Acesse o conteúdo

7 tendências em Ciências da Computação para se destacar na carreira

Amanda Cristina de Macedo

Amanda Cristina de Macedo

7 tendências em Ciências da Computação para se destacar na carreira

Diante de um cenário econômico cada vez mais complexo, é fundamental desenvolver habilidades que facilitem o ingresso e permanência no mercado de trabalho. E quando se trata de oportunidades, o setor de tecnologia é o que mais se destaca.

Segundo dados do Google, até 2025, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de Tecnologia da Informação. Questões como falta de diversidade, ausência de talentos com perfil sênior e concentração de oportunidades em grandes capitais são alguns dos fatores que dificultam o ingresso de novos profissionais na área.

Outro ponto que influencia esse desequilíbrio entre oferta de vagas e falta de profissionais é a dificuldade de se manter atualizado em um dos mercados que mais se renova a cada ano.

E, dentro deste setor que abarca uma série de profissões, uma das que mais se destaca é a de Ciências da Computação. Pensando nisso, selecionamos 10 tendências em Ciências da Computação para você ficar por dentro do que vem por aí e se destacar na sua carreira. Confira!

1. Internet das Coisas (IoT)

Apesar de não ser dona dos holofotes, a Internet das Coisas (IoT) continua se desenvolvendo a passos largos, conectando dispositivos físicos à rede e tornando a vida das pessoas cada dia mais simples.

De dispositivos vestíveis a carros inteligentes, ela permeia tanto a vida das pessoas quanto das empresas, oferecendo soluções que proporcionam mais conforto, comodidade e segurança.

A automação comercial e residencial é um dos segmentos de mercado que mais se beneficia da internet das coisas, mas a indústria e as empresas de bens e serviços também podem desfrutar desse avanço em Ciências da Computação.

2. Machine Learning

O machine learning (ML) é uma subárea das Ciências da Computação e funciona como uma espécie de motor para a inteligência artificial (IA).

É o ML que faz com que a IA seja capaz de aprender de forma automática, a partir das interações dos usuários com um sistema. Quanto mais dados são imputados em um sistema, mais essa máquina trabalha para fazer correlações e encontrar respostas cada vez mais precisas sobre determinado assunto.

Sendo fundamental para o desenvolvimento da inteligência artificial, o machine learning está cada vez mais presente em nossas vidas, seja por meio de softwares ou aplicativos.

Nesse sentido, quem estiver por dentro dessa área das Ciências da Computação tem grandes chances de encontrar oportunidades únicas de carreira em tecnologia.

3. Rede 5G

Recentemente, o Brasil passou a ofertar o serviço de internet 5G, mostrando o potencial de velocidade e qualidade de conexão que a internet pode atingir.

Por outro lado, estudos indicam que essa tecnologia pode trazer impactos negativos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, o que traz um grande desafio para o setor tecnológico: como ofertar um serviço seguro às pessoas?

Nesse sentido, existe um amplo campo de estudos e pesquisas sobre o 5G e que vem se desenhando como uma das tendências em Ciências da Computação.

4. Blockchain

Embora a febre do blockchain tenha dado uma trégua com a caída do mercado de criptomoeadas, essa tecnologia continua sendo amplamente usada para oferecer maior segurança ao armazenamento de dados.

Instituições financeiras, governos e grandes empresas investem em blockchain para manter informações estratégicas disponíveis e a salvo na nuvem, de forma descentralizada e de fácil rastreamento.

Assim, garante-se maior transparência nos processos e uma segurança cibernética maior em relação a todos os dados armazenados.

5. Computação quântica

Outra tendência em Ciências da Computação que você não pode perder de vista é a computação quântica.

Computadores quânticos são tecnologias avançadas que permitem realizar análises em um período de tempo muito menor do que os computadores atuais.

Além disso, eles permitem realizar análises mais complexas, sobrepondo dados e criando redes de emaranhamentos de dados para extrair insights ainda mais potentes do que as tecnologias que usamos atualmente.

Essa tecnologia tem grande potencial para transformar o setor de pesquisa e inovação, seja governamental ou privado, já que facilita o processo de análise de dados e permite criar cenários ainda mais complexos.

6. Edge Computing

Também conhecida como computação de borda, essa tecnologia entrega dados sem que eles precisem passar por um servidor central. Portanto, a velocidade de entrega de dados se torna mais ágil e eficaz.

Ideal para carros autônomos e cidades inteligentes, por exemplo, o edge computing oferece análises mais rápidas para tomadas de decisões mais ágeis, como no caso de sistemas de segurança conectados às centrais de polícia.

7. Realidade extendida (XR)

A realidade extendida engloba soluções de realidade aumentada, virtual e mista, trazendo uma infinidade de possibilidades para o mercado — e para quem deseja se destacar em Ciências da Computação.

Essa tecnologia pode ser usada para otimizar o trabalho remoto, favorecendo a colaboração e interatividade entre times de trabalho, por exemplo.

Outra aplicação da realidade extendida é na educação, onde pode proporcionar experiências de aprendizado cada vez mais reais aos estudantes.

Design, acessibilidade e experiência do cliente são outros segmentos de mercado que podem se beneficiar da realidade extendida, além de setores como saúde e serviços em geral.

Como você pode ver, existem inúmeras oportunidades de trabalho no mercado de Tecnologia da Informação. E, quando focamos em Ciências da Computação, essas possibilidades são ainda mais interessantes.

Mas, para que você possa agarrar essas oportunidades, precisa ter preparo, certo? É por isso que aqui na Tuiuti, oferecemos os melhores cursos de graduação e pós-graduação para que você quer se destacar no mercado. Acesse a página da nossa pós-graduação e conheça todas as opções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *