O profissional de Administração é aquele que possui conhecimento da ciência, que é capaz de transformar planos em realidade. Ou seja, é por meio de uma administração eficiente que uma empresa é capaz de alcançar os seus objetivos.
Por isso, entenda qual é o papel desse profissional nos tempos atuais e como sua participação é essencial para a economia e o mercado de trabalho.
O administrador e as startups
As startups são novas empresas com um modelo de negócio replicável e escalável, além de propor soluções inovadoras.
Essas novas empresas possuem um potencial tão grande que algumas hoje valem 1 bilhão de dólares (ou até mais!). As startups que atingem esse valor de mercado são chamadas de unicórnios. Alguns exemplos de startups de sucesso são a Netflix, o Uber, o PayPal e até mesmo o Google.
Sendo assim, as startups são uma forte tendência da atualidade e estão dominando o mercado. Para o administrador, isso é muito positivo, pois é uma nova oportunidade bastante promissora para o mercado de trabalho na área de Administração.
Afinal, toda empresa precisa de um setor administrativo e com as startups não é diferente. Por isso, o profissional de Administração nos tempos atuais deve entender o seu papel nesse novo modelo de negócio e administrá-lo de acordo com as mudanças sociais, políticas e econômicas, sempre priorizando a inovação e o pioneirismo, características essenciais para uma startup de sucesso.
As principais características de um profissional de Administração
Algumas características são fundamentais para um bom administrador, especialmente no mercado de trabalho da atualidade. Portanto, listamos e classificamos algumas delas. Confira a seguir:
Liderança
A liderança é uma das características mais procuradas em um profissional de Administração, principalmente em empresas que buscam atuar com novos modelos de negócio.
Pois, em tempos como o que vivemos durante a pandemia causada pelo COVID-19, um administrador que seja capaz de liderar a sua equipe durante esse período é decisivo para que os colaboradores continuem produzindo com qualidade, ainda que em situações adversas.
Comunicação
O profissional de Administração deve manter uma rede de relacionamento saudável e se comunicar de forma eficiente. Afinal, é necessário que os colaboradores, fornecedores e investidores consigam compreender o planejamento administrativo para então apoiá-lo e colocá-lo em prática.
Nos dias de hoje, isso é ainda mais valorizado, pois modelos de negócio como os das startups precisam ser bem comunicados e compreendidos, uma vez que costumam tratar-se de ideias inovadoras.
Observação
Saber observar e monitorar as situações ao seu redor é uma valiosa característica de um administrador. Isso porque é através da observação e monitoramento que é possível compreender o que acontece em uma empresa, pois permite antecipar e prevenir pontos negativos, e assim, encontrar soluções previamente.
Além disso, saber observar o mercado e a sociedade é o que possibilita ideias inovadoras e soluções para problemas, assim como garante uma visão mais analítica.
Compartilhamento
Um administrador ocupa um papel de influenciador e líder dentro de uma empresa. Portanto, é importante que esse profissional esteja sempre aprendendo coisas novas e compartilhando conhecimento com seus colaboradores.
Dessa forma, o administrador ganha respeito e admiração, inspirando toda a equipe e possibilitando que todos cresçam e se desenvolvam juntos, refletindo em bons resultados para a organização.
Decisão
O setor administrativo possui a função de tomar decisões. Por isso, quem atua na área ocupa um cargo extremamente decisivo para a corporação. O profissional deve assumir os riscos e a responsabilidade pelas decisões tomadas. Além disso, deve ter uma visão analítica para decidir por ações que beneficiem a empresa.
Empreendedorismo
No atual mercado de trabalho de Administração, o empreendedorismo é peça-chave para uma carreira bem-sucedida, sendo considerado uma característica marcante e uma forte tendência do mercado de trabalho nos últimos tempos. Sendo assim, uma startup ou até mesmo uma grande empresa, deve possuir um mindset empreendedor para crescer no mercado.
Essas são características muito relevantes ao administrador nos tempos atuais. Todas elas podem ser aprendidas e aprimoradas, por isso vale a pena investir em um curso de Administração EaD em Curitiba caso você não se identifique com alguma delas.
Afinal, na Universidade Tuiuti todas as habilidades necessárias a um profissional da área são desenvolvidas.
As áreas de atuação do profissional de Administração
No mercado de trabalho de Administração, existem diferentes áreas em que o profissional pode atuar dentro de uma empresa. Sendo assim, listamos algumas das atividades do setor administrativo, são elas:
- Administração de material;
- Administração mercadológica;
- Administração e marketing;
- Administração de produção;
- Administração e seleção de colaboradores;
- Administração orçamentária;
- Administração dos métodos de trabalho.
Na atualidade, é importante entender que todas essas áreas de atuação sofrem mudanças constantes, causadas pela globalização e o avanço tecnológico. Portanto, é função do administrador manter-se sempre atualizado e aprimorar os processos administrativos da empresa em todos os setores de sua gestão.
Vale ressaltar que, é papel do profissional da área elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos. Dessa forma, o administrador deve pesquisar, estudar, analisar, interpretar planejamentos, implantar e coordenar as atividades da empresa.
Isso inclui como parte da atuação do profissional a administração da seleção de colaboradores, de métodos e programas de trabalho, orçamento e aquisição de materiais, logística e produção, além de outros campos referentes à empresa em que atua.
Sendo assim, é possível compreender o papel do profissional de Administração nos tempos atuais e a sua relevância para a economia e o mercado de trabalho.