Quer realizar o sonho de ser piloto profissional?

Quer realizar o sonho de ser piloto profissional?

Gosta de voar? Então o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves é para você! Com um curso com duração de 4 semestres, um salário atraente e um mercado laboral em expansão, a carreira de piloto comercial de aeronaves se tornou atraente para aqueles que desejam obter um título de um curso superior tecnólogo e seguir uma profissão promissora e do futuro.

curso de pilotagem profissional em aeronaves da Universidade Tuiuti do Paraná oferece todo o conhecimento teórico e prático necessário para exercer a profissão atendendo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão responsável pela regulamentação do Piloto Comercial. Descubra os principais motivos para realizar um tecnólogo em pilotagem de aeronaves em Curitiba a seguir:

Porquê estudar Pilotagem Profissional de Aeronaves?

curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves é uma graduação tecnológica, com diploma de ensino superior. Isso quer dizer que o curso é de menor duração comparado a um bacharelado ou licenciatura, com ênfase na prática, e os conteúdos aprendidos são específicos para a área de atuação do profissional, que no caso deste curso é o manejo e a pilotagem de helicópteros, aviões e outras aeronaves de diferentes portes.

O curso está dividido na parte teórica e na parte prática, as duas essenciais para uma formação completa. Na parte teórica, o estudo começa com as bases físicas e matemáticas da aviação, essenciais para cálculos. O aluno também aprende inglês instrumental, direito aeronáutico, navegação aérea, regulação do tráfego aéreo, e outras matérias relacionadas a sua profissão. Conheça a matriz curricular completa aqui.

Na parte prática do curso são cumpridas as 150 horas de voo, exigência da ANAC para a obtenção do título, assim como a prática laboratorial e outras atividades direcionadas ao conhecimento técnico de aeronaves, o fator humano na aviação, entre outros conteúdos.

Conheça mais sobre o curso em nosso blog. Seguir a profissão de Piloto Comercial traz uma grande responsabilidade, porém é muito gratificante. Conheça alguma das vantagens de seguir esta profissão:

Salário

A base salarial de um graduado em Pilotagem Profissional de Aeronaves é definida pela sua função na tripulação. Como Comissário de Bordo, o salário mínimo é de R$ 2.174,22. Para Copiloto chega a R$ 4.254,88, e Comandante na faixa de R$ 5.031,09. Estes valores são definidos pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, e aumentam de acordo com a função e tempo de serviço.

Status

O Piloto de Aeronaves é visto com bons olhos pela sociedade. É um profissional que inspira confiança, pois é o que conhece o funcionamento da aeronave e é o responsável pela tripulação e a chegada ao destino no horário programado e em segurança. Ademais, quem segue esta profissão tem a vantagem de conhecer novos lugares.

Rápida colocação no Mercado de Trabalho

O mercado sofre com a falta de Pilotos Comerciais, pois existe uma grande demanda e poucos profissionais capacitados. Por isso, estudar Pilotagem Profissional de Aeronaves é a garantia de concluir o ensino superior já empregado em grandes empresas do Brasil e do Mundo.

Funções funções de pilotagem profissional de Aeronaves

O Piloto Comercial adquire diversos conhecimentos pois possui grandes responsabilidades em seu trabalho, entre elas estão:

1. Segurança do Voo:

Durante o curso, o futuro piloto aprende as regras de segurança para pilotar uma aeronave e zelar pelo bem-estar de sua tripulação. A segurança de um voo começa antes do próprio voo, na manutenção da aeronave, a autorização para decolagem, a colaboração dos passageiros ao seguir as normas de voo, como o uso de cinto de segurança, e outras regras. O papel do piloto também se faz presente na aterrissagem e desligamento da aeronave para o desembarque.

2. Manutenção de Aeronaves:

O piloto adquire um conhecimento técnico sobre aeronaves, o que o faz reconhecer diversos problemas, e juntamente com o profissional responsável pela manutenção, acompanhar o processo e dar a vistoria final. Afinal, o piloto está conectado com sua aeronave.

3. Situações de Emergência:

O piloto está capacitado para reagir em situações de emergência, seja com uma avaria da aeronave ou em uma situação com os passageiros. Por isso, durante o curso se estuda a sobrevivência e a medicina aeroespacial. Infelizmente não há como prever situações de emergência, por isso é importante estar preparado para tais eventualidades.