Faculdade de Engenharia Mecânica, vale a pena?

Faculdade de Engenharia Mecânica, vale a pena?

O curso de Engenharia Mecânica é uma boa opção para aqueles que buscam se profissionalizar em uma área de exatas que proporcione estabilidade e uma ótima remuneração, mas claro que para isso o profissional deverá se dedicar e buscar especialização depois de formado.

De forma geral, o engenheiro mecânico trabalha com o desenvolvimento de motores, veículos e maquinário para a indústria, além de se envolver com pesquisas, no desenvolvimento de tecnologias e em outras atividades de relevância.

Sendo assim, se você está interessado em cursar uma faculdade em Engenharia Mecânica, mas gostaria de obter maiores informações sobre as áreas de atuação e a sua faixa salarial, fique atento a relação que preparamos para você.

Áreas de atuação do engenheiro mecânico

Fique por dentro das principais áreas da Engenharia Mecânica! Veja a seguir:

Indústria metalúrgica

Nesse tipo de indústria, atividades como a condução de projetos, organização da produção, gerenciamento de recursos e suprimentos são algumas das responsabilidades atribuídas ao engenheiro mecânico.

Indústria petroquímica

O engenheiro mecânico que atua na indústria petroquímica pode comandar equipes e trabalhar com o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos que envolvam bombeamento, refino, processamento e a distribuição de todos os produtos resultantes de todo processo.

Indústria automobilística

Aqui, o profissional formado em Engenharia Mecânica atua em todos os processos da produção, tanto no que diz respeito ao seu gerenciamento quanto a questões relacionadas aos componentes e sistemas em geral.

Bancos

Devido aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e somados às suas habilidades matemáticas, os profissionais que se formam em áreas da Engenharia podem ser solicitados para trabalhar em bancos como analistas de mercado.

Órgãos públicos

Muitos são os concursos a nível municipal, estadual e federal que abrem vagas para esse tipo de profissional para atuar na gestão e fiscalização de obras, sempre com ótimos salários (diga-se de passagem).

E quanto ganha um engenheiro mecânico?

A média salarial de um engenheiro mecânico pode variar bastante de acordo com algumas questões, mas a lei garante um piso salarial mínimo (seis salários mínimos) para carga-horária de 6h e de 9,5 salários mínimos para aqueles que trabalharem em regime de 8 horas.

Além disso, obviamente, esse valor pode aumentar consideravelmente dependendo do nível de experiência e da formação do profissional, uma vez que é imprescindível procurar realizar cursos e participar de congressos na área para melhorar o currículo ao longo da carreira.