O processo de avaliação é feito com diferentes setores da comunidade Universitária, onde dois processos são realizados:
- A avaliação de Percepção Interna da Universidade Realizada pelos membros da CPA, onde participaram os membros da alta Administração da Tuiuti, Pró Reitores e Diretores de Faculdades, bem como os Gestores de segundo escalão de gestão, constituídos dos Coordenadores de Cursos e de órgãos complementares da Tuiuti, além dos discentes e docentes;
- Avaliação dos Docentes pelos alunos. Realizada pelos coordenadores dos diversos cursos da Tuiuti.
Na avaliação interna com periodicidade anual os seguintes atores fazem a avaliação:
- Alunos de graduação e futuramente, pós-graduação e extensão
- Professores
- Funcionários
- Coordenadores de cursos e programas
- Dirigentes
- Segmentos da sociedade
O que é avaliado?
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Dimensões da Avaliação Institucional
- Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
- Política para Ensino, Pesquisa e extensão;
- Responsabilidade social da Instituição;
- Comunicação com a Sociedade;
- Política de Pessoal da Instituição;
- Organização e Gestão da Instituição;
- Infraestrutura Física;
- Planejamento e Avaliação;
- Política de Atendimento aos Discente;
- Sustentabilidade Financeira.
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Metodologia
Nas Avaliações Institucionais são utilizados conjuntos de letras para expressar qual a percepção que o avaliador tem do objeto que está avaliando, conforme o quadro abaixo:
Dimensões da Avaliação Institucional
- Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
- Política para Ensino, Pesquisa e extensão;
- Responsabilidade social da Instituição;
- Comunicação com a Sociedade;
- Política de Pessoal da Instituição;
- Organização e Gestão da Instituição;
- Infraestrutura Física;
- Planejamento e Avaliação;
- Política de Atendimento aos Discente;
- Sustentabilidade Financeira.
Metodologia
Nas Avaliações Institucionais são utilizados conjuntos de letras para expressar qual a percepção que o avaliador tem do objeto que está avaliando, conforme o quadro abaixo:
Menções e expectativas
Menção | Conceito | Expectativa do avaliador |
---|---|---|
EX | Excelente | Quando todas as suas expectativas são atendidas em relação ao aspecto avaliado |
MB | Muito bom | Quando a maior parte de suas expectativas é atendida em relação ao aspecto avaliado |
BO | Bom | Quando boa parte de suas expectativas é atendida em relação aos aspectos avaliados |
SU | Suficiente | Quando cerca da metade de suas expectativas é atendida em relação ao aspecto avaliado |
IS | Insuficiente | Quando parte de suas expectativas não é atendida em relação ao aspecto avaliado |
RU | Ruim | Quando a maior parte de suas expectativas não é atendida em relação ao aspecto avaliado |
MR | Muito ruim | Quando nenhuma de suas expectativas é atendida em relação ao aspecto avaliado |
NO | Não observado | Quando se trata de um aspecto sobre o qual não há expectativa alguma ou, nunca houve oportunidade de avaliar |
Uma vez obtidos e tratados os escores numéricos, a avaliação dos resultados utiliza a escala de valores da CPA em que se contempla por faixas numéricas as menções: Excelente (EX), Muito Bom (MB), Suficiente (SU), Insuficiente (IS) e Muito Ruim (MR). A equivalência das faixas numéricas com as menções está mostrada no quadro abaixo, que apresenta ainda as divisões em pontos fortes, zonas de satisfação e de alerta e pontos fracos:
Critérios de diagnostico de pontos fortes, zona de satisfação, zona de alerta e pontos fracos.
³ 4,5 até 5,0 | EX | PONTO FORTE, entre 90% e 100%das expectativas atendidas, indica alto grau de satisfação. |
³ 4,0 até < 4,5 | MB | ZONA DE ALTA SATISFAÇÃO, entre 80% e 90% das expectativas atendidas, indica grau de satisfação e pode passar a ponto forte. |
³ 3,5 até < 4,0 | BO | ZONA DE SATISFAÇÃO entre 70% e 80% de expectativas atendidas, indica bom grau de satisfação e pode melhorar. |
> 3,0 até < 3,5 | SU | SUFICIENTE, entre 60% e 70% das expectativas atendidas, indica satisfação. |
³ 2,5 até < 3,0 | IS | INSUFICIENTE, entre 50% e 60% das expectativas atendidas, pode passar para uma situação crítica na Zona de Alerta. |
³ 2,0 até < 2,5 | RU | ZONA DE ALERTA, entre 40% e 50% das expectativas atendidas, pode passar a ponto fraco. |
< 2,0 | MR | PONTO FRACO, abaixo de 40% das expectativas atendidas, o atendimento requer ações corretivas imediatas. |