Curso de Recursos Humanos: quais são as tendências na área?

Curso de Recursos Humanos: quais são as tendências na área?

Como existem avanços tecnológicos em cada área, no setor do RH não é diferente, vamos mostrar e falar sobre as principais inovações nesse setor e quais são as tendências para área de um profissional formado no curso de Recursos Humanos.

A importância do setor de RH na Era Exponencial

Para entendermos as tendências na gestão de Recursos Humanos, precisamos falar sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo corporativo. Assim sendo, devemos falar sobre a Era Exponencial.

Segundo a EXAME “o desempenho das empresas exponenciais são 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que outras.” Um exemplo claro é a Amazon: a empresa teve um aumento de 125% de lucro em um curto espaço de tempo!

Nós estamos presenciando mudanças rápidas e constantes no mundo ao nosso redor. Como resultado de todas essas mudanças velozes, as empresas estão buscando constantemente inovar e antecipar tendências.

“Ou você transforma seu próprio modelo de negócio, ou outra empresa fará isso antes de você” – Peter Diamandis

Não é por acaso que startups estão sendo criadas aos montes e conquistando espaço no mercado com ideias inovadoras! Porém, enquanto nascem novas empresas no mercado, consequentemente as empresas que não se adaptam às mudanças desaparecem.

Você se lembra da Kodak? Ou da Blockbuster? Essas são duas grandes empresas que perderam quase tudo por não se adequarem a Era Exponencial.

Se você tem 24 anos, por exemplo, possivelmente você se lembrará dessas empresas com uma certa nostalgia, porém feliz com as facilidades e melhorias que as novas companhias e mudanças trouxeram para sua rotina!

Se você tem 17 anos e está lendo este texto pensando em qual curso fazer após se formar na escola, é provável que você nunca tenha entrado em uma Blockbuster ou tenha revelado um filme em uma loja da Kodak.

E se você tem um filho, é capaz que você precise explicar para ele o que era uma locadora de filmes, entre muitas outras coisas que fizeram parte da sua infância e adolescência mas que não existem mais.

E o que um analista de recursos humanos tem a ver com isso?

Concluímos que, na Era Exponencial, as empresas precisam se inovar, certo?

Pois é justamente o setor de RH o responsável por se tornar o embaixador dessa transformação organizacional!

É o analista de recursos humanos que deve contratar os profissionais ideais para serem agentes dessas mudanças, é também o RH que moldará a cultura organizacional, criará um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas e fará os treinamentos necessários para que os colaboradores levem a empresa ao crescimento exponencial.

Espera-se um profissional cada vez mais estratégico e importante para o crescimento e inovação da empresa. Não é por acaso que recursos humanos está entre as profissões do futuro!

A tecnologia e a inovação nos Recursos Humanos

Está claro que novas tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida pessoal e profissional, e quem fecha os olhos para estas mudanças perde para quem está utilizando estas tecnologias em seu favor.

A inovação em recursos humanos traz facilidades e mais possibilidades para o setor de RH através de novas tecnologias como inteligência artificial, People Analytics, eSocial e até mesmo a Carteira de Trabalho Digital!

O analista de RH deve cada vez menos gastar tempo com trabalhos manuais e cada vez mais se dedicar ao trabalho estratégico da gestão de pessoas, se tornando um dos protagonistas do desenvolvimento da empresa.

A tecnologia é uma forte aliada para a tomada de decisão do analista de recursos humanos. Utilizando-se dela é possível obter dados cada vez mais precisos. É a capacidade analítica de interpretar dados e tomar boas decisões que fará do analista de RH uma peça fundamental. Afinal, existem coisas que só um ser humano é capaz de fazer.

O analista de Recursos Humanos do futuro

Como dito anteriormente, a tendência é de um profissional capaz de criar estratégias e soluções para o desenvolvimento da empresa. Iremos tratar agora algumas características importantes que este profissional deve ter:

• Experiência do colaborador
    Um bom e atualizado analista de Recursos Humanos sabe a importância da experiência do colaborador. Afinal, as pessoas buscam um trabalho que seja condizente com seu propósito e estilo de vida.
    É por isso que uma tendência são os home office, espaços de coworking e horários flexíveis, por exemplo. É importante que o profissional de RH saiba criar uma boa experiência para o colaborador e, ao mesmo tempo, garantir a produtividade do mesmo.
  • Liderança estratégica
    O analista de RH que souber liderar de forma estratégica os colaboradores da empresa é o profissional que irá guiar a organização para um crescimento exponencial.
  • Plano de carreira
    Nossa sociedade está em constante transformação, e uma das mudanças é a visão de plano de carreira. O profissional de recursos humanos deve estar atento à essa mudança e saber como lidar com isso.
  • Gamificação
    A gamificação é uma forte tendência, principalmente se pensarmos na nova geração de colaboradores. É importante estar preparado para lidar com essa geração cada vez mais conectada com o mundo digital.

Curso de Recursos Humanos é uma tendência no Século XXI?

Com toda a certeza! Em um mundo digital, o profissional que sabe liderar e trabalhar com o material humano será um grande diferencial.

Está claro que o analista de recursos humanos será um dos protagonistas para transformações e desenvolvimento das organizações, sendo fundamental não só para um bom desempenho, mas também pela permanência da empresa no mercado.

Quer saber mais sobre o curso de Recursos Humanos? Leia nosso post sobre 6 coisas que você aprende em Gestão de Recursos Humanos