Apresentando seu projeto para o doutorado: dicas práticas

Apresentando seu projeto para o doutorado: dicas práticas

Chegou naquele momento extremamente marcante e especial em sua vida acadêmica? Muitos estudantes universitários já possuem esse objetivo muito bem traçado desde o primeiro dia de aula na graduação. Ou até antes, ainda durante o processo seletivo para a faculdade.

Independentemente de ter sido um sonho antigo, ou um processo que foi se desenrolando e desenvolvendo no período do curso universitário, existem algumas boas dicas que podem te situar melhor.

Para iniciar, vamos explicar rapidamente o que é um doutorado.

Qual a finalidade de um doutorado?

O aluno que tem em sua formação o diploma de doutor, forma-se como pesquisador e professor universitário. Os temas abordados no doutorado possuem complexidade e profundidade maiores em relação àqueles desenvolvidos em um mestrado.

Existe ainda o pós-doutorado, o qual não se caracteriza por um curso, mas por uma extensão de pesquisa. Geralmente, originada de um estudo iniciado ainda durante o doutorado. Essa pesquisa pode resultar em artigo científico, relatório ou até como inovação de um produto ou de uma tecnologia.

Processo seletivo para doutorado

Existe sim a possibilidade de aplicar para um doutorado, mesmo sem ter feito um mestrado. Entretanto, dá-se preferência a candidatos que possuam um mestrado. Portanto, para conseguir se destacar sem ter este requisito preenchido, é fundamental que o projeto de pesquisa tenha bastante relevância. E que os avaliadores da instituição de ensino pensem o mesmo.

O processo seletivo para doutorado compreende a análise do seu currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista. Pode abranger também prova de conhecimentos específicos, além de prova de conhecimentos gerais. Mais do que a familiaridade, mas o domínio de, ao menos dois idiomas estrangeiros, são exigidos para os programas mais conceituados.

Antes de apresentar o projeto para doutorado

Algumas importantes etapas devem ser consideradas antes de elaborar o seu projeto, para poder ter maiores chances de sucesso. Além disso, ter conhecimento prévio mais aprofundado sobre o tema.

O portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) possui a relação de programas de doutorado por área e região/instituição. Inclusive, o órgão atribui conceitos por desempenho, cuja nota máxima, no caso do doutorado é 7.

O desenvolvimento de pesquisa durante a sua graduação conta pontos. Caso a sua monografia tenha sido sobre a área para a qual deseja se candidatar, será de grande ajuda. Publicação de artigos, estágios e iniciação científica certamente agregam valor ao seu currículo.

Conhecer a estrutura do programa de doutorado, incluindo seu coordenador e o professor da linha de pesquisa pretendida, bem como ex-alunos e atuais, pode fornecer valiosas informações. O planejamento de sua pesquisa é outro item essencial, uma vez que o pré-projeto costuma ser solicitado na inscrição.

É necessário que você tenha um currículo Lattes. Caso precise escrevê-lo ou atualizá-lo, pode obter ajuda no portal do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Por último, mas não menos importante, saiba escolher suas referências cuidadosamente. As cartas de recomendação escrita por seus professores, supervisores ou gestores terão um significativo peso para o processo seletivo

Todas estas dicas bastante a sua organização e certamente podem te deixar mais centrado e seguro antes de apresentar o projeto para doutorado.

Achou esse texto útil? Comece agora mesmo a preparar-se seguindo as nossas dicas e não esqueça de participar do processo seletivo para o doutorado da Universidade Tuiuti!