Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia

Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia

Fonoaudiologia. Essa palavra, esquisita à primeira vista, se refere aos profissionais da saúde que se dedicam a diagnosticar e tratar problemas como a dicção incorreta, a surdez e outros distúrbios que influenciam na comunicação e na linguagem. Além disso,  os fonoaudiólogos também cuidam das funções do corpo que são responsáveis pela deglutição, mastigação e respiração.

Essa é uma carreira bastante promissora, uma vez que o profissional formado pode atuar em diferentes áreas, seja em um consultório ou em um laboratório de pesquisas como veremos mais adiante.

Nesse post você encontrará informações sobre o mercado de trabalho de fonoaudiologia, áreas de atuação e onde encontrar o curso ideal para se tornar um profissional altamente qualificado. Vamos lá?

Áreas de atuação

Quando falamos em diagnósticos e tratamentos, o fonoaudiólogo poderá atuar com:

• Audiologia – é a frente que trata problemas de audição e equilíbrio, como a surdez e a labirintite, por exemplo.  Nesse caso, o fonoaudiólogo realiza uma série de exames para identificar o tipo e o grau da perda auditiva, e qual aparelho  deverá ser utilizado para melhorar o dia a dia do paciente.
  • Motricidade Oral – trata-se do aperfeiçoamento muscular do rosto para melhorar problemas respiratórios, de mastigação, deglutição e fala.
  • Linguagem – muitas pessoas apresentam distúrbios na escrita e na fala como, por exemplo, a dislexia. Ao se especializar nessa área o fonoaudiólogo atenderá tanto crianças quanto adultos que apresentam dificuldades no aprendizado da linguagem.
  • Voz – Provavelmente você já ficou rouco alguma vez na vida. Agora, imagine quando isso se torna um problema constante. Como resolver? O fonoaudiólogo irá aplicar técnicas e tratamentos para otimizar a respiração, a entonação e a pronúncia.  Professores, cantores, atores e apresentadores de programas de TV e rádio buscam bastante por esse profissional, afinal, sua principal ferramenta de trabalho é a voz.

O mercado de fonoaudiologia

E o mercado de trabalho de fonoaudiologia? Como ele se comporta? Fatores diversos como o envelhecimento da população e o avanço das políticas públicas de saúde contribuem para o aumento da demanda por fonoaudiólogos.

Além de preparar a voz de outros profissionais que a utilizam como ferramenta de trabalho, um fonoaudiólogo pode atuar em instituições públicas e privadas como clínicas, hospitais e laboratórios de diagnósticos.