Acesse o conteúdo
Longevidade saudável: como ajudar seus pacientes a envelhecer com saúde

Entre 2000 e 2019, a expectativa de vida da população mundial saltou de 66,8 anos para 73,4 anos. No entanto, esses quase 7 anos a mais na vida das pessoas não tem significado saúde.

Pelo contrário, as doenças crônicas crescem com velocidade acelerada e problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares surgem cada vez mais cedo.

Este é um reflexo de uma vida cada vez mais sedentária e de uma alimentação baseada em produtos industrializados, uma tendência que está longe de ser revertida de forma autônoma pelas pessoas.

Então, como você pode ajudar seus pacientes a envelhecer com mais saúde?

O que é longevidade saudável?

Longevidade saudável é o termo usado para descrever um estilo de vida que promove uma vida longa e saudável, com qualidade de vida e independência funcional.

Em outras palavras, é viver mais anos, mas com saúde e bem-estar, algo que não temos presenciado nos últimos anos, apesar do aumento da expectativa de vida das pessoas.

A longevidade saudável é resultado de diversos fatores, como hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular, bom sono, gerenciamento do estresse e cuidados preventivos com a saúde, como exames médicos regulares e vacinação.

E ninguém melhor para indicar as melhores práticas para alcançar esse estado bem-estar do que um profissional de saúde, certo? Então vamos ver o que você pode fazer para ajudar seus pacientes a envelhecer com mais saúde.

Incentive um estilo de vida mais saudável

A base para uma longevidade saudável é, sem dúvida, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Porém, com tanta informação desencontrada na internet, muitas vezes, as pessoas não sabe o que de fato é verdade.

Nesse sentido, você pode criar uma lista de boas práticas que podem ser adotadas pelos seus pacientes, de acordo com a individualidade de cada um, é claro.

Caminhadas diárias, inserção de mais legumes e frutas na alimentação, higiene do sono e tempo para o autocuidado são algumas das indicações que podem servir para a maioria das pessoas.

Caso você tenha um perfil em redes sociais, pode compartilhar dicas de nutrição e outras práticas para que as pessoas se mantenham sempre a par do que é possível fazer para ter uma longevidade saudável.

Mostre que a prevenção é sempre o melhor caminho

É natural que as pessoas se preocupem com a adoção de hábitos mais saudáveis somente quando sintomas de doenças começam a ficar evidentes. No entanto, sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho para ter uma longevidade saudável.

Através de dados, você pode mostrar como a prevenção pode evitar que doenças crônicas se instalem e assim conscientizar seus pacientes sobre a importância de cuidar da saúde independentemente da idade.

Programas de medicina integrativa, projetos comunitários que visam a qualidade de vida e até mentorias em saúde podem ser uma boa forma de incentivar seus pacientes a cuidar melhor de si mesmos.

Sugira práticas integrativas e complementares em saúde

As PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde têm um importante papel na prevenção a doenças. Além disso, podem proporcionar melhor qualidade de vida sem que, necessariamente, seus pacientes tenham que tomar medicamentos.

Nesse sentido, busque se informar a respeito dos benefícios de práticas como reiki, ayurveda, yoga, biodança e arteterapia, dentre outras. Algumas dessas práticas possuem milênios de comprovação de resultados e podem ser grandes aliadas na hora de proporcionar uma longevidade saudável para os seus pacientes.

As PICS também estão disponíveis no SUS, o que pode ser uma excelente oportunidade para que os seus pacientes cuidem da própria saúde de forma gratuita.

Solicite exames com regularidade

Por mais que seus pacientes não demonstrem sintomas, alguns exames de rotina podem ajudar a mantê-los com saúde.

Hemograma completo, níveis hormonais, especialmente para mulheres, e os exames ginecológicos de praxe são algumas das recomendações que você pode fazer.

Ter um sistema de lembrete pode facilitar bastante tanto a sua rotina quanto a de seus pacientes. Neste sentido, procure lembrá-los dos exames de rotina pelo menos uma vez ao ano, ou de acordo com as recomendações mais atuais para cada caso.

Fique de olho na saúde mental

Muitas vezes, ficamos tão presos aos sintomas físicos de uma doença que acabamos deixando de lado o cuidado com a saúde mental. Portanto, coloque em seu checklist de atendimento algumas perguntas relacionadas a este tema.

Como a pessoa se sente, como vão seus relacionamentos pessoais e no trabalho, se existe algum sentimento que a incomoda, são algumas das perguntas que você pode fazer.

E, no caso de identificar qualquer indício de ansiedade, depressão ou outro desequilíbrio, indique um profissional de psicologia.

Ter suporte emocional é fundamental para a saúde global de qualquer pessoa. Inclusive, pode ajudar em outros tratamentos de maior impacto, auxiliando a pessoa a compreender processos de luto e recuperação de doenças graves.

Promova a socialização

Vivemos em uma sociedade cada vez mais individualista, na qual as pessoas passam mais tempo no computador do que em companhia de outras pessoas.

O sentimento de solidão e abandono pode afetar a qualquer um, porém, tem um impacto ainda mais importante em pacientes idosos. Portanto, uma das maneiras pelas quais você pode ajudar seus pacientes a terem uma longevidade saudável é estimulando a socialização.

Participação em grupos de apoio, projetos comunitários, clubes de leitura ou práticas de artesanato em grupo são algumas das recomendações que você pode fazer.

Procure se informar sobre esse tipo de iniciativa na sua região para que você tenha informações mais completas a ofertar aos seus pacientes.

E, mais importante do que tudo o que listamos aqui, lembre-se que você está lidando com vidas. Cada pessoa enfrenta seus desafios pessoais e merece compaixão, acolhimento e empatia.

Se você busca uma instituição que te acompanhe nessa missão tão valorosa, conte conosco!

A Tuiuti forma cidadãos conscientes de seu papel na sociedade há mais de 60 anos e possui clínicas exclusivas para a prática dos alunos e atendimento à comunidade. Saiba mais neste link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *