Acesse o conteúdo

Metodologia de Avaliação

O processo de avaliação é feito com diferentes setores da comunidade Universitária, onde dois processos são realizados:

  1. A avaliação de Percepção Interna da Universidade Realizada pelos membros da CPA, onde participaram os membros da alta Administração da Tuiuti, Pró Reitores e Diretores de Faculdades, bem como os Gestores de segundo escalão de gestão, constituídos dos Coordenadores de Cursos e de órgãos complementares da Tuiuti, além dos discentes e docentes;
  2. Avaliação dos Docentes pelos alunos. Realizada pelos coordenadores dos diversos cursos da Tuiuti.

Na avaliação interna com periodicidade anual os seguintes atores fazem a avaliação:

  • Alunos de graduação e futuramente, pós-graduação e extensão
  • Professores
  • Funcionários
  • Coordenadores de cursos e programas
  • Dirigentes
  • Segmentos da sociedade

O que é avaliado?

  1. Dimensões da Avaliação Institucional

    • Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
    • Política para Ensino, Pesquisa e extensão;
    • Responsabilidade social da Instituição;
    • Comunicação com a Sociedade;
    • Política de Pessoal da Instituição;
    • Organização e Gestão da Instituição;
    • Infraestrutura Física;
    • Planejamento e Avaliação;
    • Política de Atendimento aos Discente;
    • Sustentabilidade Financeira.
  2. Metodologia

    Nas Avaliações Institucionais são utilizados conjuntos de letras para expressar qual a percepção que o avaliador tem do objeto que está avaliando, conforme o quadro abaixo:

Menções e expectativas

Menção Conceito Expectativa do avaliador
EX Excelente Quando todas as suas expectativas são atendidas em relação ao aspecto avaliado
MB Muito bom Quando a maior parte de suas expectativas é atendida em relação ao as­pecto avaliado
BO Bom Quando boa parte de suas expectativas é atendida em relação aos aspectos avaliados
SU Suficiente Quando cerca da metade de suas expectativas é atendida em relação ao aspecto avaliado
IS Insuficiente Quando parte de suas expectativas não é atendida em relação ao aspecto avaliado
RU Ruim Quando a maior parte de suas expectativas não é atendida em relação ao aspecto avaliado
MR Muito ruim Quando nenhuma de suas expectativas é atendida em relação ao aspecto avaliado
NO Não observado Quando se trata de um aspecto sobre o qual não há expectativa alguma ou, nunca houve oportunidade de avaliar

Uma vez obtidos e tratados os escores numéricos, a avaliação dos resultados utiliza a escala de valores da CPA em que se contempla por faixas numéricas as menções: Excelente (EX), Muito Bom (MB), Suficiente (SU), Insuficiente (IS) e Muito Ruim (MR). A equivalência das faixas numéricas com as menções está mostrada no quadro abaixo, que apresenta ainda as divisões em pontos fortes, zonas de satisfação e de alerta e pontos fracos:

Critérios de diagnostico de pontos fortes, zona de satisfação, zona de alerta e pontos fracos.

³ 4,5 até 5,0 EX PONTO FORTE, entre 90% e 100%das expectativas atendidas, indica alto grau de satisfação.
³ 4,0 até < 4,5 MB ZONA DE ALTA SATISFAÇÃO, entre 80% e 90% das expec­tativas atendidas, indica grau de satisfação e pode passar a ponto forte.
³ 3,5 até < 4,0 BO ZONA DE SATISFAÇÃO entre 70% e 80% de expectativas atendidas, indica bom grau de satisfação e pode melhorar.
> 3,0 até < 3,5 SU SUFICIENTE, entre 60% e 70% das expectativas atendidas, indica satisfação.
³ 2,5 até < 3,0 IS INSUFICIENTE, entre 50% e 60% das expectati­vas atendidas, pode pas­sar para uma situação crítica na Zona de Alerta.
³ 2,0 até < 2,5 RU ZONA DE ALERTA, entre 40% e 50% das expectati­vas atendidas, pode pas­sar a ponto fraco.
< 2,0 MR PONTO FRACO, abaixo de 40% das expectativas atendidas, o atendimento requer ações corretivas imediatas.