Acesse o conteúdo

O que é jornada do herói e como usar na publicidade e propaganda

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que é jornada do herói e como usar na publicidade e propaganda

Se alguma vez na vida você se emocionou com a história de um personagem de filme, onde ele sai da sua pacata e tranquila vida para uma aventura inesquecível, provavelmente, você já se deparou com a jornada do herói.

Embora a Pixar tenha eternizado o modelo de jornada do herói dos filmes e animações, essa trilha é muito mais antiga. Vemos a mesma estrutura na mitologia grega, romana e suméria, por exemplo.

Também observamos a jornada do herói nos contos de fadas, nos romances de época e, por que não, na vida real.

E quem estudou a fundo essa estrutura que revela a jornada da vida humana foi ninguém menos do que Joseph Cambpell.

Mitologista, escritor e professor universitário, Campbell dedicou boa parte de sua vida, assim como Mircea Eliade, a desvendar os símbolos, arquétipos e comportamentos que se repetem século após século em nossas vidas.

Neste artigo, vamos te apresentar o que é a jornada do herói e como essa estrutura narrativa pode ser usada na publicidade e propaganda. Continua com a gente?

O que é a jornada do herói?

Ao longo da história, mitos e lendas de diversas culturas compartilharam elementos narrativos semelhantes.

Heróis como Hércules na mitologia grega, Rama na mitologia hindu e o Rei Arthur nas lendas britânicas passaram por jornadas marcantes em suas vidas com desafios e provações. Em épocas mais atuais, vimos essas mesmas jornadas em filmes como O Senhor dos Anéis e Game of Thrones, por exemplo.

Essas histórias, mesmo criadas em diferentes contextos culturais, apresentam estruturas narrativas reconhecíveis, o que demonstra um fio condutor que Joseph Campbell chamou de monomito.

Em outras palavras, essas narrativas contam sempre a mesma história, sob diversas perspectivas. E essa história, ou monomito, possui uma estrutura bem marcada.

As etapas da jornada do herói

A jornada do herói é composta por uma série de etapas que conduzem o protagonista a uma transformação significativa. Essas etapas podem variar em detalhes, mas, de maneira geral, seguem a estrutura proposta por Campbell:

1. Mundo comum

Nesta fase inicial, o herói vive em um ambiente cotidiano e familiar, mas também pode sentir um chamado para aventura.

2. Chamado à aventura

O herói é apresentado a uma oportunidade ou desafio que o leva a deixar sua vida comum e iniciar a jornada.

3. Recusa ao chamado

O herói pode hesitar ou recusar o chamado por medo, insegurança ou outras razões, mas acabará aceitando o desafio.

4. Encontro com o mentor

O protagonista encontra um mentor ou guia que o ajuda a se preparar para a jornada, oferecendo conselhos, conhecimentos ou presentes.

5. Travessia do limiar

O herói atravessa um limiar ou ponto de não retorno, deixando seu mundo comum e entrando em um novo reino ou dimensão.

6. Testes, aliados e inimigos

O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos em sua jornada, desenvolvendo habilidades e aprendendo lições importantes.

7. Aproximação da caverna oculta

O herói se aproxima do ponto mais crítico da jornada, onde o objetivo principal está localizado.

8. Provação suprema

O momento mais desafiador da jornada, em que o herói enfrenta seu maior medo ou ameaça.

9. Recompensa

Após superar a provação, o herói recebe uma recompensa, que pode ser um objeto mágico, conhecimento ou outra conquista significativa.

10. Caminho de volta

O herói inicia o retorno ao seu mundo comum, enfrentando novos desafios ao longo do caminho.

11. Ressurreição do herói

O herói enfrenta uma última provação, que pode ser uma morte simbólica e um renascimento, levando à transformação final.

12. Regresso com o elixir

O herói retorna ao seu mundo comum, trazendo consigo o elixir, uma dádiva que beneficiará sua comunidade.

Se você analisar qualquer filme de aventura ou mito conhecido, como Hércules, Perseu, Thor, dentre tantos outros, vai encontrar essa estrutura na história contada.

E essa estrutura é usada justamente para produzir um efeito em quem ouve a história. Esse efeito é o que a publicidade e propaganda procuram gerar no público através de seus comerciais e propagandas.

A jornada do herói como estratégia de storytelling na publicidade e propaganda

O storytelling (narrativa) tem se mostrado uma das abordagens mais eficazes para engajar o público em campanhas de publicidade. Afinal, contar histórias é uma forma poderosa de conectar-se emocionalmente com as pessoas, criar identificação e manter a atenção do espectador.

Nesse sentido, a jornada do herói oferece uma estrutura sólida e comprovada para o desenvolvimento de narrativas envolventes e impactantes, permitindo que marcas e produtos sejam posicionados como protagonistas em suas próprias histórias.

Engajando o público através da emoção

As histórias baseadas na jornada do herói têm o potencial de criar mensagens memoráveis que ressoam na mente do público por muito tempo após a exposição inicial.

Isso se deve à estrutura coerente da narrativa, que facilita a compreensão e a assimilação das mensagens-chave. Quando uma história é bem construída e bem contada, a mensagem que ela transmite se torna mais duradoura e significativa para o público.

Basta você analisar a trajetória dos comerciais da Coca-Cola, por exemplo. O storytelling da marca foi tão bem construído que a empresa conseguiu conectar seu principal produto à felicidade.

Quem não quer ser feliz, não é? Ao usar o jargão “abra a felicidade”, a marca conseguiu se inserir nos melhores momentos da vida das pessoas, tornando-se inesquecível.

Mostrando a transformação do herói

Uma das partes mais impactantes da jornada do herói é a transformação do protagonista ao longo da história.

Esse elemento é especialmente relevante na publicidade, onde as marcas geralmente buscam destacar como seus produtos ou serviços podem mudar positivamente a vida dos seus clientes.

Ao posicionar a marca ou produto como o herói da história, ela pode mostrar como pode resolver os problemas e atender às necessidades do público-alvo, levando à sua transformação positiva.

Como exemplo de campanha de sucesso, podemos citar os comerciais da marca RedBull. Vai dizer que você não lembra do jargão “RedBull te dá asas”?

A marca foi muito bem-sucedida ao mostrar que o seu produto poderia transformar a vida das pessoas conferindo mais energia e disposição para realizar qualquer coisa.

Criando mensagens memoráveis

As histórias baseadas na jornada do herói também têm o potencial de criar mensagens memoráveis, que ressoam na mente do público por muito tempo após a exposição inicial.

Isso se deve à estrutura coerente da narrativa, que facilita a compreensão e a assimilação das mensagens-chave.

Quando uma história é bem construída e bem contada, a mensagem que ela transmite se torna mais duradoura e significativa para o público.

Exemplo de sucesso neste caso é a campanha Retratos da Real Beleza, da Dove.

Ao transformar a visão que centenas de mulheres tinham sobre si mesmas, a marca estava transmitindo uma poderosa mensagem de autoestima e autovalorização, que se perpetua até hoje.

Se você adora se emocionar com histórias e gostaria de colocar a sua criatividade em ação para emocionar outras pessoas, talvez a publicidade e a propaganda sejam a carreira ideal para você.

Aqui na Tuiuti, adoramos construir sonhos em conjunto. Por isso, oferecemos a melhor graduação em publicidade e propaganda do estado. Acesse a página do curso e confira todos os detalhes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *