Acesse o conteúdo

Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia

Fonoaudiologia. Essa palavra, esquisita à primeira vista, se refere aos profissionais da saúde que se dedicam a diagnosticar e tratar problemas como a dicção incorreta, a surdez e outros distúrbios que influenciam na comunicação e na linguagem. Além disso,  os fonoaudiólogos também cuidam das funções do corpo que são responsáveis pela deglutição, mastigação e respiração.

Essa é uma carreira bastante promissora, uma vez que o profissional formado pode atuar em diferentes áreas, seja em um consultório ou em um laboratório de pesquisas como veremos mais adiante.

Nesse post você encontrará informações sobre o mercado de trabalho de fonoaudiologia, áreas de atuação e onde encontrar o curso ideal para se tornar um profissional altamente qualificado. Vamos lá?

Áreas de atuação

Quando falamos em diagnósticos e tratamentos, o fonoaudiólogo poderá atuar com:

  • Audiologia – é a frente que trata problemas de audição e equilíbrio, como a surdez e a labirintite, por exemplo.  Nesse caso, o fonoaudiólogo realiza uma série de exames para identificar o tipo e o grau da perda auditiva, e qual aparelho  deverá ser utilizado para melhorar o dia a dia do paciente.
  • Motricidade Oral – trata-se do aperfeiçoamento muscular do rosto para melhorar problemas respiratórios, de mastigação, deglutição e fala.
  • Linguagem – muitas pessoas apresentam distúrbios na escrita e na fala como, por exemplo, a dislexia. Ao se especializar nessa área o fonoaudiólogo atenderá tanto crianças quanto adultos que apresentam dificuldades no aprendizado da linguagem.
  • Voz – Provavelmente você já ficou rouco alguma vez na vida. Agora, imagine quando isso se torna um problema constante. Como resolver? O fonoaudiólogo irá aplicar técnicas e tratamentos para otimizar a respiração, a entonação e a pronúncia.  Professores, cantores, atores e apresentadores de programas de TV e rádio buscam bastante por esse profissional, afinal, sua principal ferramenta de trabalho é a voz.

O mercado de fonoaudiologia

E o mercado de trabalho de fonoaudiologia? Como ele se comporta? Fatores diversos como o envelhecimento da população e o avanço das políticas públicas de saúde contribuem para o aumento da demanda por fonoaudiólogos.

Além de preparar a voz de outros profissionais que a utilizam como ferramenta de trabalho, um fonoaudiólogo pode atuar em instituições públicas e privadas como clínicas, hospitais e laboratórios de diagnósticos.

Veja também:

Escolhendo o curso

Agora que você conheceu um pouco sobre as principais atribuições de um fonoaudiólogo, está na hora de conhecer o curso de fonoaudiologia ou, pelo menos, ter uma visão geral a respeito.

A formação em fonoaudiologia tem duração de 4 anos e, na Universidade Tuiuti do Paraná, as aulas ocorrem no período noturno, assim você poderá conciliar com seu trabalho ou outras atividades, caso precise.

O plano de aula é formado por disciplinas das ciências biológicas e das humanas, isso é, você aprenderá Anatomia e Fisiologia Humana e, em paralelo, Comunicação e Expressão, por exemplo.

O curso de fonoaudiologia da Universidade Tuiuti em Curitiba foi avaliada em 4 pontos pelo MEC. Essa nota é resultado da infraestrutura, dos programas de ensino e do corpo docente que fazem parte da instituição.

Outra vantagem da Tuiuti  é a Clínica-Escola, um ambiente onde você poderá praticar todos os conceitos que compreendidos na sala de aula.

Precisa de mais motivos para estudar essa área da saúde em uma das melhores universidades do Paraná? Então veja essas 5 razões para cursar uma faculdade de fonoaudiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *