Acesse o conteúdo
7 perguntas sobre pós-graduação que você não pode deixar de conferir

A continuidade dos estudos, logo após a formação universitária, seja um curso de bacharelado, tecnológico ou licenciatura, é um poderoso meio para alcançar a satisfação profissional. Os melhores cargos, salários e o reconhecimento, frequentemente são conseguidos pelas qualificações obtidas por uma especialização, mestrado ou doutorado.

Mas o que é uma pós-graduação exatamente? Vamos procurar esclarecer a maioria das dúvidas sobre pós-graduação, das mais comuns às mais curiosas. Confira junto conosco no decorrer deste artigo!

1. O que é uma pós-graduação?

Pós-graduação é toda formação acadêmica que você pode cursar após a graduação. Neste sentido, especializações, MBAs, mestrado, doutorado e pós-doutorado são pós-graduações.

No Brasil, as pós-graduações são divididas em dois segmentos: lato sensu e stricto sensu, diferindo nos objetivos gerais da formação, como veremos adiante.

2. Como é caracterizada uma especialização? Ela é sinônimo de pós-graduação?

A especialização está associada à pós-graduação lato sensu, pois trata do aperfeiçoamento técnico-profissional.

O enfoque dos cursos de especialização normalmente está atrelado a ferramentas, técnicas, práticas e estratégias que podem ser aplicadas de imediato na profissão dos pós-graduandos.

Qualquer especialização deve cumprir uma carga horária mínima de 360 horas relógio, em no máximo 2 anos de duração.

3. MBA é mestrado?

Não. O MBA está contido na categoria de especialização, logo também é considerado como lato sensu. O termo designa cursos na área de gestão empresarial, como sugere a sua sigla em inglês: Master Business Administration.

Leia também:

4. O que é a pós-graduação stricto sensu?

Stricto sensu costuma ser o caminho alternativo às especializações, pois abriga o mestrado e o doutorado. Portanto, concentra aqueles cursos voltados à área acadêmica, nos quais o objetivo maior é a formação de pesquisadores e a geração de conhecimento. A dissertação, no mestrado, e a tese, no doutorado, são o produto final da linha de pesquisa que se pretende desenvolver.

5. O que é o conceito Capes?

Outro termo muito importante relacionado ao campo da pós-graduação, mais especificamente aos mestrados e doutorados, é o conceito Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É um indicador essencial que mede e registra a qualidade de um curso de mestrado ou doutorado, por meio de uma avaliação.

Confira os cursos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito igual ou superior a 3. Apenas estes estão autorizados a emitir diplomas com validade nacional.

6. Quem pode ser candidato ao processo de pós-graduação?

Todo estudante graduado em um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnologia pode candidatar-se a uma pós-graduação.

7. Qual a diferença entre certificado e diploma?

As especializações e MBAs conferem ao estudante um certificado de conclusão de curso, pois não são considerados graus acadêmicos. Os mestrados e doutorados, por sua vez, conferem aos egressos diplomas, que conferem títulos acadêmicos aos concluintes – Mestre ou Doutor.

Conseguiu as respostas que procurava? Se pretende aprofundar-se no tema, não deixe de ler o e-book Escolha certa: como encontrar a melhor pós-graduação para o seu momento profissional!

Nova call-to-action

Leia também: Lato Sensu ou Stricto Sensu: opções de pós-graduação em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *