A divulgação sempre foi parte fundamental de qualquer negócio, mas com a evolução da internet, a Publicidade e Propaganda teve que se adaptar.
“A propaganda é a alma do negócio”. Você certamente já ouviu esta máxima em algum momento da sua vida.
Apesar de parecer clichê, o ditado não deixa de ter razão. Saber como divulgar sua marca, produto ou serviço é essencial para qualquer negócio.
Porém, para fazer isso, é preciso saber onde está seu público-alvo, qual o canal ideal para alcançá-los e como atingi-los E hoje, esse canal é a internet.
Neste artigo, você vai descobrir mais sobre as mudanças que ocorreram com a evolução da internet e como ela afetou até mesmo a faculdade de Publicidade e Propaganda.
Os novos rumos da Publicidade com a internet
A Publicidade nunca antes havia encontrado tantos desafios. O maior deles é saber como atingir um público tão exigente quanto o de atualmente.
Isto é, a internet deu ao público a liberdade de escolher qual conteúdo irá consumir, conteúdo este que dificilmente será um material publicitário.
Justamente por isso é que a transformação digital da Publicidade é lenta, visto a dificuldade de muitas empresas em se adaptar a essa nova realidade.
Porém, para auxiliar na superação desse novo desafio, o Marketing digital, a evolução da Publicidade e Propaganda na internet, desenvolveu algumas ferramentas.
Veja também:
- Publicidade e Propaganda, uma profissão que domina o mundo
- Publicidade ou Jornalismo: entenda as diferenças e faça sua escolha!
- Gosta de ler e escrever? Conheça X faculdades que você pode fazer!
As ferramentas do Marketing Digital
As ferramentas do Marketing digital são as principais responsáveis por auxiliar na adaptação da Publicidade e Propaganda a nova realidade que a internet trouxe.
Além disso, elas são responsáveis por ajudar também na identificação das opções antes da tomada de decisões importantes, assunto que abordamos no E-book de Publicidade e Propaganda que você pode conferir aqui.
Search Engine Optimization (SEO)
Uma das mais relevantes técnicas da Publicidade no meio online é o SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
O SEO auxilia no posicionamento de sites nas buscas feitas pela internet, e oferece grandes resultados para qualquer estratégia de Marketing.
Redes Sociais
É provável que a maior parte das pessoas que acessam a internet diariamente se concentre principalmente nas redes sociais, o que faz delas um canal indispensável para a Publicidade e Propaganda na internet.
Com elas, a empresa tem um maior potencial de atração do público-alvo através de um conteúdo criado especialmente para aquele público.
Blogs
Assim como as redes sociais, os blogs são outro grande canal para atrair o público-alvo certo, potencializando os resultados da Publicidade.
Além disso, ao fazer uso dessas três ferramentas ao mesmo tempo, é possível conectar os canais de divulgação para alcançar mais consumidores e estabelecer o meio de comunicação e atração ainda maior.
A verdade é que, assim como diversos outros ramos, o Marketing também evoluiu com a chegada da internet. E se adaptar a essas mudanças é indispensável.
Pode-se dizer que a Publicidade e Propaganda tornou-se uma profissão de dominou o mundo. Dúvida? Então confira nossa análise neste post.