Acesse o conteúdo

Como reduzir custos na empresa sem cortar o cafezinho?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como reduzir custos na empresa sem cortar o cafezinho?

Reduzir custos é uma estratégia de negócios que tem por objetivo levar a empresa a atingir uma melhor eficiência operacional. No entanto, exige um olhar analítico e humano ao mesmo tempo, para que o corte de gastos não se traduza em perdas na qualidade do ambiente de trabalho ou mesmo no reconhecimento pelo esforço dos colaboradores.

Nesse sentido, é de extrema importância ter uma visão sistêmica sobre a empresa e compreender quais pontos de redução de gastos podem verdadeiramente impactar nos resultados da organização.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continua com a gente?

De olho no desperdício de recursos

O primeiro movimento que você deve fazer para reduzir custos na empresa sem cortar o cafezinho é mirar no desperdício de recursos. E quando se trata de fazer essa análise, nem sempre o “pessoal de casa” é o mais indicado para a tarefa.

Isso porque quem está imerso na rotina da empresa nem sempre percebe onde estão os pontos de verdadeiro escape de recursos. Ou, ainda, tem dificuldade em abrir mão de certas coisas, como tecnologias ultrapassadas, e acaba mirando naquilo que não mexe tanto com a zona de conforto da equipe.

Nesse sentido, pode ser bom contar com uma consultoria externa, que esteja isenta dos processos diários da empresa. Mas, caso não seja possível fazer essa contratação, siga as dicas que selecionamos a seguir.

Avalie seu gasto com suprimentos

Suprimentos são aqueles materiais utilizados no dia a dia da empresa, como papel, toner de tinta, canetas, enfim, todo o material de escritório.

Primeiramente, verifique se não há desperdício desses materiais, como impressões desnecessárias ou uso de apenas um dos lados do papel, por exemplo.

Ter um programa de conscientização interna pode fomentar o engajamento da equipe com a redução do desperdício.

Num segundo momento, faça uma cotação no mercado. Verifique se é possível negociar preços com o fornecedor atual ou se existem fornecedores com preços mais competitivos.

Reduza os custos de produção

Caso sua empresa trabalhe com a fabricação de produtos, é possível avaliar como reduzir custos na produção. Aqui, entram em análise o desperdício de insumos no momento da fabricação, gaps no tempo de produção e pessoal ocioso, por exemplo.

Muitas vezes, para reduzir custos de operações é necessário investir me novas tecnologias, a fim de otimizar processos e reduzir as perdas. Nesse sentido, vale a pena fazer um diagnóstico da área, colocando em pauta a eficiência e eficácia das soluções utilizadas atualmente.

Você também pode economizar recursos ao criar programas de reaproveitamento ou reciclagem de materiais, como papelão, plástico ou metais.

Reveja o enquadramento fiscal da empresa

Cerca de 95% das empresas acaba pagando impostos a mais por falta de orientações adequadas em relação ao seu enquadramento fiscal. Portanto, uma das formas de reduzir custos na empresa é ter a assessoria certa na hora de definir a área de atuação da organização.

Outro fator de extrema importância é ter profissionais qualificados para fazer a contabilidade, considerando todos os aspectos fiscais e tributários nas esferas municipal, estadual e federal.

Abrace a transformação digital

A transformação digital é um movimento que chegou para ficar e demanda que empresas de todos os setores digitalizem não só processos, como também modelos de negócios.

O primeiro passo para a transformação digital é olhar para como os seus processos são realizados atualmente e encontrar meios de torná-los mais ágeis, eficientes e seguros.

Isso passa pela automação de processos, bem como a integração de sistemas, de modo que os gaps de informação sejam sanados. Assim, o fluxo de informações se torna mais fluido e a tomada de decisão mais ágil, reduzindo riscos e incertezas provocados pela demora no acesso a dados e insights estratégicos.

Num segundo momento, avalie se o seu modelo de negócios é sustentável ou se existem meios de torná-lo mais eficiente e, principalmente, escalável.

A escalabilidade dos negócios está intrinsecamente atrelada à tecnologia, portanto, nosso próximo tópico é sobre ela.

Modernize sua empresa com tecnologias atuais

A tecnologia avança a passos largos, em especial, no mundo corporativo. Sendo assim, faça um levantamento de todas as tecnologias utilizadas na empresa e verifique se elas atendem à demanda atual ou se precisam ser modernizadas.

Dê preferência a tecnologias que permitam a integração entre sistemas de forma simples e intuitiva. Além disso, procure fornecedores que estejam constantemente investindo em melhorias para oferecer as melhores soluções aos clientes.

Reveja as dívidas da empresa

Em um mercado em constante mudança, muitas vezes as empresas precisam tomar empréstimos ou parcelar aquisições de equipamentos, por exemplo.

Dependendo das condições desses contratos, o endividamento a longo prazo acaba se tornando uma realidade difícil de ser gerenciada. Portanto, faça uma auditoria em todos os empréstimos, financiamentos, leasings e outros tipos de contratos.

Verifique se é possível renegociar dívidas, taxas de juros ou mesmo quitar aqueles contratos que estão próximos do vencimento. Assim, você vai tornando sua empresa mais saudável financeiramente.

Especialize-se em gestão de custos

Quanto mais estratégias e ferramentas de gestão de custos você tiver em mãos, mais fácil será reduzir custos na empresa sem atacar os detalhes que deixam o ambiente organizacional mais aconchegante, como o cafezinho.

E foi pensando nisso que a Tuiuti desenvolveu a Pós-Graduação em Gestãos de Custos e Planejamento Estratégico.

Nesta pós-graduação, você tem acesso ao conhecimento que precisa para tomar decisões estratégicas relacionadas ao futuro da empresa, planejando custos com eficácia e eliminando barreiras ao crescimento do negócio.

Se você deseja se destacar na sua empresa trazendo soluções dinâmicas, eficazes e pautadas em dados, esta pós-graduação pode te ajudar. Acesse agora mesmo a página do curso e conheça todos os detalhes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *