Toda empresa que oferece produtos e/ou serviços precisa de um departamento para planejar e executar a entrega desses itens ao consumidor. Esse processo engloba desde a obtenção de matérias-primas até a distribuição do produto final. É disso que encarregam-se a logística e o supply chain.
Apesar desses dois processos estarem intimamente ligados, eles não são sinônimos. Cada um possui características próprias e uma importância particular no setor de abastecimentos e distribuição das empresas. Então, que tal descobrir mais sobre esse ramo?
Entenda a diferença entre logística e supply chain, as características e a relevância de cada processo, além de conhecer o perfil do especialista da área. Acompanhe!
O que é logística?
A logística é uma etapa da distribuição de produtos da empresa, mais especificamente, o que trata diretamente do armazenamento e transporte de mercadorias. Esse departamento é responsável pelas operações de transporte que garantem a entrega de produtos ao consumidor.
O profissional desse ramo encarrega-se, por exemplo, de gerir a quantidade e a disposição dos produtos no depósito da empresa. Também atua nos processos de separação e acondicionamento de itens, assim como providenciando seu envio pelos meios de transporte.
O que é supply chain?
O supply chain, ou cadeia de suprimentos, é o processo amplo e estratégico que engloba todas as etapas de produção, direta ou indiretamente. Engloba, por exemplo, a aquisição de matérias-primas, o processo produtivo em si, a venda e distribuição de produtos até a pesquisa de satisfação do cliente.
A diferença entre logística e supply chain, portanto, é que a logística é uma das etapas da cadeia de suprimentos. Enquanto o supply chain é todo o trajeto do produto. Estão inclusas, ainda, as estratégias de cada etapa que geram diferenciais competitivos para a empresa, como inovações tecnológicas e redução de custos.
Por que eles são importantes?
A logística é considerada parte do planejamento estratégico de empresas há bastante tempo, teve sua origem no abastecimento de postos de guerra décadas atrás. Já o supply chain é um conceito mais atual que busca ampliar esse planejamento a outras fases de produção para gerar mais resultados.
As tendências atuais em logística e supply chain voltam-se para o uso de tecnologias da informação. Elas oferecem dados mais detalhados e precisos acerca das demandas de mercado que, consequentemente, permitem um planejamento mais eficaz da produção.
A presença da automação é outra evolução do ramo que gera redução de custos e maior agilidade na fabricação e distribuição. Dessa forma, a logística e o supply chain também agregam vantagens competitivas oferecendo um atendimento mais ágil e personalizado ao seu cliente.
Quem é responsável por esses processos?
O especialista em logística e supply chain é um gestor. Seu papel é administrar as etapas de compra, produção e venda da empresa, garantindo o melhor aproveitamento de recursos possível. Além de atentar-se para a satisfação do cliente em sua experiência de compra, é claro.
Por isso, a especialização em Logística e Supply Chain enfatiza habilidades estratégicas, tanto na aplicação de métodos de logística e supply chain quanto em competências interpessoais. O pós-graduado na área, portanto, aprende a planejar e gerir projetos, além de estabelecer negociações com fornecedores e clientes.
Gostou do ramo e quer especializar-se nessa área? Conheça o MBA em Logística e Gestão de Supply Chain da Tuiuti!