO DAS ESCOLAS COM MENOR IDEB NO ESTADO DO PARANÁ
- EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA E NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA VISÃO DO ALUNO
- A IDENTIDADE E CULTURA DOS SUJEITOS DO CAMPO NO CURRÍCULO ESCOLAR
- A TRAJETÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE DOCENTES NO BRASIL
- REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTICULANDO A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE QUITANDINHA PR.
- A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL: OUTROS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO.
- A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL E O RE (PENSAR) DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA COLETIVIDADE
- ONDE ESTÁ O PROBLEMA EM SER UM SUJEITO DO CAMPO?
- AS ESCOLAS RURAIS NUCLEARIZADAS NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: TEORIA E ATITUDE INVESTIGATIVA EM DISCUSSÃO
- A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL E O RE (PENSAR) DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA COLETIVIDADE
- ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ: DIRETRIZES CURRICULARES E PRÁTICAS ESCOLARES
- EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS
- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO
- EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NA MEDIAÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO CAMPESINO
- EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS: DIÁLOGO E PERSPECTIVAS COM AS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
- ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ: DIRETRIZES CURRICULARES E PRÁTICAS ESCOLARES
- EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS.
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE PESQUISA.
- ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO.
- SUJEITOS, COMUNIDADES RURALES Y CULTURAS ESCOLARES EN AMERICA LATINA LA EDUCACION DEL CAMPO Y LA EXPERIÊNCIA COLECTIVA DE LOS MOVIMIENTOS SOCIALES: INDAGANDO SOBRE LA EDUCACION RURAL EN BRASIL. IN: LUCÍA LIONETTI; ALICIA CIVERA; FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE. (ORG.). 1ED. ROSARIO: PROHISTORIA EDICIONES, 2013, V. 1, P. 163-178. DIREITO À EDUCAÇÃO E A REALIDADE DAS CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO BRASILEIRO – IN: JARDIM, J. (ORG.). DIREITO, EDUCAÇÃO, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE: DIÁLOGOS.
- A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ.
- FATORES QUE INTERFEREM NO IDEB DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESTUDO DAS ESCOLAS COM MENOR IDEB NO ESTADO DO PARANÁ.
- EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA E NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA VISÃO DO ALUNO.
- A IDENTIDADE E CULTURA DOS SUJEITOS DO CAMPO NO CURRÍCULO ESCOLAR
- A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO.
- O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS TENSÕES NA LUTA POR UM DIREITO SOCIAL E OS SINAIS DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
- A (IN) VISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO.
- A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO.
- EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
- EDUCAÇÃO DO CAMPO E ASPECTOS CULTURAIS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DA ILHA RASA NO NORTE DO LITORAL PARANAENSE.
- UM “SÍTIO” NO MAR: ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VILA DE ILHA RASA/PR.
- A CULTURA E A EDUCAÇÃO ENTRE POVOS ILHÉUS: A DUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- ESCOLA DO CAMPO, TRABALHO PEDAGÓGICO E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE.
- MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PARTICIPAÇÃO E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS.
- EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL NA PRÁTICA EDUCATIVA
- EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICA EDUCATIVA: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL COMUNICANDO A REALIDADE.
Organização de Periódico
- Caderno de Pesquisa Pensamento Educacional, volume 4, número 8. Temática Especial: Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
- ARENHARDT, L. D. ; SOUZA, M. A. ; FRANCHI, T. S. . O jovem rural e seu olhar sobre o futuro: a busca por melhor condição de vida nos centros urbanos. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, p. 1-12, 2014.
- SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. . Formação de professores no contexto da educação do campo: problematizando práticas de pesquisa. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 46, p. 13-27, 2013.
- SOUZA, M. A. ; MARCOCCIA, P. C. de P. ; PIANOVSKI, R. B. . Escolas públicas do campo: políticas necessárias à superação da desigualdade e exclusão. Educere et Educare (Impresso), v. 8, p. 31-43, 2013.
- SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. ; MARCOCCIA, P. C. de P. . Escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 15, p. 91-114, 2012.
Livros
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: Propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação e cooperação nos assentamentos do MST. Ponta Grossa: UEPG, 2006.
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007. (2ª edição, 2010)
- SOUZA, Maria Antônia de; COSTA, Lúcia Cortes da. Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: UEPG, 2006. (2ª edição, 2010).
- SOUZA, Maria Antônia de. 331p. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: UFPR, 2010.
- SOUZA, Maria Antônia de (org.). Práticas Educativas do/no Campo. 333p. Ponta Grossa: UEPG, 2010/2011. (Financiamento da Fundação Araucária/PR).
- SOUZA, M. A. (Org.) ; COSTA, L. C. (Org.) . Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. 2. ed. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2010. v. 1. 242p.
- SOUZA, M. A. (Org.). Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica. Curitiba: UTP, 2016. 325p.
- SOUZA, M. A. (Org.). Escola Pública, Educação do Campo e Projeto Político-pedagógico. Curitiba: UTP, 2018. 448p.
- SOUZA, M. A. de; PIANOVSKI, R. B. (Orgs.). Retratos da Região Metropolitana de Curitiba – PR: campo, sujeitos e escola pública. Curitiba: Editora Da UTP, 2019. Disponível em:
- E-book Retratos
- SOUZA, Maria Antônia de. Escola pública, educação do campo e projeto político-pedagógico ,2018
- LIVRO COLETIVO: ESCOLAS PÚBLICAS NO/DO CAMPO: LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: Propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação e cooperação nos assentamentos do MST. Ponta Grossa: UEPG, 2006.
- SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007. (2ª edição, 2010)
- SOUZA, Maria Antônia de; COSTA, Lúcia Cortes da. Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: UEPG, 2006. (2ª edição, 2010).
- SOUZA, Maria Antônia de. 331p. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: UFPR, 2010.
- SOUZA, Maria Antônia de (org.). Práticas Educativas do/no Campo. 333p. Ponta Grossa: UEPG, 2010/2011. (Financiamento da Fundação Araucária/PR).
- SOUZA, M. A. (Org.) ; COSTA, L. C. (Org.) . Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. 2. ed. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2010. v. 1. 242p.
Capítulos em Livros
- SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo no Brasil: direito, igualdade e legalidade em questão. In: ENS, Romilda Teodora; BONETI, Lindomar Wessler. Educação e Justiça Social. 1 ed. Ijuí: Unijui, 2015, p. 315-331.
- MARCOCCIA, P. C. de P. ; POLON, S. A. M. ; SOUZA, M. A. O direito à educação e a realidade das crianças e jovens com deficiência nas escolas do campo brasileiro. In: Jean Jardim. (Org.). Direito, educação, ética e sustentabilidade: diálogos entre os vários ramos do conhecimento no contexto da América Latina e do Caribe. 1ed. Goiânia: Instituto Tueri, 2013, v. 3, p. 25-40.
- SOUZA, M. A. La educacion del campo y la experiencia colectiva de los movimientos sociales: indagando sobre la educacion rural en Brasil. In: Lucía Lionetti; Alicia Civera; Flávia Obino Corrêa Werle. (Org.). Sujetos, comunidades rurales y culturas escolares en America Latina. 1ed.Rosario: prohistoria Ediciones, 2013, v. 1, p. 163-178.
- SOUZA, M. A. Dinâmica societária, movimentos sociais e educação. In: Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin; Neusi Aparecida Navas Berbel. (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. 1ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012, v. 1, p. 413-432.
- SOUZA, M. A. ; RABELLO FILHO, F. P. Direito e educação: sociedade e judiciário frente aos cursos superiores para beneficiários da reforma agrária no Brasil. In: JARDIM, J. (Org.). Direito, Educação, Ética e Sustentabilidade: Diálogos entre os vários ramos do conhecimento no contexto da América Latina e do Caribe. 1ed. Goiânia: Asa Editora Gráfica Kelps, 2012, v. 01, p. 59-72.
- SOUZA, M. A. Escolas do Campo no estado do Paraná: IDEB, práticas pedagógicas e formação de professores. In: ALMEIDA, M. I. de; MARIN, A. J.; PIMENTA; S. G.; PEDROSO, C. C. A.; CIAMPI, H.. (Org.). Políticas Educacionais e Impactos na Escola e na Sala de Aula. 1ed. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. 1, p. 3118-3128.
- SOUZA, M. A. Educação, Escola e Povos do Campo: Práticas Educacionais em Questão. In: Leôncio Soares et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 441-459.
- SOUZA, Maria Antônia de. A produção do conhecimento em educação do campo: dos movimentos sociais à universidade.. In: Claudemiro Godoy do Nascimento. (Org.). Versos e reversos da educação: das políticas às pedagogias alternativas.. 1 ed. Goiânia: Editora PUC-GO, 2010, v. 1, p. 1-20.
- SOUZA, Maria Antônia de. Estratégias na luta contra a pobreza e a exclusão social. In: Casimiro Balsa; Lindomar Wessler Boneti; Marc-Henry Soulet. (Org.). Políticas Públicas e Responsabilidade Civil: uma problemática transnacional. 1 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009, v. 1, p. 241-262.
- SOUZA, Maria Antônia de; ROTTA, Melody. Movimentos sociais e governos na definição de políticas da educação do campo. In: Lúcia Cortes da Costa. (Org.). Estado e democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008, p. 219-246.
- SOUZA, Maria Antônia de. Relações MST e Estado: encontros e desencontros na educação de jovens e adultos dos assentamentos rurais. In: Evelina Dagnino. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 187-228.
Livros Indicados
- ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- AUED, Bernadete Wrublevski; VENDRAMINI, Célia Regina (orgs.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Editora Insular, 2009.
- MIRANDA, Sônia Guariza; SCHWENDLER, Sônia Fátima. Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana: volume I. Curitiba: Ed UFPR, 2010.
- MIRANDA, Sônia Guariza; GHEDINI, Cecília Maria;JANATA, Natacha Eugênia (Org.). Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Curitiba: UFPR, 2010. v. II. p. 213-231.
- RABELO, Amaro Korb; CAMPOS, João Carlos de; ZAGER, Odair José; MARIANI, Salete de Fátima Pires; VON ONÇAY, Solange Todero (orgs.). Vivência e práticas pedagógicas: sistematizando a Turma Antonio Gramsci. Pedagogia da Terra 2004-2008. Cascavel: Unioeste, 2008.
- MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (orgs.). Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
- MOLINA, Mônica Castagna; ESMERALDO, Gema Galgani; NEUMANN, Pedro Selvino; BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa. (orgs). Educação do campo e formação profissional: a experiência do Programa Residência Agrária. Brasília: MDA, 2009.
- MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; PALUDO, Conceição. Teoria e prática da educação do campo. MDA: Brasília, 2008.
- ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
- ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- MUNARIM, Antonio et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.
- MUNARIM, Antonio et al. (Org.). Educação do Campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011.
- CALDART, Roseli Salete. (Org.) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
-
Observatório da Educação
Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores.
Período 2011 – 2014.
O projeto foi elaborado para atender aos requisitos do Edital 038/2010 Capes – Observatório da Educação – modalidade em rede. Foi implementado nos três estados da Região Sul do Brasil, durante quatro anos (2011 a 2014). A pesquisa desenvolveu-se conjuntamente pelas instituições UFSC (proponente); UFPel/RS e UTP/PR. Em cada núcleo institucional a equipe foi constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e seis professores das escolas de educação básica que participaram diretamente do projeto. Importante ressaltar que o grupo da Universidade Tuiuti do Paraná constituiu-se também com vários colaboradores, sendo esses professores da própria Universidade, estudantes de mestrado e professores das escolas de educação básica. A intencionalidade foi sistematizar informações sobre a realidade das escolas localizadas no campo, mediante análise da matrícula escolar, desempenho escolar, perfil do professor, desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. E, construir uma experiência coletiva de intervenção pedagógica no campo do letramento entre professores.
Para saber mais sobre este projeto clique aqui.Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: diagnóstico, diretrizes curriculares e reestruturação dos projetos político-pedagógicos.
Início em 2013 previsão de término em 2017.
O objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico da educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 26 municípios, sendo 24 deles marcados por ruralidades. A equipe de pesquisadores é constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e sete professores das escolas de educação básica que participam diretamente do projeto. O diagnóstico será baseado nos dados do INEP (SAEB, Censo Escolar e Prova Brasil), e num levantamento a ser feito nas 252 escolas localizadas nos 24 municípios da RMC, sobre oferta, matrícula, aprovação, reprovação e IDEB. Será realizada análise das diretrizes curriculares municipais e dos Planos Municipais de educação auxiliarão na identificação do lugar ocupado pelas instituições escolares do campo na política educacional local. A Educação Básica – Infantil e Fundamental – será o foco da pesquisa. A intenção é desenvolver a problematização dos projetos político-pedagógicos (PPPs) com vistas à valorização das relações de trabalho na terra, cultura e identidade sociocultural. Temos produções que demonstram que no estado do Paraná a ideologia da educação rural está bastante presente nas instituições escolares e que há necessidade de avançar as experiências e políticas da concepção de educação do campo, como cunhada pelos movimentos sociais, incluindo os debates da educação indígena e quilombola. Os 24 municípios presentes neste projeto possuem escolas em assentamentos, em áreas de comunidades quilombolas, faxinais e indígenas. A pesquisa permitirá sistematizar informações sobre a realidade escolar dos municípios da RMC, para encaminhar um trabalho do tipo investigação-ação, construída com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola, visando a problematização e reestruturação dos projetos político-pedagógicos. Em síntese, a questão central da pesquisa é: Quais relações podem existir entre o PPP e o contexto cultural, econômico, político e social dos povos do campo da RMC? Parte-se do pressuposto que a realidade escolar pode ser modificada a partir do trabalho coletivo, envolvendo comunidade e profissionais da educação, tendo o PPP como fortalecedor da identidade da escola do campo.
Para saber mais sobre este projeto clique aqui. -
Documentos importantes
- Carta de Candói
- Carta de Porto Barreiro
- Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas Campo de 2002
- Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo de 2008
- DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 que Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA
- Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006)
- II ENERA – Manifesto
- FONEC 2012
- FONEC 2013 – 2014
- FONEC 2015
- ENERA 1997 manifesto
- Texto base da I Conferência de 1998
- Compromissos e desafios da I Conferência Por uma Educação Básica do Campo
- Conferência de 2004
-
Links indicados
- Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED
- Caderno SECAD 2: Educação do Campo
- Centro de Estudos Rurais e Urbanos – CERU
- Conselho escolar e a Educação do Campo
- Coordenação da Educação do Campo – SEED/PR
- EDUCAÇÃO DO CAMPO – Biblioteca virtual
- Grupo de Estudos, Movimentos Sociais, Demandas Educativas e Cidadania/ UNICAMP – GEMDEC
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – Universidade Federal do Pará
- Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento – GEPEM/UFRN
- Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia
- Grupo de Pesquisa Educação do Campo: políticas e práticas – Universidade Federal de Santa Catarina
- Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária – Universidade Federal de Viçosa
- Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas – UEPG
- Instituto EduCampo – UFSC
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA
- Movimento Educativo Emancipatório – UFSC
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
- NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária
- Observatório da Educação
- Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS
- Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação – TRAMSE
- Portal Capes – Periódicos
- Revista Eletrônica do Departamento de Didácticas Especificas – Universidad Autónoma de Madrid/ Espanha
- Revista Educação, Sociedade & Culturas – Universidade do Porto/ Portugal
- Institut National de Recherche Pédagogique. Revue Française de Pedagogie
- Revista Olhar de Professor – UEPG
- Revista Portuguesa de Pedagogia – Universidade de Coimbra/ Portugal
- Revista Práxis Educativa – UEPG
- SciELO – Scientific Electronic Library Online
- CAPES – Portal Comunidades
- IPARDES
- Articulação Paranaense Por uma Educação do Campo
- Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais
- Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho
-
Apresentações e Vídeos
Apresentações
- SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE Faxinal do Céu, Abril de 2009.
- Processo Histórico e Político da Educação do Campo/CETEC – UNB
Vídeos produzidos pelo Núcleo
- Docentes idosas do campo, 2020.
- Programa Em Dia com a Educação. Tema educação do campo com Eliana Ramirez do grupo de apoio à reforma agrária da UNB.
- Elaboração coletiva dos PPP’s de Tijucas do Sul – Paraná
Entrevista com Maria Antônia de Souza
- Programa Nós da Educação. Acesse aqui. Clicar em TV Paulo Freire – Programa Nós da Educação – Entrevista Maria Antônia de Souza.
Documentos importantes
- Carta de Candói
- Carta de Porto Barreiro
- Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas Campo de 2002
- Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo de 2008
- DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 que Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA
- Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006)
- II ENERA – Manifesto
- FONEC 2012
- FONEC 2013 – 2014
- ENERA 1997 manifesto
- Texto base da I Conferência de 1998
- Compromissos e desafios da I Conferência Por uma Educação Básica do Campo
- Conferência de 2004
-
Eventos
Próximos eventos
-
Contato
-
Projetos de pesquisa com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores.
Período 2011 – 2014.
O projeto foi elaborado para atender aos requisitos do Edital 038/2010 Capes – Observatório da Educação – modalidade em rede. Foi implementado nos três estados da Região Sul do Brasil, durante quatro anos (2011 a 2014). A pesquisa desenvolveu-se conjuntamente pelas instituições UFSC (proponente); UFPel/RS e UTP/PR. Em cada núcleo institucional a equipe foi constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e seis professores das escolas de educação básica que participaram diretamente do projeto. Importante ressaltar que o grupo da Universidade Tuiuti do Paraná constituiu-se também com vários colaboradores, sendo esses professores da própria Universidade, estudantes de mestrado e professores das escolas de educação básica. A intencionalidade foi sistematizar informações sobre a realidade das escolas localizadas no campo, mediante análise da matrícula escolar, desempenho escolar, perfil do professor, desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. E, construir uma experiência coletiva de intervenção pedagógica no campo do letramento entre professores. Para acessar os resultados do projeto clique aqui.
- Registro fotográfico 2011
- Registro fotográfico 2012
- Registro fotográfico 2013
- Registro fotográfico 2014
Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: diagnóstico, diretrizes curriculares e reestruturação dos projetos político-pedagógicos.
Início em 2013 previsão de término em 2017.
O objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico da educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 26 municípios, sendo 24 deles marcados por ruralidades. A equipe de pesquisadores é constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e sete professores das escolas de educação básica que participam diretamente do projeto. O diagnóstico será baseado nos dados do INEP (SAEB, Censo Escolar e Prova Brasil), e num levantamento a ser feito nas 252 escolas localizadas nos 24 municípios da RMC, sobre oferta, matrícula, aprovação, reprovação e IDEB. Será realizada análise das diretrizes curriculares municipais e dos Planos Municipais de educação auxiliarão na identificação do lugar ocupado pelas instituições escolares do campo na política educacional local. A Educação Básica – Infantil e Fundamental – será o foco da pesquisa. A intenção é desenvolver a problematização dos projetos político-pedagógicos (PPPs) com vistas à valorização das relações de trabalho na terra, cultura e identidade sociocultural. Temos produções que demonstram que no estado do Paraná a ideologia da educação rural está bastante presente nas instituições escolares e que há necessidade de avançar as experiências e políticas da concepção de educação do campo, como cunhada pelos movimentos sociais, incluindo os debates da educação indígena e quilombola. Os 24 municípios presentes neste projeto possuem escolas em assentamentos, em áreas de comunidades quilombolas, faxinais e indígenas. A pesquisa permitirá sistematizar informações sobre a realidade escolar dos municípios da RMC, para encaminhar um trabalho do tipo investigação-ação, construída com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola, visando a problematização e reestruturação dos projetos político-pedagógicos. Em síntese, a questão central da pesquisa é: Quais relações podem existir entre o PPP e o contexto cultural, econômico, político e social dos povos do campo da RMC? Parte-se do pressuposto que a realidade escolar pode ser modificada a partir do trabalho coletivo, envolvendo comunidade e profissionais da educação, tendo o PPP como fortalecedor da identidade da escola do campo.
- Registro fotográfico de 2013
- Registro fotográfico de 2014
Coordenadora do projeto de Pesquisa
Pesquisadores bolsistas