A área de concentração é a Educação. O PPGED está articulado nas duas Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação; e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores.
30x R$ 2.357,60 Mestrado
48x R$ 2.539,04 Doutorado
Os valores poderão ser reajustados anualmente.
Descontos e financiamento consulte os regulamentos.
O Programa de Pós-Graduação é presencial com possibilidade de atividades remotas, realizadas de forma síncrona. Para mais informações, consulte a secretaria do Programa de Pós-Graduação.
-
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Educação possui os cursos de Mestrado e Doutorado. Está estruturado em duas Linhas de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos articuladores e Políticas Públicas e Gestão da Educação.
É composto por grupos e núcleos de pesquisa. Possui como objetivos:- Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
- Produzir conhecimento em Educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
- Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
- Formar educadores com capacidade investigativa crítica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
-
Público-Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas afins, interessados na pesquisa em educação.
-
Áreas de Concentração
-
Inserção Social
A inserção social do PPGED está direcionada para as atividades desenvolvidas com instituições de ensino Superior e da Educação Básica, da rede estadual e redes municipais de ensino do Paraná e de outros estados do Brasil, articulando-se em âmbito estadual, nacional e internacional com instituições de ensino, de pesquisa e de organizações profissionais, entre outras. Assim, registra-se número expressivo de mestrandos vinculados à Educação Básica; os egressos buscam apoio pedagógico, assessorias para a gestão de políticas públicas; realização de palestras, conferências e assessorias com temáticas relacionadas aos projetos de investigação em educação; realização de cursos de especialização – pós-graduação lato sensu; projetos de extensão e pesquisa tendo como participantes professores da Educação Básica, graduandos, mestrandos e doutorandos do PPGED como: Museu Escola, projetos de extensão; projetos de pesquisas financiados pela CAPES/Observatório da Educação; participação em fóruns de educação e reuniões preparatórias de eventos nacionais e internacionais como as da Associação de Pós-Graduação em Educação – ANPED, Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE, Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE, de História Sociedade e Educação no Brasil/ HISTEDBR, Congresso Luso Brasileiro de História da Educação – COLUBHE, Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Education – AFIRSE, Congresso Ibero Americano de História da Educação – CIHELA; participação em redes virtuais de cooperação para produção e divulgação de conhecimento; participação em Conselhos de Educação e parcerias com instituições governamentais e da sociedade organizada.
-
Linhas de Pesquisa
O Programa está estruturado em duas linhas de pesquisa (LP)
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de Pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas destacam-se: formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político pedagógico – PPP, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, reformas educacionais contemporâneas, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A Linha de Pesquisa tem como objetos de investigação as práticas pedagógicas e os seus elementos articuladores. Estes são entendidos como currículo, ensino e aprendizagem, avaliação, sujeitos e relações pedagógicas, formação continuada de profissionais da educação, tecnologias educacionais e inovações pedagógicas. As práticas pedagógicas e os seus elementos articuladores são pesquisados sob perspectivas teóricas vinculadas as demandas escolares contextualizadas históricas e socialmente, tais como: educação ambiental, educação do campo, educação escolar indígena, educação especial e inclusão escolar, alfabetização e letramentos.
I Grupos e Núcleos de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão da Educação
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Trabalho, Educação e Políticas Educacionais
Profª Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Estado e Políticas Educacionais
Profª Dra. Anita Helena Schlesener
Educação, Arte e Políticas Públicas
Profª Dra. Josélia Schwanka Salomé
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade :
Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves – UTP
Prof. Dr. João Henrique da Silva – UFRRJ
Formação de Professores, Territórios Educativos e Representações Sociais – FOTERS.
Profa. Dra. Sueli Pereira Donato
Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos:
Profa. Dra. Maria Alzira Leite
Os Ressignificados da Prática Pedagógica Durante e Pós-Pandemia.
Profa. Dra. Maria Alzira Leite
Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas – NUPECAMP – Clique aqui
Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais – TEPE – clique aqui
-
Projetos de Pesquisa
PROJETOS EM ANDAMENTO
Título: Educação repressiva: as várias faces da repressão na formação da sociedade
Coordenação: Profa. Drª. Anita Helena Schlesener
Período: 2018 – 2023
Financiamento: UTP
Título: Posições do Andes para o Trabalho de Professores Brasileiros (1996- 2020).
Coordenação: Prof.ª Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Período: 2020 – 2022
Financiamento: UTP
Título: Movimento Nacional de Educação do Campo: das cartas/manifestos às políticas educacionais
Coordenação: Profª. Drª. Maria Antônia de Souza
Período: 2019 – 2022
Financiamento: UTP
PROJETOS ANTERIORES
Título: Educação Estética, Trabalho e Sociedade
Coordenação: Profa. Drª. Josélia Schwanka Salomé
Período: 2017 – 2021
Financiamento: UTP
Título: Ensino e Aprendizagem de História: mapeamento de infra- estrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo nos Municípios de Prudentópolis e Araucária
Coordenação: Profa Dra. Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos
Período: 2017 – 2021
Financiamento: CNPQ/UTP
Título: Docentes idosas/os do campo: Trabalho, Educação e Escola Pública.
Coordenação: Prof.ª Dra. Maria Antônia de Souza e Profª. Drª Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Período: 2018 – 2021
Financiamento: CNPq/UEPG/UTP
Título: Hegemonia,Ideologia e Educação em Antônio Gramsci
Coordenação: Profa. Drª. Anita Helena Schlesener
Período: 2018 – 2020
Financiamento: UTP
Título: Balanço do Conhecimento sobre Formação de Professores nas produções comunicadas nos encontros nacionais da Anped (2018-2020)
Coordenação: Profa. Drª. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Período: 2018 – 2020
Financiamento: UTP
Título: Impactos na Formação e Trabalho de Professores que Apoiaram o Movimento de Estudantes do Ensino Médio na Ocupação das Escolas no Paraná
Coordenação: Profa. Drª. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Período: 2018 – 2020
Financiamento: UTP
Título: Identidade e Sujeitos Escolares no Município de Tijucas do Sul
Coordenação: Profa Dra. Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos
Período: 2018 – 2020
Financiamento: UTP
Título: Política e Educação em Escritos de Walter Benjamin
Coordenação: Profa. Drª. Anita Helena Schlesener
Período: 2018 – 2020
Financiamento: UTP
Título: Epistemologia e Educação: pensando as imbricações étnico-cognitivas que perpassam as políticas educacionais na contemporaneidade
Coordenação: Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Período: 2016 – 2020
Financiamento: UTP
Título: 20 anos da Educação do Campo: o que muda na gestão e prática pedagógicas nas escolas públicas
Coordenação: Profª. Drª. Maria Antônia de Souza
Período: 2015 – 2019
Financiamento: CNPq – Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq
Título: Educação Ambiental, Práticas e Políticas;
Coordenação: Profª. Drª. Maria Arlete Rosa
Período: 2017 – 2019
Financiamento: UTP
-
Estrutura Curricular
DOUTORADO
O Programa para o Doutorado tem sua estrutura curricular organizada por meio de disciplinas obrigatórias, seminários, atividades de pesquisa, elaboração de qualificação e defesa da Tese.
CURSO DE DOUTORADO: 36 créditos
28 créditos assim compostos:
- 8 créditos em disciplinas obrigatórias (DO) comuns às LP´s: Pesquisa em Educação: aprofundamentos teórico-metodológicos e Educação Brasileira: aprofundamentos teórico-metodológicos.
- 8 créditos em dois Seminários Avançados – SA – em escolha conjunta com seus orientadores ofertados em cada semestre, conforme as demandas dos alunos.
- 12 créditos – Atividades de Pesquisas – AP´s contribuem para o aprofundamento e aperfeiçoamento da produção da tese, totalizam 6 atividades, somando 12 créditos ao longo dos 48 meses de curso.
- 8 créditos referentes à defesa de tese.
MESTRADO
O Programa para o Mestrado tem sua estrutura curricular organizada por meio de disciplinas obrigatórias (comuns e especificas da LP), disciplinas optativas (Tópicos Especiais) , seminários, eventos do Programa , elaboração de qualificação e defesa da Dissertação.
- CURSO DE MESTRADO: 36 créditos
- 28 créditos em disciplinas obrigatórias, assim compostos
- 8 créditos em II disciplinas comuns, obrigatórias às duas LP´s, a saber: Pesquisa em Educação e Educação Brasileira.
- 8 créditos em II disciplinas específicas às LP´s, sendo elas: Teorias de Currículo e Fundamentos da Prática Pedagógica vinculadas à LP de Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores; e as disciplinas Gestão da Educação e Políticas Públicas em Educação vinculadas à LP Políticas Públicas e Gestão da Educação.
- 8 créditos em II disciplinas obrigatórias intituladas Prática de Pesquisa e Seminário de Dissertação, que são ministradas em cada uma das LP´s.
- 4 créditos em Tópicos Especiais – TE´s. São ofertados vários TE´s para que os mestrandos escolham ao menos I durante o curso de mestrado.
- 8 créditos referentes à dissertação.
Disciplinas obrigatórias comuns:
- Pesquisa em Educação
- Educação Brasileira
Disciplinas obrigatórias específicas:
LP Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
- Teorias do Currículo
- Fundamentos da Prática Pedagógica
LP Políticas e Gestão da Educação: Gestão e Políticas Públicas em Educação:
- Gestão da Educação
- Políticas Públicas em Educação
As disciplinas optativas, Tópicos Especiais, constituem 4 créditos obrigatórios. São oferecidas pelas Lp´s e os alunos optam, segundo indicações do seu orientador, quais e quantas disciplinas fazer.
Além das disciplinas optativas e obrigatórias, os alunos participam de seminários e eventos organizados no Programa. A qualificação da dissertação/tese acontece após a conclusão de todos os créditos. As defesas ocorrem após a finalização de todos os créditos.
-
Corpo Docente
LP POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
- Dra. Anita Helena Schlesener – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho – Credenciado Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Josélia Schwanka Salomé – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dr. Pedro Leão da Costa Neto – Credenciado Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Rita de Cássia Gonçalves – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes
LP PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
- Dra. Maria Alzira Leite – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Maria Antônia de Souza – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Maria Arlete Rosa – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dr. Eduardo Fofonca – Credenciado Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes - Dra. Sueli Pereira Donato – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currílo Lattes
- Dra. Anita Helena Schlesener – Credenciada Doutorado e Mestrado
-
Credenciamento
Clique aqui para acessar o arquivo PDF.
-
Infraestrutura
A infraestrutura de apoio às pesquisas do PPGED engloba um amplo conjunto de laboratórios que estão distribuídos nos dois Campi da Universidade. No total, são disponibilizados 34 laboratórios, sendo 27 de Informática, 2 de Internet e 4 laboratórios específicos de apoio à pesquisa educacional, oferecendo à comunidade do PPGED locais para estudo, com apoio de recursos digitais, incluindo tecnologias que mantém a comunicação em rede entre professores e alunos, bem como recursos disponíveis online no site e Sistema de Bibliotecas da Universidade. Contam os Laboratórios com suporte de monitores especializados em Informática, para o atendimento ao desenvolvimento das pesquisas. Os laboratórios atendem as necessidades do PPGED para acesso e comunicação remotos, no apoio técnico e acesso às diversas tecnologias digitais requeridas para as pesquisas em andamento.
Saiba mais aquiLaboratórios específicos que atendem ao PPGED:
- Laboratório de Informática do PPGED
- Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais (LEPPE)
- Centro de Referência Documental (CRDOC)
- Laboratório do Observatório de Educação no Campo (OBEDUC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais (NEPE)
- Laboratórios de Internet
Biblioteca
A Universidade Tuiuti do Paraná conta com um Sistema de Bibliotecas moderno e informatizado, composto por 4 instalações conectadas em rede, sendo uma delas a Biblioteca Central:
- Biblioteca do Campus Prof. Sydnei Lima Santos – Biblioteca Central
- Biblioteca do Campus Bacacheri
O acervo, geral da UTP, em 2015, disponibiliza um total de 73.345 títulos (livros), num conjunto total de 139.990 exemplares, relativos a todas as áreas do conhecimento. Desse total, 5.029 títulos (livros) e 10.890 exemplares, pertencem ao acervo da área de Educação. O acervo relativo a Periódicos (Revistas Científicas) reuniu um total de 5.063 títulos e 61.350 exemplares. Desse acervo total, 344 títulos e 4.629 exemplares referem-se a área da Educação. O Sistema de Bibliotecas dispõe de: Hemeroteca, Mapoteca e Multimeios, além de um acervo próprio, de livros, Teses e Dissertações.
O sistema UTP de bibliotecas está associado ao IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento.
Clique aqui para acessar a Biblioteca da UTP.
O Programa tem investido numa política de buscar acesso a acervos eletrônicos em bases bibliográficas especiais de acesso via Internet. A Universidade Tuiuti do Paraná tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mais especificamente, às bases de dados Science Direct, inclui: Physical Sciences and Engineering; Life Sciences; Health Sciences; Social Sciences and Humanities, ampliando as possibilidades de difusão da produção científica mundial atualizada entre seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários. A possibilidade de utilização do Portal de Periódicos Capes – de acesso imediato, livre e gratuito para os usuários da UTP e podendo ser realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet, localizado na instituição ou por ela autorizado – evidencia a opção da instituição por um modo de fazer pesquisa que privilegia a otimização, disseminação e democratização da produção do conhecimento nacional e internacional. Além de reforçar e fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão que reconhecem o exponencial crescimento do uso das pesquisas online, o Portal facilita e agiliza a obtenção dos dados para o desenvolvimento acadêmico.
EBSCO – Bases de Dados de Pesquisa.
-
Publicações
O periódico Caderno de Pesquisa: Pensamento Educacional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná foi lançado em 2006, com publicação semestral, sendo obtido o ISSN 1980-9700 para a revista impressa.
A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online e está, desde então, no site da Universidade.
Acesse aqui o link dos Cadernos de Pesquisa – Versão OJS
Criado com o objetivo de divulgar pesquisa e reflexões sobre as questões candentes da educação no contexto contemporâneo, o periódico institui-se como um espaço de debate, de intercâmbio e de socialização de pesquisas na área de educação.
Produção Docente – Ebooks
Mosaicos, colagens, desvios, passagens: a educação a partir de Walter Benjamin – Anita Helena Schlesener
Retratos da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná: campo, sujeitos e escola pública – Maria Antônia de Souza, Regina Bonat Pianovski (orgs.)
Escola Pública, Educação do Campo e Projeto Político Pedagógico – Maria Antônia de Souza (org.)
Educação Ambiental rumo à Escola Sustentável – Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella e Maria Arlete Rosa.
-
Egressos
Perfil do Profissional
Pesquisador com autonomia intelectual e crítica perante as questões sociais brasileiras; capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social; familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolve investigação; preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
O egresso tem condições de manter relação com as entidades e organizações que realizam os eventos ANPED, ANPED/SUL, ENDIPE, Educere, ANPAE. O mestre e o doutor saem com subsídios para a continuidade de suas pesquisas em outras frentes da educação brasileira, bem como a divulgação dos resultados das investigações. Mediante a realização das atividades do PPGED, saem do Programa com fundamentos para lançar olhares críticos à realidade educacional brasileira e projetar possíveis soluções.
Os egressos do PPGED têm sido aprovados em concursos de órgãos públicos como universidades,institutos de educação superior e de instituições particulares. Há egressos do PPGED trabalhando na UFPR, UEPG, UNICENTRO/PR, UNIOESTE/PR, IFSC, IFPR, UTFPR, UFFS entre outros. Outros egressos trabalham em secretarias municipais de educação, como coordenadores pedagógicos, como secretários municipais de educação. O Programa prepara o egresso para trabalhar nas diversas frentes educacionais, com a gestão de políticas públicas e com práticas pedagógicas.
Um breve mapeamento das atividades dos egressos do PPGED, nos anos entre 2013 e 2015, indica que 25 egressos trabalham em instituições públicas e 12 em instituições particulares de Ensino Superior. Na Educação Básica estão 31 egressos do PPGED: 15 na Rede Municipal; 12 na Rede Estadual e 4 na Rede particular de ensino. Dois egressos trabalham como autônomos em processos de formação de professores; quatro trabalham com editoras universitárias em divulgação de materiais didáticos e cursos de formação de professores. Uma egressa do doutorado está em Diretoria de Cultura do Município de Curitiba, outra egressa está em Pró-Reitoria de Pesquisa em instituição particular de ensino. Um egresso do mestrado cursa, com dedicação exclusiva, doutorado em Teologia em outra Instituição de Ensino.
O egresso tem a oportunidade de manter o contato acadêmico com o PPGED, seja por meio da participação em eventos promovidos pelo programa, para os quais é convidado, seja através da página dos egressos no facebook, criada especialmente para manter este vínculo: NEPPET – Núcleo de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação – UTP. Alguns egressos têm publicado capítulos de livros em coletâneas organizadas pelos docentes do Programa.
Importante destacar que o PPGED tem projetos de pesquisas que agregam graduandos, professores da rede, mestrandos e doutorandos. Nos últimos anos, egressos da graduação da Universidade que participaram de atividades promovidas pelo Programa e integrado com a graduação têm prestado o processo seletivo e ingressam no mestrado. Na turma de 2015 foram 4 as mestrandas que concluíram graduação participando em projeto do PPGED. Outras 3 doutorandas são oriundas do mestrado, bolsistas do projeto CAPES/OBEDUC. Com isso, destacam-se duas frentes importantes relacionadas aos egressos, ou seja, a continuidade dos estudos por parte dos mestres formados no Programa e a continuidade dos estudos por parte de graduandos e professores da rede inseridos em Projetos que articulam a Pós-Graduação com a Educação Básica. A outra frente é a da inserção dos egressos do Programa – mestres e doutores – nas instituições públicas de ensino, sejam universidades federais, estaduais e institutos federais de ensino.
Clique aqui para acessar o Núcleo de Egressos do PPGED.
-
Regulamento
Clique aqui para acessar o Regulamento.
-
Processo Seletivo
Processo Seletivo: Doutorado
Etapas:
1ª Etapa: Prova Escrita.
2ª Etapa: Análise do Currículo e Projeto de Pesquisa.
3ª Etapa: Prova de Arguição (Defesa do Projeto de Tese).
Para a classificação dos candidatos será considerado seu desempenho nas três Etapas da Seleção.
O programa recebe semestralmente alunos especiais, para cursarem disciplinas de Seminários Avançados ou para participarem dos Grupos de Estudos e Pesquisa.
Processo Seletivo: Mestrado
Etapas:
1ª Etapa: Prova escrita.
2ª Etapa: Análise do currículo e do Anteprojeto de Pesquisa.
3ª Etapa: Prova de Arguição (Defesa do Anteprojeto de Dissertação).
Para a classificação dos candidatos será considerado seu desempenho nas três Etapas da Seleção.
O programa recebe semestralmente alunos especiais, para cursarem disciplinas de Tópicos Especiais ou para participarem dos Grupos de Estudos e Pesquisa.
-
Editais
EDITAIS 2024:
EDITAIS 2023:
Resultado Bolsas e Taxas PROSUP 2023.2
Adendo Edital Taxa Mestrado 2023.2
Resultado Bolsas e Taxas PROSUP CAPES 2023.2
Edital disciplinas isoladas 2023.2
Resultado Processo Seletivo Inverno 2023.2
Edital de Entrevistas Práticas Pedagógicas
Edital de Entrevistas Políticas Públicas
Processo Seletivo Inverno 2023
Resultado Processo Seletivo Novas Vagas 2023.
Edital Disciplinas Isoladas 2023/1
Edital entrevistas Políticas Públicas
Edital entrevistas Práticas Pedagógicas
EDITAIS ANTERIORES:
Processo Seletivo de Verão Novas Vagas 2023
Resultado Processo Seletivo 2023
Cronograma para entrevistas Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores
Cronograma para entrevistas Políticas Públicas e Gestão da Educação
Processo Seletivo de Verão 2023
Resultado Edital de Contratação Docente 01/2022
ENTREVISTAS PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DOCENTE PPGEDU 2022
Edital de contratação docente.
Edital de Disciplinas Isoladas.
Resultado Bolsas e Taxas CAPES Inverno
Taxas Escolares Distribuídas pela CAPES à Pró-Reitoria Stricto Sensu.
Edital de Bolsas e Taxas CAPES/PROSUP Inverno.
Resultado Processo Seletivo de Inverno.
Edital convocação entrevistas Práticas Pedagógicas Inverno.
Edital convocação entrevistas Políticas Públicas Inverno.
Processo Seletivo de Inverno PPGEDU 2022_2.
EDITAIS ANTERIORES:
Resultado_Bolsas_e_Taxas_PROSUP_CAPES_EDUCACAO
Edital de bolsas e taxa Educação 2022
Edital contratação docente – entrevistas
Edital de Contratação Docente 2022
Processo Seletivo de Novas Vagas PPGEDU 2022
Edital convocação entrevista práticas novas vagas
Edital convocação entrevista políticas novas vagas
Resultado edital de contratação 2022
Edital Disciplinas Isoladas 2022/1
Resultado Processo Seletivo Novas Vagas EDU
Resultado Final do Processo Seletivo de Verão 2022 PPGEDU
Resultado Representante Discente
Edital Convocação entrevista Políticas Públicas
Edital Convocação entrevista Práticas Pedagógicas
Homologação inscrições representante docente
PROCESSO SELETIVO DE VERÃO EDUCAÇÃO 2022 ONLINE
Edital Disciplinas Isoladas EDU 2021_2
Resultado Final Processo Seletivo_PPGEDU_PRÁTICAS 2021_2
-
Convênios
Protocolo de Cooperação entre a Universidade Aberta (Lisboa, Portugal) e Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba – PR, Brasil) para propiciar o desenvolvimento de ações acadêmicas com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica de ambas instituições desde 12 de maio de 2015.
Acordo de Cooperação Científica entre o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a Universidade Tuitui do Paraná por meio do Grupo de Pesquisa em Processos Neurocognitivos da Aprendizagem e as Interferências Digitais Virtuais com o objetivo de Cooperação Científica, de acordo com o ofício n. 03/CESV/1806, protocolo COMAER n. 67012.001871/2016-58, início em 15 de junho de 2016.
Intercâmbio com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra. Este intercâmbio é realizado desde o ano de 2004. Desde então, a profa. Dra. Ariclê Vechia é pesquisadora internacional do Núcleo de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra e mantém um intercambio de estudos e pesquisas com o Dr. António G. Ferreira, atualmente Diretor da FPCE e Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação da mesma Universidade.
Intercâmbio com a Sacredheart University de Connecticut, E.U.A. Este intercâmbio é realizado desde ao ano de 2000 por meio de estudos, atividades de pesquisa e produção bibliográfica, que a Dra Ariclê Vechia desenvolve com o Dr. Karl M. Lorenz, Diretor do Programa de Formação de Professores e Professor do Programa de Pós-Graduação – Administração Escolar, da referida Instituição. Este Intercâmbio tem resultado em intensa produção intelectual, materializada em comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, em capítulos de livros e em periódicos.
-
Internacionalização
Política de Internacionalização da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
A UTP concebe a internacionalização como um pressuposto fundamental da qualidade da educação superior, um empreendimento amplo de interação acadêmica e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços, que envolve a cooperação com universidades, empresas e governos. Assim, a internacionalização deve ser tratada como política institucional. Diante das perspectivas abertas pela internacionalização universitária, na UTP este processo busca articular-se ao ensino, à pesquisa e às necessidades sociais, por meio da cooperação bilateral/multilateral para a realização de cursos, atividades de investigação, extensão, seminários, publicações conjuntas. A Universidade está empenhada em definir instrumentos de cooperação que garantam a qualidade dessas ações, integradas aos diferentes modelos internacionais de educação superior. Contudo, busca se precaver diante da pura e simples padronização das práticas acadêmicas globais, zelando pela manutenção de determinadas características e necessidades culturais locais.
Saiba mais1) CORII – Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais:
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais – CORII é órgão vinculado à Reitoria e tem como objetivo promover a cooperação institucional, no âmbito nacional e internacional. São funções da CORII : elaborar, propor e coordenar a execução das políticas de intercambio cientifico, tecnológico, cultural, artístico e esportivo entre a UTP e outras instituições nacionais e internacionais, apoiar docentes , pesquisadores e discentes de instituições internacionais em atividade na instituição, e os da UTP em atividade no exterior.
COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS (CORII)
Responsável: Rodolfo Enrique Perdomo Freitas
E-mail: [email protected]
Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 9h às 12h.
2) Cooperação entre a Universidade Aberta (Lisboa, Portugal) e Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba – PR, Brasil.
Vigência: 12 de maio de 2015 – 12 de maio de 2018. Prorrogável pelo mesmo tempo.
Acordo de cooperação que visa o estabelecimento de relações de cooperação em domínios que contemplem o desenvolvimento e intercâmbio ao nível da investigação, da capacidade científica, cultural, técnica e a formação de quadros para o ensino de ambas as instituições. Promover a mobilidade de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior, promovendo a realização de estágios para docentes, técnicos, investigadores e estudantes. Formação e atualização permanente de pessoal com o desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação com participação em seminários e encontros acadêmicos. Implementação de trabalhos e de projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da região onde se inserem as instituições cooperadas.
- Teses e Dissertações
-
Descontos e Financiamento
A Universidade Tuiuti oferece o financiamento estudantil Pravaler como opção para o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação:
DESCONTOS EX-ALUNOS
O Egresso da Universidade Tuiuti possui 20% de desconto nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
-
Plataforma Sucupira
Plataforma Sucupira – Saiba Mais
- Calendário 2023
-
Coordenação
Coordenação geral: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza
Email: [email protected]
Currílo LattesEndereço: Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar
Rua Padre Ladislau Kula, 395, Santo Inácio
Curitiba, Paraná – CEP: 82.010.210
(41) 3331-7706 – [email protected]
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.