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O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP Tuiuti promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

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Mais informações

Local

Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui)

Rua Padre Ladislau Kula, 395, 245

CEP: 82010-210 – Curitiba – PR

Sala: 04 (térreo) Bloco PROPPE

Atendimento

Segunda e sexta-feira

9h às 12h

  • Coordenador e Membros do CEP

    Titulares

    Profª. Dra. Maria Cristina Antunes

    Coordenadora

    Profª. Dra. Maria Cristina Antunes

    Profª. Dra. Maria Cristina Paganini

    Vice-coordenadora

    Profª. Dra. Maria Cristina Paganini

    Profª. Dra. Ana Paula Berberian Vieira da Silva

    Profª. Dra. Ana Paula Berberian Vieira da Silva

    Profª Maria Arlete Rosa

    Profª Maria Arlete Rosa

    Prof. Dr. Pedro Leão Da Costa Neto

    Prof. Dr. Pedro Leão Da Costa Neto

    Prof. Dr. José Stechmann Neto

    Prof. Dr. José Stechmann Neto

    Profa. Dra. Gislei  Mocelin Polli

    Profa. Dra. Gislei Mocelin Polli

    Profa. Dra. Maria Regina Franke Serratto

    Profa. Dra. Maria Regina Franke Serratto

    Profa. Dra. Rita Tonocchi

    Profa. Dra. Rita Tonocchi

    Sra. Maria Lúcia Gomes

    Representante usuários

    Sra. Maria Lúcia Gomes

    Sra. Ligia da Silva Schoenemann

    Sra. Ligia da Silva Schoenemann

    Suplentes

    Prof. Dr. Carlos Aznar Blefari

    Prof. Dr. Carlos Aznar Blefari

    Prof. Dr. Vinicius Ribas Fonseca

    Prof. Dr. Vinicius Ribas Fonseca

  • Calendário de Reuniões e Prazos 2024
    Mês Data Reunião Data limite para
    envio do Projeto
    Fevereiro 21/02/2024 07/02/2024
    Março 20/03/2024 06/03/2024
    Abril 17/04/2024 03/04/2024
    Maio 15/05/2024 01/05/2024
    Junho 19/06/2024 05/06/2024
    Julho 31/07/2024 17/07/2024
    Agosto 21/08/2024 07/08/2024
    Setembro 18/09/2024 04/09/2024
    Outubro 16/10/2024 02/10/2024
    Novembro 20/11/2024 06/11/2024
    Dezembro 11/12/2024 27/11/2024

    Calendário: Reuniões CEP/UTP OBS: A data limite para a submissão de projetos na Plataforma Brasil está indicada no calendário de reuniões. Os projetos submetidos até a data indicada para a reunião serão avaliados de acordo com o limite da agenda da reunião pela ordem de submissão. Ressalta-se que os projetos submetidos após a data limite indicada no calendário NÃO SERÃO encaixados na reunião, mas serão avaliados na reunião subsequente.

  • Submissão de projetos

    Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto:

    1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores: clique aqui

    2. Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil – clique aqui

    3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual – clique aqui

    4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil. – clique aqui

    5. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica – clique aqui

    6. Veja as resoluções e normativas publicadas pelo CONEP – clique aqui

    7. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão.

  • Modelos de Documentos
  • Projeto de Pesquisa

    Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.

    ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

    TÍTULO

    PESQUISADORES: incluir professor/aluno/colaboradores

    RESUMO: deve conter objetivos, participantes de pesquisa, procedimentos, instrumentos e análise de dados.

    1. INTRODUÇÃO: justificativa social e científica, referencial teórico.
    2. OBJETIVOS: primário e secundários
    3. MÉTODO: primário e secundários
      1. Delineamento do estudo: descrição detalhada dos métodos e delineamento da pesquisa com base em fundamentação científica.
      2. Participantes: descrição dos participantes da pesquisa e quantidade de participantes em cada local de pesquisa (quando for o caso), critérios de inclusão e/ou exclusão.
      3. Procedimentos: descrição da forma de abordagem ou plano de recrutamento dos participantes e todos os procedimentos realizados durante a pesquisa. Descrever procedimentos éticos (garantia de sigilo, assinatura de TCLE e TALE, …).
      4. Instrumentos: descrever os meios utilizados para a coleta de dados (entrevistas, questionários, testes, inventários, …) e anexar ao projeto.
      5. Riscos e benefícios: descrever em detalhes possíveis riscos (físicos ou psicológicos) da realização da pesquisa, avaliando sua possibilidade e gravidade. Todas as pesquisas, mesmo que sejam mínimos, oferecem risco de dano psicológico. Descrever alternativas ao risco e como será garantido ao participante o atendimento em caso de risco de dano físico e/ou psicológico. Descrever benefícios da realização do estudo, diretos ou indiretos, para a população estudada e a sociedade.
      6. Análise de dados: descrever método de análise de dados utilizado. Em estudos clínicos, descrever critérios para a interrupção do estudo.
      7. Desfecho primário e secundário: objetivos a serem alcançados com o estudo.
      8. Cronograma: informar a duração total e as diferentes etapas da pesquisa, em número de meses, com compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP-CONEP. Não deve ser incluído no cronograma etapa de levantamento bibliográfico e envio do projeto ao CEP. O cronograma deve conter as etapas para a COLETA de dados e análise de dados.
      9. Orçamento: previsão de gastos com a pesquisa e de ressarcimento de gastos aos participantes da pesquisa (transporte, alimentação, estadia,…).
      10. BIBLIOGRAFIA: descrever toda a bibliografia utilizada para o desenvolvimento do projeto, normas da APA ou ABNT.
      11. ANEXOS: modelo do Instrumento a ser aplicado (Entrevista, Questionário, Planilha de coleta de dados, Fichas de avaliação, Fichas de Notificação, dentre outros)