Acesse o conteúdo

Graduação EaD: as facilidades e horários flexíveis!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Graduação EaD: as facilidades e horários flexíveis!

A graduação EaD é a escolha de muitos estudantes do nível superior. Afinal, o ensino a distância oferece diversas facilidades e flexibilidade de horário. Mas será que a modalidade EaD é realmente a opção ideal para o seu futuro no mercado de trabalho?

Antes de tomar uma decisão e realizar a matrícula em um curso dessa modalidade de ensino, é fundamental buscar informações e compreender quais são as verdadeiras vantagens da educação a distância. Dessa forma, é possível fazer a escolha certa e desfrutar ao máximo a sua vida acadêmica.

Sendo assim, continue a leitura e entenda como são as aulas dos cursos EaD e quais são as principais vantagens dessa modalidade de ensino. Confira agora!

Como são as aulas de uma faculdade EaD?

A graduação EaD utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para compartilhar todos os conteúdos necessários para a formação do aluno, além de permitir que o estudante entre em contato com os professores e tutores.

Nessa plataforma, que deve ser intuitiva e acessível, as aulas são disponíveis em formato de vídeo e algumas acontecem ao vivo. Logo, o estudante da modalidade EaD tem a opção de assistir às aulas gravadas quantas vezes desejar, além de poder interagir, de forma imediata, com os professores durante as aulas ao vivo.

A educação a distância também deve proporcionar a troca de aprendizado entre os alunos e a construção de networking. Ou seja, é importante que a instituição de ensino realize atividades que impeçam o aluno de passar por um processo solitário de ensino-aprendizagem. Portanto, devem ser solicitadas atividades em grupo, por meio do AVA, e alguns encontros presenciais, que devem ocorrer ao longo da graduação.

Agora que você entendeu como são as aulas de uma faculdade EaD, entenda, também, quais são as principais vantagens do ensino a distância e descubra se essa é a modalidade de ensino ideal para o seu sucesso profissional. Leia até o final!

Leia também:

Quais são as vantagens de uma graduação EaD?

As graduações a distância oferecem cursos com diversas vantagens, especialmente para quem quer conciliar trabalho e estudos ou ter praticidade na vida acadêmica. Por isso, confira quais são os maiores benefícios para quem opta pelo ensino a distância no nível superior e tire todas as suas dúvidas.

Maior praticidade e flexibilidade de horário

Com certeza, a grande vantagem da educação a distância é a praticidade e a flexibilidade de horário, pois, sem a obrigação de se deslocar até o campus e cumprir com horários definidos de aula, os cursos EaD proporcionam um estudo que se encaixa na rotina do estudante e o permite conciliar a graduação com o trabalho e outras responsabilidades.

Tudo isso é possível devido a uma rede de suporte preparada para atender ao aluno e entregar todos os recursos necessários para que ele se dedique aos estudos de acordo com a sua rotina. Ou seja, o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico (notebook, smartphone, tablet etc.) e os tutores ficam à disposição para sanar quaisquer dúvidas.

Dessa forma, o estudante da modalidade EaD define a sua própria rotina de estudos, escolhe o horário e os dias que deseja estudar e encontra todo o suporte necessário de forma online no AVA. Logo, a praticidade e a flexibilidade de horários são grandes diferenciais dos cursos a distância.

Maior economia

A faculdade EaD é a opção mais econômica para conquistar um diploma de nível superior. Isso acontece porque as mensalidades dos cursos de educação a distância são muito mais baratas do que qualquer outra modalidade de ensino e não existe o gasto com transporte até o campus.

Portanto, a economia financeira é um fator significativo e, muitas vezes, decisivo na hora de se optar por uma graduação a distância. Afinal, se você deseja um investimento mais econômico, mas não quer perder a qualidade de ensino na formação acadêmica, sem dúvidas, o EaD é a modalidade certa.

Sendo assim, a economia financeira proporcionada pela educação a distância no ensino superior é uma grande vantagem para quem escolhe essa modalidade. Por isso, uma graduação EaD pode ser a escolha ideal para o seu futuro.

Autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem

No ensino a distância, o aluno é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que participa do processo de forma ativa, ao contrário do que acontece no modelo tradicional de ensino, em que, muitas vezes, o aluno aprende de forma passiva, apenas absorvendo o conteúdo exposto pelo professor.

Devido ao formato das aulas EaD, o estudante vive uma experiência de aprendizado totalmente exclusiva e de acordo com as suas necessidades. Ou seja, o aluno pode determinar qual é o melhor horário para estudar, qual é a sua melhor forma de aprender, pausar e rever os vídeos da aula sempre que desejar, consultar conteúdos extras, tirar dúvidas com os tutores, conversar com colegas em fóruns e desenvolver o seu próprio processo de ensino-aprendizagem com autonomia e de forma ativa.

Por isso, a autonomia do aluno é mais uma das principais vantagens dos cursos EaD e garante um aprendizado personalizado e com alto padrão de qualidade.

Diploma de nível superior com reconhecimento no mercado de trabalho

Se você acredita que o diploma da graduação EaD não é reconhecido no mercado de trabalho ou não é valorizado, saiba que você não poderia estar mais enganado. A verdade é que os diplomas dos cursos EaD têm o mesmo reconhecimento que os cursos da modalidade presencial e semipresencial, tanto pelo Ministério da Educação (MEC) quanto pelo mercado.

Além do mais, ao longo da graduação EaD, o estudante desenvolve habilidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho da atualidade, como organização, disciplina, facilidade com o home office, entre outras. Portanto, o diploma do ensino a distância não só é reconhecido como é valorizado pelos recrutadores.

Dessa forma, conquistar um diploma de nível superior com reconhecimento e valorização no mercado de trabalho é um grande benefício da modalidade, diferentemente do que muitos possam pensar.

Logo, a graduação EaD conta com diversas facilidades, como a praticidade e a flexibilidade de horário, uma maior economia, autonomia e o protagonismo do aluno, bem como um diploma reconhecido pelo mercado. Sendo assim, essa pode ser a melhor escolha para o seu ensino superior.

Quer saber como aproveitar ao máximo a modalidade EaD? Então, leia, agora mesmo, sobre cursos de graduação a distância: dicas para aproveitar as aulas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *