Aulas: online nas segundas e terças feiras e aulas modulares presenciais
30x R$ 2.640,51 Mestrado
48x R$ 2.995,00 Doutorado
Os valores poderão ser reajustados anualmente.
Descontos e financiamento consulte o regulamento.
-
O que é Psicologia Forense?
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. A Psicologia Forense é a área de conhecimento da Psicologia que estuda fenômenos psicológicos interligados com as várias áreas de conhecimento do Direito. Os estudos são baseados em evidências cientificas e visam apresentar soluções aos problemas da interface da Psicologia com o Direito. Melhor entendimento desta área pode ser obtido no item “Área de concentração”.
-
Por que fazer Psicologia Forense?
O Programa de Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná – PPGPFOR, tem Mestrado e Doutorado. Os principais objetivos de programas de pós-graduação stricto sensu, sejam eles de mestrado ou de doutorado, são:
(1) formar docentes melhor preparados para exercer sua atividade;
(2) ensinar habilidades de pesquisa aos alunos;
(3) formar profissionais que exerçam suas atividades de forma competente e crítica.
Os alunos irão aprender a desenvolver competências e habilidades nas três áreas voltadas aos fenômenos da interface entre a psicologia e o Direito. -
O que você vai aprender no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense?
As disciplinas oferecidas pelo PPGPFOR são agrupadas em três modalidades: módulo metodológico, módulo de conhecimento específico e módulo de disciplinas optativas. O módulo metodológico busca dar subsídios para os alunos escreverem seus projetos, escreverem os artigos, a dissertação e a tese. O módulo de conhecimento específico irá fornecer conteúdos fundamentais para o entendimento da área de Psicologia forense, tanto a nível de mestrado como de doutorado. Além delas os alunos farão disciplinas para a formação de docentes. O módulo de disciplinas optativas irá disponibilizar aos alunos conteúdos e ferramentas de avaliação e intervenção atualizados preparando-os para um melhor exercício da docência e da prática profissional. Maiores detalhes das disciplinas podem ser encontrados no item “Estrutura Curricular”.
A infraestrutura da Universidade Tuiuti é excelente, com laboratórios e salas multimídias extremamente equipados, além de convênios com órgãos parceiros que facilitam a atuação dos alunos. Existem ainda, programas de internacionalização que possibilitam intercâmbios com universidades do exterior. A universidade oferece opções de financiamento do curso.
Não perca tempo e venha cursar o seu Mestrado ou Doutorado em Psicologia Forense na Universidade Tuiuti! Faça sua inscrição e participe do processo seletivo!
-
O PPGPFOR
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense – PPGPFOR, modalidade Mestrado, foi aprovado em 30/09/2010 e o Doutorado em Psicologia Forense foi aprovado em 01/07 de 2024 e autorizado a iniciar pela Portaria do MEC 112 de 17/02/2025 no diário oficial. Ambos, são os únicos programas voltados exclusivamente para o estudo da Psicologia Forense no Brasil.
PPGPFOR tem duas linhas de pesquisas: “Avaliação, intervenção e clínica forense” e “Violência e Sociedade”. As linhas de pesquisas orientam os projetos e as disciplinas ofertadas pelo PPG. A descrição das linhas estão no item “Linhas de Pesquisa”.
O corpo docente é composto por 12 pesquisadores em Psicologia e Direito, com formação em Psicologia Forense, e direcionam estudos para atingir os objetivos de área.
Uma das fortes características do PPGPFOR da Universidade Tuiuti do Paraná é sua integração com a sociedade. Vários convênios com instituições responsáveis pela clientela forense (Ministério Público, Tribunal de Justiça, Departamentos Penitenciários, Ongs, Delegacias) foram firmados nos últimos anos. As atividades desenvolvidas por docentes e discentes são reconhecidas pela comunidade, tanto paranaense como de outros estados brasileiros. Os docentes são considerados referência por gestores de diversos órgãos públicos e de classe para capacitação de profissionais, prestação de serviços e desenvolvimento de diversas ações junto a instituições e comunidades. Informações detalhadas podem ser obtidas no item “Convênios”.
As ações, baseadas em estudos científicos, visam desenvolver programas de prevenção a comportamentos violentos e protocolos de intervenção e clínica para a clientela forense.
-
Objetivos
MESTRADO
Os objetivos do PPGPFOR para o Mestrado em Psicologia Forense são os seguintes:
- Produzir conhecimento jurídico e psicológico sobre os comportamentos humanos relacionados à legislação brasileira e internacional;
- Descrever, explicar, predizer, compreender e intervir sobre o comportamento humano no contexto forense;
- Criar ou adaptar instrumentos forenses que facilitem diagnósticos e intervenções para a população forense;
- Desenvolver protocolos de avaliação e intervenção em clínica forense;
- Proporcionar o desenvolvimento de habilidades profissionais ligadas ao sistema legal;
- Contribuir para o aprimoramento de políticas públicas e das leis por meio de pesquisas;
- Desenvolver ações preventivas e educativas para reduzir vulnerabilidades.
DOUTORADO
Os objetivos do PPGPFOR para o Doutorado em Psicologia Forense são os seguintes:
-
Construir competências em Perícia Avançada em Avaliações Forenses: Doutorandos devem ser capazes de conduzir avaliações forenses avançadas em diversas áreas da psicologia forense, utilizando métodos rigorosos e éticos;
- Desenvolver competência em Intervenções e Atendimentos Clínicos: Espera-se que os doutorandos possuam habilidades avançadas para realizar intervenções e atendimentos em contextos clínicos forenses, trabalhando com uma variedade de públicos, incluindo vítimas, agressores, familiares e profissionais relacionados;
-
Estabelecer uma Rede de Convênios e Colaborações: Os profissionais formados devem ser capazes de estabelecer e manter convênios locais, nacionais e internacionais para ampliar o impacto social das ações do programa;
-
Promover a formação de Docentes e Pesquisadores: O doutorado deve capacitar os graduados para atuarem como docentes e pesquisadores, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de psicologia forense;
-
Auxiliar a Produção e Disseminação de Conhecimento: Doutorandos devem ser incentivados a produzir pesquisa de alta qualidade e contribuir para a disseminação do conhecimento jurídico e psicológico relacionado aos comportamentos humanos e à legislação;
- Fomentar o Desenvolvimento e Avaliação de Protocolos: A habilidade de desenvolver e avaliar protocolos de avaliação e intervenção em clínica forense é fundamental;
-
Possibilitar ampla Contribuição para Mudanças Legais: Os profissionais devem ser incentivados a propor mudanças legais com base em suas pesquisas, promovendo o entendimento do poder legislativo sobre processos psicológicos e seus impactos no comportamento;
- Implementar Pesquisa Crítica e Inovação: Espera-se que os doutorandos desenvolvam habilidades críticas e inovadoras na pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao sistema legal, considerando as diferenças culturais;
- Auxiliar a Validação de Ações Preventivas e Educativas: A capacidade de verificar a validade de ações preventivas e educativas para reduzir vulnerabilidades em diferentes contextos é crucial;
- Promover a Excelência Acadêmica e Institucional: O programa deve visar a excelência acadêmica e institucional, promovendo atividades que sejam reconhecidas como de alta qualidade pela comunidade interna e externa à universidade;
- Contribuir para o Atendimento à Demanda de Formação: Os profissionais formados devem contribuir para suprir a demanda por práticas formativas na área de Psicologia Forense, especialmente no nível de doutorado, tanto no Paraná quanto em todo o Brasil. Essas expectativas visam preparar profissionais que não apenas compreendam profundamente a psicologia forense, mas que também possam aplicar seus conhecimentos de maneira prática, inovadora e ética no ambiente de trabalho.
-
Público-Alvo
Poderão se candidatar ao PPG portadores de diploma de nível superior em Psicologia, Serviço Social, Medicina, Pedagogia, Direito, Terapia Ocupacional, Enfermagem e outras áreas afins.
-
Áreas de Concentração
Psicologia Forense refere-se à área de conhecimento psicológico que apresenta interface com o Direito, em suas diversas subáreas. É a junção de duas antigas profissões: a Psicologia, que estuda o comportamento humano e, o Direito, que estuda como as pessoas estabelecem regras que regem seu comportamento em sociedade. É a área da Psicologia, em qualquer uma de suas subdisciplinas (clínica, do desenvolvimento, social, cognitiva etc.) encarregada de descrever, explicar, predizer e intervir sobre o comportamento humano que tem lugar no contexto forense, com a finalidade de contribuir com a construção e prática de sistemas jurídicos objetivos e justos..Em 1970, o campo da Psicologia Forense foi reconhecido pela American Psychological Association – APA – tornando-se sua 41a. divisão denominada Psicologia, Direito e Sociedade. A Avaliação Forense é considerada o cerne da Psicologia Forense, indicando que as ações de encaminhamento, intervenção ou prevenção, as políticas públicas e a construção de instrumentos forenses, baseiam-se em avaliações, as quais indicam os caminhos a serem tomados. Estudos voltados às leis (Estatuto da Criança e do Adolescentes, Estatuto do Idoso, Lei antibullying, Lei da Alienação Parental, entre outras) são desenvolvidos para avaliar a pertinência e eficácia da legislação, de maneira a subsidiar, com evidências científicas, a elaboração e testagem de novas regulamentações, legislações e protocolos para melhor identificação e enfrentamento da violência na sociedade. Paralelamente, a área forense desenvolve ações de avaliação e intervenção voltadas para a psicologia da polícia, para a clínica forense, para os estudos da psicologia do crime, da vitimologia e da psicologia correcional. Nestas áreas são desenvolvidas pesquisas que visam caracterizar estas populações e desenvolver programas de intervenção e prevenção..Os locais de atuação incluem órgãos de atendimento à população em vulnerabilidade social (instituições de acolhimento, ONGs, CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares), clientela das Varas de Família, Criminal, da Infância e da Juventude), instituições penais, unidades de socioeducação, escolas, empresas e comunidade em geral. Os estudos envolvem as vítimas, os agressores, seus familiares, pessoas que executam as ações junto à clientela (professores, equipes técnicas, agentes penitenciários, agentes educacionais etc.) e operadores do direito (Juízes, promotores, delegados e advogados). Ainda, a área permite a oferta de assessoria e/ou consultoria em Psicologia Forense para discutir informações importantes para o contexto legal, em busca da promoção de estratégias e políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ações mais eficazes na solução dos problemas da interface da Psicologia com o Direito.
-
Inserção Social
Uma das fortes características do Programa de Pós-graduação em Psicologia Forense, mestrado e doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná é sua integração com a sociedade. Os docentes são considerados referência por gestores de diversos órgãos públicos e de classe para capacitação de profissionais, prestação de serviços e desenvolvimento de diversas ações junto a instituições e comunidades. Os projetos e ações desenvolvidos têm sido conduzidos a partir do conhecimento gerado no programa.
O PPG em Psicologia desenvolve vários tipos de ação que visam: a) ampliar as relações acadêmicas e científicas com instituições públicas e privadas (ONGs, prefeituras, Secretarias de Estados, escolas municipais e/ou estaduais, Policia Militar e Civil, DEPEN, varas de família, entre outros); b) favorecer a formação de recursos humanos por meio de cursos, palestras e programas de intervenção; c) oferecer consultoria e/ou assessoria em conselhos e/ou comitês; d) divulgar as pesquisas do PPG em eventos científicos nacionais e internacionais; e) oferecer atendimentos especializados por meio de projetos e do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense (NUFOR-UTP).
-
Linhas de Pesquisa
O PPGPFOR tem 2 linhas de pesquisa:
Avaliação, Intervenção e Clínica Forense;
Violência e Sociedade.- AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E CLÍNICA FORENSE
Avaliação forense é um tipo de avaliação psicológica que ocorre no contexto forense. A linha busca desenvolver pesquisas na área de avaliação forense que envolvem a construção, adaptação e validação de instrumentos relacionados à área forense. As pesquisas da área indicam que instrumentos de avaliação forense podem servir para medir comportamentos em pre e pósteste, facilitando as avaliações de programas de prevenção e de intervenção. Os estudos visam desenvolver avaliações que possibilitem caracterizar ou construir o perfil criminal ou a tipologia de diferentes indivíduos com comportamento criminoso, considerando as características de personalidade, comportamentais e demográficas (parricidas, agressores domésticos, psicopatas, agressores sexuais etc.). Buscam também avaliar características comportamentais e psicológicas de parcelas especiais da população forense em diferentes contextos, tais como crianças e adolescentes abrigados, agentes penitenciarios, genitores alienados e alienadores, crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, mães de vítimas de abuso sexual, idosos vítimas de violência, vítimas de abuso sexual, de assédio moral, de furtos e roubos, entre outros. O campo da avaliação forense tem se destacado como profícuo espaço de pesquisa, uma vez que a aplicabilidade dos seus resultados fornece subsídios para tomada de decisão tanto no campo do encaminhamento (internamento ou desinternamento) como da intervenção. As intervenções no campo forense, sejam no âmbito da clínica ou da prevenção, destinam-se à clientela forense. Os estudos nesta linha buscam desenvolver protocolos de atendimentos ou programas de intervenção para indivíduos, sejam vítimas, agressores ou familiares, encaminhados pela justiça (varas da família, infância e juventude, criminal), além de policiais, agentes penitenciários, e população em situação de risco e vulnerabilidade social. As pesquisas propõem o desenvolvimento de diferentes modelos de intervenção e clínica, sejam eles voltados a análise da eficácia do programa, por meio de pré e pósteste, ou à análise do processo de intervenção. As pesquisas de avaliação de viabilidade de programas de prevenção e intervenção, junto a grupos vulneráveis e de risco, buscam apresentar meios de enfrentamento aos problemas sociais de comportamento antissocial e criminoso em diferentes níveis de prevenção (primário, secundário e terciário). Os projetos estão relacionados ao desenvolvimento e verificação de eficácia de protocolos e técnicas de prevenção e intervenção com diversas camadas da clientela forense (crianças e adolescentes em acolhimento institucional, mães e pais sociais, educadores sociais, adolescentes em conflito com a lei, policiais, vítimas de agressão entre parceiros íntimos, autores de violência entre parceiros íntimos, vítimas de abuso sexual e agressores, entre outros). Por fim, as pesquisas desta linha poderão gerar impacto acadêmico-pedagógico na formação de profissionais, por meio da criação de manuais e programas de capacitação adequadamente fundamentados.
Corpo Docente:
Adriano Valério dos Santos Azevêdo
- VIOLÊNCIA E SOCIEDADE
Esta linha de pesquisa busca investigar a violência estrutural considerando as desigualdades nas relações de poder e os processos de inclusão/exclusão social de pessoas ou grupos. As pesquisas englobam a violência vivenciada por crianças/adolescentes, parceiros íntimos, idosos, imigrantes e/ou refugiados, LGBTQIA+, negros, pessoas em situação de rua e população carcerária, e na discriminação referente a raça, etnia, gênero e padrão corporal. Os estudos permitem a análise dos temas: racismo estrutural, LGBTfobia, gordofobia, etarismo, violência perpetrada por agentes de Estado, e outras violências que ocorrem no ambiente familiar, escolar, de trabalho e/ou comunitário. Os estudos são direcionados para a investigação de narrativas de histórias de vida, representações sociais, redes de apoio social e programas de prevenção à violência. Também envolvem a análise de instituições e serviços especializados nos quais os profissionais atuam para a operacionalização das políticas públicas e nos programas de prevenção/intervenção em diferentes contextos. Tais estudos promovem a análise da complexidade da violência estrutural articulada com as legislações/políticas públicas, o que ocorre por meio de diálogos críticos, buscando apresentar alternativas sociopolíticas para a prevenção de qualquer forma de violência. No contexto da Psicologia Forense, busca-se fomentar as noções de participação social, cidadania e direitos humanos para promover a justiça social com o objetivo de estimular reflexões e aprimoramentos nas políticas públicas.
Corpo Docente:
-
Grupos de Pesquisas
- Laboratório de Pesquisa, Prevenção e Intervenção em Psicologia Forense (LaPPi)
O Laboratório de Pesquisa, Prevenção e Intervenção em Psicologia Forense (LaPPi) é um espaço dedicado à investigação e aplicação de conhecimentos da Psicologia no contexto forense. Suas atividades incluem a realização de pesquisas científicas sobre violência contra a mulher, violência contra a criança, estratégias de tomadas de decisão e estratégias para treinamento de profissionais que atuam na área da violência. O LaPPi também desenvolve e implementa programas de prevenção, visando reduzir exposição ao risco e promover a proteção de populações vulneráveis. O laboratório promove a formação e capacitação por meio de aulas, disciplinas e treinamentos para profissionais e estudantes da área. Atualmente, tem parceria com o Manitoba Council for International Cooperation (Canadá), a World Vision (Canadá), a Florida International University (EUA) e a University of Leicester (Reino Unido).Coordenação: Prof. Dr. Sidnei Rinaldo Priolo Filho- Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense –NuFor – UTP
O Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense tem por finalidade realizar pesquisas, intervenções, capacitações e fornecer condições para que alunos do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná possam realizar seu aperfeiçoamento, bem como, auxiliar o judiciário nas questões relacionadas ao comportamento de indivíduos eu tenham algum tipo de envolvimento com a Lei, por meio de perícias, pareceres técnicos e intervenção. O NuFor, por meio de exames psicológicos analisará indivíduos ou instituições que cometeram ou sofreram algum tipo de maus tratos e que tem algum envolvimento com o judiciário. São atividades do NuFor: 1) Avaliar e fornecer relatório consubstanciado de acordo com Manual de Elaboração de Relatórios (Resolução CFP nº. 007/2003) aos solicitantes; 2) Realizar perícia, laudo ou parecer técnicos de indivíduos que: a) Cometeram atos infracionais; b) Sofreram algum tipo de agressão; c) Possuem transtornos psicológicos. 3) Realizar intervenções com vítimas ou agressores dos diversos tipos de abusos, sejam físicos, psicológicos, sexuais ou provenientes de negligência; 4) Realizar pesquisas em Psicologia Forense; 5) Divulgar o conhecimento adquirido por meio de livros, artigos, cursos, palestras e apresentações em Congressos Científico; 6) Realizar intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais; 7) Favorecer o aprendizado em clínica forense dos alunos regularmente inscritos no programa de pós-graduação em Psicologia; 8) Favorecer o aprendizado de alunos de graduação em Psicologia Forense; 9) Estabelecer convênios com os diversos órgãos jurídicos (Varas da Infância, de Família, Fóruns, Abrigos, etc) que atendem a clientela; 10) Estabelecer convênios com os diversos órgãos municipais, estaduais ou federais que atendem a clientela. O NuFor é coordenado atualmente pelo professor Dr. Carlos Aznar Blefari. Foi aprovado em Reunião do Colegiado do Mestrado em Psicologia do dia 08/06/2011 (ata nº. 03/2011)
- Projetos de Pesquisa
-
Estrutura Curricular - Mestrado
- DISCIPLINAS MESTRADO
- Módulo metodológico: obrigatórias
Metodologia de Pesquisa I
Elaboração de Artigo Científico I
Produção Científica I
Análise quantitativa de dados
Análise qualitativa de dados
Estágio de Docência I.
Práticas Metodológicas Inovadoras na Educação Superior
- Módulo de conhecimento: obrigatórias
Psicologia do Desenvolvimento
Fundamentos do Direito
Psicologia Forense: histórico e áreas de atuação
- Módulo de disciplinas optativas (três entre as listadas abaixo)
Psicologia do crime
Abuso Sexual: Intervenção e prevenção
Seminários avançados em Psicologia Forense
Epistemologia e Ontologia da Violência
Psicologia do Testemunho
Violência Sexual: Avaliação Forense e Entrevista Investigativa
Psicotraumatologia
- Módulo Metodológico (Disciplinas Obrigatórias)
- Metodologia de Pesquisa em Psicologia.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Psicologia e Ciência. Problema e Hipótese em Psicologia. Revisão da literatura. Tipos de coleta e análise de dados. Projeto de Pesquisa. Formas de apresentação de resultados de pesquisa. Procedimentos para encaminhamento ao comitê de ética. Normas da APA.
Docentes: Fernanda Otoni, Bruno Bonfá, Gislei Polli
- Elaboração de artigo científico I.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Tipos de revisão de literatura: integrativa, narrativa, sistemática, bibliométrica. Tipos de artigos científicos: de revisão, empíricos, teóricos, estudo de caso. Principais bases de dados e procedimentos para a seleção de palavras-chaves.
Docentes: Adriano Valério Azevêdo e Gislei Mocelin Polli.
- Produção Científica I.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Construção e submissão de produções científicas nacionais/internacionais. Realizar a submissão de 1 (uma) produção científica em um dos formatos (livro, capítulo de livro ou artigo científico) com a anuência e coautoria do orientador. Desenvolver competências e habilidades teórico/práticas no discente para a construção e submissão de produções científicas.
Docentes: todos
- Análise qualitativa de dados.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: O enfoque qualitativo na pesquisa científica. Técnicas formais de análise de dados. Estrutura, procedimentos e posturas teóricas da pesquisa qualitativa. Métodos qualitativos para análise dos dados. Questões sobre a fundamentação e a redação da pesquisa qualitativa.
Docentes: Gislei Mocelin Polli e Denise de Camargo.
- Análise quantitativa de dados.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Técnicas de amostragem. Estatística descritiva. Estatística inferencial e teste de hipótese. Seleção de testes paramétricos e não-paramétricos. Análises de comparação de grupos e Tamanhos do Efeito. Análises de Correlação. Análise de variância simples e múltipla. Regressão linear simples e múltipla. Utilização de software estatístico na análise de dados.
Docente João Paulo Lessa
- Estágio de docência I.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/a
Ementa: Prática docente supervisionada no Ensino Superior ou em Curso de Especialização. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática e avaliação da aprendizagem.
Docentes: Todos
- Práticas Metodológicas Inovadoras na Educação Superior
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/a
Ementa: O professor universitário e o seu planejamento nos contextos da Andragogia. Modelo de planejamento tradicional versus metodologias mais ativas, que dão protagonismo e autonomia ao discente. Mudanças nas práticas metodológicas e na didática. Planejamento didático-metodológico: estratégias práticas na elaboração do Plano de Ensino e Plano de Aula, suas composições e principais elementos, tais como: a avaliação de aprendizagem e a construção dos objetivos. O desenvolvimento de uma aprendizagem baseada em problemas (ABP) e aprendizagem colaborativa. Processos de avaliação qualitativa de aprendizagem. Processos de autoavaliação. Fragilidades e na apropriação de metodologias na Educação Superior.
Docente: Eduardo Fofonca- Módulo de conhecimento Específico (Disciplinas Obrigatórias)
- Psicologia do Desenvolvimento. (disciplina modular – Presencial).
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Visões atuais sobre o desenvolvimento humano. Teorias clássicas e modernas. As pesquisas em desenvolvimento humano. Aspectos sociais e individuais do desenvolvimento (temperamento, autoestima, desenvolvimento social e cognição social). O desenvolvimento em contexto em uma visão holística.
Docentes: Sidnei Ricardo Priolo Filho
- Fundamentos do Direito.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/a
Ementa: Introdução ao Direito. Ordem Jurídica e funcionamento dos tribunais. Atores do Direito. Sistemas jurídicos e sistemas processuais. Relação do direito com outras ciências: psicologia e neurociências. O Direito a partir de experimentos e estudos empíricos. Jurimetria. Introdução ao direito criminal, processual penal, direito de família, direito da criança e do adolescente.
Docentes: Tiago Gagliano
- Psicologia Forense: histórico e área de atuação.
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Origem internacional e nacional da Psicologia Forense. Conceito. Grandes áreas da psicologia forense: psicologia do crime, avaliação forense, vitimologia, psicologia da polícia, clínica forense, psicologia forense aplicada às instituições prisionais, intervenções e protocolos de atuação e programas de prevenção a comportamentos antissociais. Ética em pesquisa forense. Desafios metodológicos da área da psicologia forense. Docentes: Paula Inez Cunha Gomide, André Komatsu, Bruno Bonfá, Carlos Aznar Blefari, Fernanda Otoni, Sidnei Ricardo Priolo Filho.
- Módulo de disciplinas optativas (três entre as listadas abaixo)
- Psicologia do crime. (disciplina modular – Presencial).
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Definição de Psicologia do Crime e ações do Psicólogo nesta subárea da Psicologia Forense. Definição de comportamento antissocial e criminoso e como são adquiridos, evocados, mantidos e modificados, na perspectiva da Análise do Comportamento. Noções de Criminologia e diferenças entre Criminologia e Psicologia do Crime. Tipologias de criminosos. Psicologia investigativa e segurança pública. Avaliação e intervenções preventivas e terapêuticas para o comportamento antissocial e criminoso.
Docente: André Komatsu e Bruno Bonfá.
- Abuso Sexual: Intervenção e prevenção.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Conceitos sobre o abuso sexual e a pedofilia. Dados epidemiológicos e pesquisas de incidência. Indicadores do abuso sexual. A dinâmica entre o agressor e a vítima. Características da revelação do abuso sexual e a avaliação. Sugestionabilidade, falsas memórias e abuso sexual. Tipos de entrevista e o protocolo NICHD. Consequências do abuso sexual para a vítima e para a família. Intervenções psicossociais com vítimas e familiares. Vulnerabilidade e prevenção do abuso sexual.
Docente: Maria Cristina Antunes
- Seminários avançados em Psicologia Forense.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Atualizações teóricas, metodológicas ou instrumentais em psicologia forense.
Docentes: Todos
- Epistemologia e Ontologia da Violência.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Pressupostos filosóficos e éticos das pesquisas compreensivas interpretativas. Construcionismo social e violência. As representações sociais da violência. Perspectiva contextual e violência.
Docentes: Denise de Camargo
- Violência Sexual: Avaliação Forense e Entrevista Investigativa
Créditos: 2. Optativa. Carga Horária: 30 h/a. (disciplina modular – Presencial).
Ementa: A atuação do psicólogo na escuta especializada, depoimento especial e perícia psicológica. Boas-práticas em entrevistas investigativas de violência contra crianças e adolescentes. Protocolo NICHD. Assistência técnica e perícia em Psicologia Forense.
Docente: Carlos Aznar Blefari
- Psicologia do Testemunho
Créditos: 2. Optativa. Carga Horária: 30 h/a
Ementa: Importância do estudo da psicologia do testemunho. Motivações, sobretudo probatórias, compatibilizadas com o tema da psicologia do testemunho. Introdução aos elementos teóricos da psicologia do testemunho: interfaces e aplicação no ambiente decisório. Introdução ao estudo das metodologias de inquirição. Estudo da memória. Tipos de memórias. A memória e a produção da prova. Vícios relacionados ao evento e aos sujeitos. Perguntas sugestivas de feedback positivo e negativo. Distorções relacionadas ao tempo e espaço. Aspectos principais e acessórios de inquirição. Formulação de perguntas. Técnicas avançadas de inquirição. Técnicas não-verbais: FACS (Sistema de Codificação de Ação Facial) e NBAM (Monitoramento Neuropsicológico de Comportamento de Área). Técnica Análises de conteúdo: RM (Reality Monitoring), SVA (Statement Validity Assessment), PEACE (Preparation and Planning, Engage and Explain, Account, Closure, and Evaluate) e HELPT (Enfoque Holístico de Evaluación de la Prueba Testifical). Memória e Meta memórica. Fatores do sistema, do evento e pessoais a respeito da alteração do sistema de memória. Fases da memória e a sua influência na tomada de decisão.
Docente: Tiago Gagliano Pinto Alberto
- Psicotraumatologia Forense
Créditos: 2; optativa. Carga horária: 30h. Disciplina modular – Presencial): aulas às sextas das 18h às 22h / sábados das 8h às 12h / 13h30 às 17h30.
Ementa: Aspectos introdutórios da Vitimologia: Trauma e estresse. Eixo HPA, Cortisol e Epigenética (FKBP5 e NR3C1). Transtornos associados ao trauma: Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Trauma Complexo. Cascata do medo e dissociação. Avaliação psicológica do estresse traumático (PCL-5; MACE; CheckList DSM5; PSS-I-5; Shut-D).
Docente: Prof. Dr. Carlos Aznar Blefari (Laboratório de Psicotraumatologia Forense)
-
Estrutura Curricular - Doutorado
- DISCIPLINAS DOUTORADO:
- Módulo metodológico: obrigatórias
Metodologia de Pesquisa II
Elaboração de Artigo Científico II
Produção Científica II
Produção Cientifica III
Estágio de Docência II.
- Módulo de conhecimento: obrigatórias
Ciências Criminais
Avaliação forense I
Avaliação Forense II
Intervenção e Clínica Forense I
Avaliação, intervenção e clínica forense.
- Módulo de disciplinas optativas (três entre as listadas abaixo)
Psicologia do crime
Abuso Sexual: Intervenção e prevenção
Seminários avançados em Psicologia Forense
Epistemologia e Ontologia da Violência
Psicologia do testemunho
Violência Sexual: Avaliação Forense e Entrevista Investigativa
Psicotraumatologia
- Módulo metodológico: obrigatórias
Metodologia de Pesquisa II
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Apresentação dos projetos de pesquisa da tese. Análises metodológicas: definição dos problemas de pesquisa, dos delineamentos de pesquisa, do método e cronograma de atividades. Análises do conteúdo dos projetos em função das linhas de pesquisas do programa e Inserção de referências bibliográficas. Reformulações dos projetos e Preparação do projeto para o exame de qualificação. Reapresentação do projeto.
Docentes: Paula Inez Cunha Gomide e André Komatsu
- Elaboração de Artigo Científico II
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Tipos de artigos científicos. Artigos de validação de instrumentos. Análise das principais revistas nacionais e internacionais em Psicologia. Diretrizes para submissão de artigos científicos. Construção de artigos científicos. Desenvolver competências avançadas para a leitura, escrita e elaboração de artigos científicos.
Docentes: Bruno Bonfá e Joao Paulo Lessa.
- Produção científica II
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Construção e submissão de produções científicas nacionais/internacionais. Realizar a submissão de 2 (duas) produções científicas em um dos formatos (livro, capítulo de livro ou artigo científico) com a anuência e coautoria do orientador. Desenvolver competências e habilidades teórico/práticas no discente para a construção e submissão de produções científicas nacionais/internacionais.
Docente: todos
- Produção científica III
Créditos: 3; Obrigatória; Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Construção, submissão e aceite (prelo) ou publicação de produções científicas nacionais/internacionais. Realizar a submissão de 1 (uma) produção científica em um dos formatos (livro, capítulo de livro ou artigo científico) com a anuência e coautoria do orientador.
Docente: todos
- Estágio de docência II.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/a
Ementa. Prática docente supervisionada no Ensino Superior ou em Curso de Especialização. Aulas online, presenciais e modulares.
Docentes: todos
- Módulo de conhecimento: obrigatórias
Ciências Criminais
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa: Ciências criminais e psicologia forense. Áreas relacionadas às ciências criminais: criminologia, política criminal, direito penal e processo penal, em uma perspectiva interdisciplinar com a psicologia forense. Ciências criminais a partir de estudos empíricos. Problemas e políticas relacionadas ao crime.
Docente: Tiago Gagliano
- Avaliação Forense I
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Fundamentos e conceito de avaliação forense. Instrumentos de avaliação forense. Tipos de avaliação forense: de assédio moral, avaliação de abuso sexual infantil, de transtornos de personalidade, de comportamentos internalizantes e externalizantes. Documentos de avaliação forense.
Docentes: Fernanda Otoni da Silva, Carlos Aznar e Maria Cristina Antunes
Avaliação Forense II
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Tipos de avaliação forense: perícia, avaliação de psicopatia, de alienação parental, de disputa de guarda e avaliação neuropsicológica. Documentos de avaliação forense.
Docentes: Bruno Bonfá, Paula Gomide, Fernanda
- Intervenção e clínica forense
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Fundamentos e conceito de clínica forense e de intervenção forense. Protocolos de atendimento de vítimas e de agressores e/ou de profissionais que atuam contra a violência, em grupo ou individual. Programas de prevenção para pessoas em vulnerabilidade para a violência, comportamento antissocial ou vítimas de maus tratos.
Docentes: Docentes: Maria Cristina Antunes, Andre Komatsu e Adriano Azevedo
- Avaliação, Intervenção e clínica forense
Créditos: 3. Obrigatória. Carga Horária: 45 h/a
Ementa. Atendimento da clientela forense, oriunda dos convênios do PPGPFOR, para avaliação, intervenção e/ou clínica forense.
Docentes: Andre Komatsu, Adriano Azevedo, Carlos Aznar, Fernanda Otoni, Maria Cristina Antunes, Paula Inez Cunha Gomide.
- Módulo de disciplinas optativas (três entre as listadas abaixo)
Psicologia do crime. (disciplina modular – Presencial).
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Definição de Psicologia do Crime e ações do Psicólogo nesta subárea da Psicologia Forense. Definição de comportamento antissocial e criminoso e como são adquiridos, evocados, mantidos e modificados, na perspectiva da Análise do Comportamento. Noções de Criminologia e diferenças entre Criminologia e Psicologia do Crime. Tipologias de criminosos. Psicologia investigativa e segurança pública. Avaliação e intervenções preventivas e terapêuticas para o comportamento antissocial e criminoso.
Docente: André Komatsu e Bruno Bonfá.
- Abuso Sexual: Intervenção e prevenção.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Conceitos sobre o abuso sexual e a pedofilia. Dados epidemiológicos e pesquisas de incidência. Indicadores do abuso sexual. A dinâmica entre o agressor e a vítima. Características da revelação do abuso sexual e a avaliação. Sugestionabilidade, falsas memórias e abuso sexual. Tipos de entrevista e o protocolo NICHD. Consequências do abuso sexual para a vítima e para a família. Intervenções psicossociais com vítimas e familiares. Vulnerabilidade e prevenção do abuso sexual.
Docente: Maria Cristina Antunes
- Seminários avançados em Psicologia Forense.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Atualizações teóricas, metodológicas ou instrumentais em psicologia forense.
Docentes: Todos
- Epistemologia e Ontologia da Violência.
Créditos: 2; Obrigatória; Carga Horária: 30 h/
Ementa: Pressupostos filosóficos e éticos das pesquisas compreensivas interpretativas. Construcionismo social e violência. As representações sociais da violência. Perspectiva contextual e violência.
Docentes: Denise de Camargo
- Violência Sexual: Avaliação Forense e Entrevista Investigativa
Créditos: 2. Optativa. Carga Horária: 30 h/a. (disciplina modular – Presencial).
Ementa: A atuação do psicólogo na escuta especializada, depoimento especial e perícia psicológica. Boas-práticas em entrevistas investigativas de violência contra crianças e adolescentes. Protocolo NICHD. Assistência técnica e perícia em Psicologia Forense.
Docente: Carlos Aznar Blefari
- Psicologia do Testemunho
Créditos: 2. Optativa. Carga Horária: 30 h/a
Ementa: Importância do estudo da psicologia do testemunho. Motivações, sobretudo probatórias, compatibilizadas com o tema da psicologia do testemunho. Introdução aos elementos teóricos da psicologia do testemunho: interfaces e aplicação no ambiente decisório. Introdução ao estudo das metodologias de inquirição. Estudo da memória. Tipos de memórias. A memória e a produção da prova. Vícios relacionados ao evento e aos sujeitos. Perguntas sugestivas de feedback positivo e negativo. Distorções relacionadas ao tempo e espaço. Aspectos principais e acessórios de inquirição. Formulação de perguntas. Técnicas avançadas de inquirição. Técnicas não-verbais: FACS (Sistema de Codificação de Ação Facial) e NBAM (Monitoramento Neuropsicológico de Comportamento de Área). Técnica Análises de conteúdo: RM (Reality Monitoring), SVA (Statement Validity Assessment), PEACE (Preparation and Planning, Engage and Explain, Account, Closure, and Evaluate) e HELPT (Enfoque Holístico de Evaluación de la Prueba Testifical). Memória e Meta memórica. Fatores do sistema, do evento e pessoais a respeito da alteração do sistema de memória. Fases da memória e a sua influência na tomada de decisão.
Docente: Tiago Gagliano Pinto Alberto
- Psicotraumatologia Forense
Créditos: 2; optativa. Carga horária: 30h. Disciplina modular – Presencial): aulas às sextas das 18h às 22h / sábados das 8h às 12h / 13h30 às 17h30.
Ementa: Aspectos introdutórios da Vitimologia: Trauma e estresse. Eixo HPA, Cortisol e Epigenética (FKBP5 e NR3C1). Transtornos associados ao trauma: Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Trauma Complexo. Cascata do medo e dissociação. Avaliação psicológica do estresse traumático (PCL-5; MACE; CheckList DSM5; PSS-I-5; Shut-D).
Docente: Prof. Dr. Carlos Aznar Blefari (Laboratório de Psicotraumatologia Forense)
-
Corpo Docente
CORPO DOCENTE:
- Dr. Adriano Valério dos Santos Azevêdo
Currículo Lattes - Dr. André Vilela Komatsu
Currículo Lattes - Dr. Bruno Bonfá Araujo
Currículo Lattes - Dr. Carlos Aznar Blefari
Currículo Lattes - Dra. Denise de Camargo
Currículo Lattes - Dra. Fernanda Otoni Da Silva
Currículo Lattes - Dra. Gislei Mocelin Polli
Currículo Lattes - Dr. João Paulo Araújo Lessa
Currículo Lattes - Dra. Maria Cristina Antunes
Currículo Lattes - Dra. Paula Inez Cunha Gomide
Currículo Lattes - Dr. Sidnei Rinaldo Priolo Filho
Currículo Lattes - Dr. Tiago Gagliano Pinto Alberto
Currículo Lattes
- Dr. Adriano Valério dos Santos Azevêdo
-
Infraestrutura
A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) possui quatro campi na cidade de Curitiba, sendo que o Mestrado em Psicologia é sediado no Campus Prof. Sydnei Lima Santos, que tem 94.381m2. O Campus tem quatro prédios com salas de aula, auditório para 800 pessoas, laboratórios de informática e específicos de cursos, salas dos professores, setores administrativos, biblioteca, clínicas escolas, laboratórios, livraria e papelarias, cantinas, áreas de convivência e o prédio da Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPE), com 1.226m2. No prédio da PROPPE situam-se os serviços administrativos dos programas Lato e Stricto Sensu, Coordenações dos Mestrados e Doutorados, sala de reuniões e sala dos docentes.
As aulas do Mestrado em Psicologia ocorrem no subsolo do Bloco C, que tem 7 salas de aula e um mini auditório, todos com computadores, internet e equipamentos multimídia. As instalações para o desempenho das atividades docentes do mestrado contemplam, salas individuais de professores no prédio da PROPPE, equipada com computadores e impressora, com acesso a intranet, internet e acesso à rede de bibliotecas.
Laboratórios
As linhas de pesquisa do Mestrado, tanto em Psicologia Forense como em Social e Saúde, têm utilizado basicamente o campo como espaço de coleta de dados.
As pesquisas em Psicologia Forense têm se desenvolvido nas Varas de família e de infratores, penitenciárias, escolas, delegacias, departamentos de Policia Civil e Militar e outros locais onde o participante de pesquisa está presente. Em 2014, criou-se o Núcleo de Estudos de Psicologia Forense (NUFOR) que reúne alunos de graduação e do mestrado para organizarem cursos de extensão, palestras, grupos de estudo e realizar atendimentos à população que é encaminhada pela justiça. Na área de Psicologia Social e Saúde os espaços de pesquisa privilegiados têm sido as Unidades Básicas de Saúde, CREAS, CRAS, escolas, ONGs, bem como comunidades atendidas por esses diferentes equipamentos sociais.
Recursos de Informática
Para uma melhor adaptação à pós-graduação, aUTP reformou o prédio da PROPPE. Atualmente os discentes e docentes têm acesso a salas individuais e coletivas com computadores além de acesso à rede wifi. O Campus Sydnei Lima Santos possui 18 laboratórios de informáticas. Há apoio constante da equipe da Universidade na solução de eventuais problemas de acesso. O sistema de apoio de informática da UTP permite que sejam feitas arguições via Skype em casos de convidados externos, tanto para bancas de qualificação como para defesas.
A disciplina “Análise de Dados A” utiliza dois softwares: O IBM Statistical Package for Social Science (IBM SPSS, v. 21.0) e o sistema Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). O IBM SPSS é um software para tratamento estatístico de dados em ciências sociais desenvolvido por três estudantes da Universidade de Stanford em 1975. Em 2009, a IBM adquiriu os direitos sobre o software e desde então atualizações são comercializadas pela empresa. Com o IBM SPSS é possível desenvolver bancos de dados com inúmeras variáveis e realizar análises descritivas, preditivas e testes de hipóteses. O Software IRAMUTEQ é um programa gratuito para análise de dados, desenvolvido por Pierre Ratinaud. O programa possibilita a realização de análises estatísticas de dados textuais, integrando análises qualitativas e quantitativas, possibilitando a quantificação de dados originalmente qualitativos. Diferentes análises podem ser realizadas com o auxílio do IRAMUTEQ, desde análise lexicográfica simples, por meio do cálculo de frequência de palavras, até análises multivariadas, como a Classificação Hierárquica Descendente. O programa está descrito: em Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.
Sistema de Bibliotecas
A UTP conta com um Sistema de Bibliotecas moderno e informatizado. Esse Sistema é formado por uma biblioteca central e três bibliotecas setoriais, nos demais campi da instituição, na cidade de Curitiba. Além da área destinada ao acervo, há amplas áreas de estudo com capacidade para 637 usuários, cabines individuais e para grupos, 16 pontos de acesso à internet, 47 pontos de acesso ao acervo e uma área destinada às obras raras.
O acervo geral é de 79.601 títulos e 202.736 exemplares, sendo 4.417 títulos e 10.507 exemplares na área de Psicologia. O sistema de bibliotecas da UTP utiliza, por recomendação do MEC, o Software Gerenciador de Bases de Dados Pergamum no padrão MARC 21.
Os serviços prestados pelas bibliotecas incluem: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas da UTP; Pesquisas em Bases de Dados On-Line e Disseminação Seletiva de Informação (DSI); e Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), que possibilita a localização de material bibliográfico não existente no próprio acervo. O Sistema também possui convênios com outras bibliotecas de Institutos de Pesquisa do Estado do Paraná, bibliotecas universitárias e centros de documentação da região de Curitiba. As dissertações e teses estão em contínuo processo de digitalização, facilitando o acesso e difusão do conhecimento produzido na instituição.
O Programa faz uso das seguintes bases de dados online:
- BVS – Biblioteca Virtual em Saúde – Inclui: MEDLINE; SCIELO; LILACS; IBECS; Biblioteca Cochrane;
- ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (das Instituições que fazem parte da Rede Pergamum);
- Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mais especificamente, às bases de dados Science Direct -Inclui: Physical Sciences and Engineering; Life Sciences; Health Sciences; Social Sciences and Humanities;
- Portal Domínio Público;
- IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento;
- Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e incubadora de revistas (INSEER);
- Sistemas de Arquivos Digitais (D-SPACE e DiCi);
- Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre (OASIS.Br);
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que utiliza as mais modernas tecnologias do Open Archives e integra os sistemas de informação de teses e dissertações nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.Para otimizar o acesso às bases mencionadas, bem como ao acervo físico, a comunidade acadêmica conta com orientação especializada para realização de pesquisa e localização de materiais, por meio de um serviço de treinamento bibliográfico com apoio a Normalização de Trabalhos Acadêmicos.Além das facilidades oferecidas para o acesso remoto, os usuários com necessidades especiais contam com estrutura de fácil acesso com porta adaptada, rampa de acesso, balcão rebaixado e suficiente espaço de circulação entre as estantes.EBSCO – Bases de Dados de Pesquisa.
- Publicações Livros
-
Publicações artigos
Prof. Dr. Adriano Valério dos Santos Azevêdo
- Significant Social Networks of Women Victims of Childhood Sexual Abuse
- Contributions of a Reflective Practice Group of Male Perpetrators of Violence Against Women
- Narratives of social educators on practices in institutional foster care
- Violência contra a mulher no contexto da pandemia COVID-19: estudo bibliométrico
- A experiência de adoção entre casais homoafetivos e heteroafetivos: aproximações e distanciamentos
- Narratives of Photographic Records of the Practices of Social Educators of a Residential Group Home for Children and Adolescents
- Redes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do Brasil
- Educadores Sociais em Abrigos Destinados a Crianças e Adolescentes: revisão sistemática
- Vivências de homens em situação de rua no sul do Brasil Experiences of homeless men in southern Brazil
- Pessoas em situação de rua: inclusão/exclusão social, políticas públicas, atuação do psicólogo
Prof. Dr. André Vilela Komatsu
- Association between self-control, parental practices and delinquent behaviors among Brazilian adolescents.
- Lesbian Intimate Partner Violence and Perceived Social Support: A Confirmatory Latent Class Analysis.
- Psychosocial adaptation under adverse experiences: a study on the role of empathy with adolescents from vulnerable contexts in Brazil.
- Justice for me and for all: Longitudinal analysis of justice perceptions across demographic indicators.
- Socializing Justice: The interface of just world beliefs and legal socialization.
- Substance use and involvement in situations of violence: a typological study of a Brazilian population-based sample.
- Tipología del miedo al crimen y las actitudes punitivas entre los habitantes de São Paulo, Brasil.
- Factores protectores en adolescentes infractores: un estudio tipológico.
- Delinquência juvenil: relações entre desenvolvimento, funções executivas e comportamento social na adolescência.
Prof. Dr. Bruno Bonfá Araujo
- Considering sadism in the shadow of the Dark Triad traits: A meta-analytic review of the Dark Tetrad.
- Measuring the dark core: A Brazilian adaptation and comparison between the general population and incarcerated men.
- The dark side of giving: Examining the relationship between the Dark Tetrad and charitable behavior.
- Testing the distinction between sadism and psychopathy: A metanalysis.
- Unveiling the fragile façade: A scoping review and meta-analysis of the Vulnerable Dark Triad.
- Depressed or satisfied? The relationship between the dark triad traits, depression, and life satisfaction.
- Seeing Things in Black‐and‐White: A Scoping Review on Dichotomous Thinking Style.
- The unidimensionality of evil: A rating scale analysis of the short dark triad.
- Dark and light triad: a cross-cultural comparison of network analysis in 5 countries.
- If not Mine, She Won’t Belong to Another”: Mechanisms of Moral Disengagement in a Femicide Perpetrator from Brazil.
Prof. Dr. Carlos Aznar Blefari
- Capacitação para o uso do Protocolo NICHD em profissionais sul-brasileiros.
- Avaliação de Treinamento em Entrevistas Investigativas com Crianças Vítimas de Violência Sexual.
- Increasing access to justice for children: A brief report on the Brazilian Sign Language version of the NICHD protocol
- Atuação de Psicólogos em Alegações de Violência Sexual: Boas Práticas nas Entrevistas de Crianças e Adolescentes.
- Integrative review addressing the effectiveness of child sexual abuse preventive interventions.
- Resilience during times of enduring challenge: Brazilian Child Protection Professionals’ resilience and psychological distress one year into the COVID-19 pandemic.
- Revisão integrativa sobre terapias comportamentais e cognitivas aplicadas a casos de violência sexual infantil.
- Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: O protocolo NICHD.
- Estudo de Caso sobre uma Intervenção Brasileira para Vítimas de Abuso Sexual Infantil.
Profa. Dra. Denise de Camargo
- Metassíntese: Revisão Qualitativa acerca da Medicalização Psiquiátrica Infantojuvenil em Situação de Acolhimento.
- Systematic literature review: The use of the concept of perezhivanie in research on teacher training
- Emoções e práticas docentes na inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural
- Activity and consciousness: reflections on the teaching work from a cultural-historical perspective
- Vygotsky’s concept of emotion: the indissociability of affective and cognitive aspects in human development
- Professional practices in situations of child abuse: an integrative review
- Dificuldades no processo de reinserção familiar de crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus tratos acolhidos em uma instituição.
- Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação
- Emotions and teaching practices in inclusive education
- Narrativas de histórias de vida e evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos
Profa. Dra. Fernanda Otoni da Silva
- Obsessive–compulsive personality disorder screening cut-off for the Conscientiousness dimension of the Dimensional Clinical Personality Inventory 2
- Perceptive-Motor Maturity and its Relations with Planning, Memory Immediate and Non-Verbal Intelligen
- Development of the Dimensional Clinical Personality Inventory – Avoidant version based on the HiTOP
- Unveiling empathy: Transforming child neurodisability in the Brazilian context of poverty and violence
- Evaluating a Pilot Pioneering Training on Conducting Forensic Interviews with Children in Mozambique
- Psychometric Properties of the Parental Alienation Scale – EAP
- Testing the distinction between sadism and psychopathy: A metanalysis
- Social Responsibility Scale (SRS-2): Validity Evidence Based on Internal Structure
- Screening version of Bender test to the assessment of school performance
- Comparison of methods for controlling acquiescence bias in balanced and unbalanced scales
Profa. Dra. Gislei Mocelin Polli
- Representações Sociais sobre Ser Mulher na Sociedade Contemporânea
- Violência relacionada ao peso e práticas não saudáveis de controle de peso
- Obesity and social representations among patients subjected to argon plasma coagulation (APC)
- Representações Sociais da Obesidade e Magreza entre Pessoas com Obesidade
- Histórias de vidas de universitários e uso de substâncias psicoativas
- Representações Sociais do Suicídio para adolescentes de uma Escola Pública de Curitiba, Paraná, Brasil
- Programas de Orientação Profissional: Modelos para desenvolvimento de políticas públicas no Brasil.
- Alimentação e Cirurgia Bariátrica: Representações Sociais de Pessoas Obesas
- Representations of food among vegetarians in Brazil: A psychosocial approach Representations of food in Brazil.
- Representações sociais e práticas corporais: influências do padrão de Beleza
Prof. Dr. João Paulo Araújo Lessa
- Music Listening in Times of COVID-19 Outbreak: A Brazilian Study
- Adaptation and evidence of validity of the Traumatic Grief Inventory for Brazil
- Contributions of a Reflective Practice Group of Male Perpetrators of Violence Against Women
- Adaptação e evidências de validade baseadas na estrutura interna da Escala de Domínios de Criatividade.
- Cognitive abilities and probabilities of adherence to containment measures against the COVID-19 pandemic
- Acquiescence in self-report personality assessment: A comparison between methods
- Evidências de validade de uma versão brasileira da Fear of COVID-19 Scale
- Habilidades Socioemocionais: Efeitos de uma Intervenção em Educação para a Carreira
- Brief Assessment of Adaptive and Maladaptive Coping Strategies During Pandemic
- Relações entre competências socioemocionais, adaptabilidade e autoeficácia na transição escola trabalho
Profa. Dra. Maria Cristina Antunes
- Revisão sistemática sobre estresse pós-traumático, depressão e ansiedade em mães de vítimas de abuso sexual
- Sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade em mães de vítimas de abuso sexual
- Avaliação de psicoterapia em adolescentes sobreviventes de abuso sexual: uma revisão sistemática
- Dificuldades no processo de reinserção familiar de crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus tratos acolhidos em uma instituição
- Caracterização de Abusos Sexuais Cometidos por Mulheres
- Efeitos da violência doméstica contra a mulher sobre os seus filhos
- Adaptação e validação transcultural do instrumento CARAS: child abuse risk assessment scale
- O direito à prevenção da Aids em tempos de retrocesso: religiosidade e sexualidade na escola
Profa. Dra. Paula Inez Cunha Gomide
- Parenting Styles and Alcohol Use in Brazilian Males
- Histórico infracional familiar e fatores de risco em apenados e universitários.
- Psychometric Properties of the Parental Alienation Scale – EAP
- Instrumentos nacionais de avaliação de práticas parentais:uma revisão da literatura
- Estilos parentais, impulsividade e comportamento de jovens universitários condutore
- Abuso, negligência e parricídio: um estudo de caso
- Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes
- A redução da maioridade penal: questões teóricas e empíricas
- A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes
Prof. Dr. Sidnei Priolo Filho
- Relatórios de maus-tratos infantis e respostas do serviço de proteção à criança durante a COVID-19: troca de conhecimento entre Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Alemanha, Israel e África do Sul
- Maus-tratos infantis em tempos de pandemia de COVID-19: uma proposta de estrutura global sobre pesquisa, política e prática
- Examinando a resiliência entre profissionais de proteção infantil durante a COVID-19: uma comparação global entre 57 países
- Uma análise qualitativa dos desafios dos profissionais de proteção à criança durante a pandemia de COVID-19
- Intervenções baseadas na escola para prevenir a violência no namoro e no relacionamento e a violência de gênero: revisão sistemática STOP-DRV-GBV
- Ampliando o acesso à justiça para crianças: um breve relato sobre a versão em Libras do protocolo NICHD
- Um ano após o início do COVID-19: o que aprendemos sobre denúncias de maus-tratos infantis e respostas do serviço de proteção à criança?
- Comportamento resiliente dos profissionais de proteção à criança durante a pandemia de COVID-19
- Julgamentos sobre alienação parental quando é alegada hostilidade parental ou abuso sexual infantil – Ligação
- Ciúme e ansiedade em homens que agridem a parceira: um estudo comparativo
Prof. Dr. Tiago Gagliano Pinto Alberto
- Valorando a prova oral com o CBCA: os 19 (dezenove) critérios de avaliação da credibilidade do testemunho.
- Beleza e justiça: Como a aparência dos réus afeta julgamentos por crimes de trânsito com resultado morte. Singular Sociais e Humanidades.
- Técnicas decisórias da dedução, indução e abdução: o que são e quando utilizá-las.
- Redes neurais, tomada de decisão e valoração probatória.
- La fenomenología y la argumentación jurídica: ¿una conexión posible?
- Posições epistêmicas privilegiadas e sugestões metodológicas para a valoração da prova oral: alguns aportes.
- As 4 Gerações da Teoria da Argumentação Jurídica do contexto de justificação ao da descoberta.
- Técnicas decisórias praticadas no direito comparado e possível harmonização com o quadro jurídico nacional brasileiro: a sana crítica e a margem de apreciação.
- Análise da aplicação do artigo 126 da LEP em amostra de egressos de instituições penais paranaenses no século XXI.
- A relação entre o crime de importunação sexual e o erro de percepção sexual.
-
Interamerican Journal of Forensic Psychology
- Acesse aqui a Interamerican Journal of Forensic Psychology –
–
Interamerican Journal of Forensic Psychology é o periódico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense (PPGPFOR), da Universidade Tuiuti do Paraná. Foi criado no ano de 2023 para atender a uma demanda de publicações na referida área temática.
É um periódico especializada voltado à publicação de trabalhos originais, sejam teóricos, empíricos e revisão de literatura relacionados a todas as subáreas da Psicologia Forense e campos correlatos. Também são aceitos relatos de experiências voltados ao público profissional que operacionalizam formas de atuação bem-sucedidas para implementação de práticas na área, e, de forma complementar comunicações curtas e artigos de opinião. Recomenda-se que todas as contribuições estejam devidamente fundamentadas e orientadas conforme as instruções disponibilizadas.
No escopo do periódico, a Psicologia Forense é compreendida como a conjunção dos campos da Psicologia que apresenta envolvimento com o Direito de forma expandida, seja civil, criminal ou societal, não se limitando aos espaços das instituições jurídicas, uma vez que a promoção ou privação de direitos perpassa de forma transversal diversos contextos.
Em uma perspectiva interamericana, abrange o campo de Psicologia Jurídica (usual em países latino-americanos, embora sejam encontradas referências com a denominação de Psicologia Forense na América Latina) e Forensic Psychology (usual em países norte-americanos).
Em síntese, a base de estudos e práticas da Psicologia Forense é voltada para o fenômeno multidimensional da violência em diferentes contextos sociais que envolvem pessoas e instituições.
A proposta do periódico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense (PPGPFOR), da Universidade Tuiuti do Paraná busca integrar em uma dimensão transcultural as contribuições dos campos supracitados: a Psicologia Forense no Brasil e internacionalmente.
A título ilustrativo, as subáreas com suas respectivas temáticas que promovem a integração interamericana da Psicologia Forense incluem:
– Histórico, Atualidade e Metodologia Científica e Profissional da Psicologia Forense
– Processos Cognitivos e Neuropsicológicos em Psicologia Forense
– Processos Psicossociais e Axiológicos em Psicologia Forense
– Avaliação Psicológica, Instrumentação e Mensuração em Psicologia Forense
– Prática Clínica, Protocolos de Intervenção e Efetividade Psicoterápica em Psicologia Forense
– Formulação, Desenvolvimento e Avaliação de Políticas Públicas em Psicologia Forense
– Estudos Comparativos, Legislações e Temáticas Interdisciplinares em Psicologia Forense
- Acesse aqui a Interamerican Journal of Forensic Psychology –
-
Egressos
Em consonância com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da UTP, espera-se que o egresso tenha capacidade para atuar como professor e/ou pesquisador em instituições de ensino superior, em centros de pesquisa, em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), em Unidades de Saúde, em empresas, na administração pública e na comunidade em geral. Deverá estar apto a orientar estudantes de Iniciação Científica e supervisionar estágios profissionais em vários cursos, como Psicologia, Direito, Enfermagem, Serviço Social, entre outros. O egresso também estará capacitado a redigir e coordenar projetos de pesquisa, bem como, desenvolver estudos de maneira independente, comunicando os resultados em relatórios para as agências de fomento e em publicações técnico-científicas para a comunidade.
O PPG contribui para a formação do aluno para que, ao findar o Programa, seja um pesquisador, professor e profissional, com as seguintes competências nas áreas de pesquisa, ensino e extensão:
- – Fazer uso dos conhecimentos apreendidos durante sua formação a fim de enfrentar os desafios da docência, da pesquisa e da extensão na formação de novos profissionais/pesquisadores de forma qualificada, ética e com excelência;
- – Exercer a docência, de forma inovadora, crítica, comprometida e competente;
- – Realizar atividade profissional, incluindo o desenvolvimento de pesquisas científicas de alto nível com métodos adequados e inovadores, em avaliação, clínica, assessoria aos órgãos vinculados (Fóruns, instituições de acolhimento, OSCs, secretarias de estado, Unidades Básicas de Saúde, hospitais, entre outros), proporcionando desenvolvimento tecnológico e científico;
- – Elaborar, orientar e avaliar projetos e intervenções em diferentes contextos com base em evidências científicas;
- – Contribuir para o aprimoramento das leis por meio de pesquisas científicas que esclareçam os possíveis efeitos positivos e negativos da legislação;
- – Resolver e refletir de forma crítica e autônoma sobre problemas éticos e sociais existentes nos diferentes contextos sociais, comprometidos com as políticas públicas e os Direitos Humanos;
- – Criar instrumentos que facilitem diagnósticos, encaminhamentos e procedimentos de intervenção para a população atendida.
-
Processo Seletivo
- MESTRADO
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Formulário de inscrição devidamente preenchida no site:
Carta de Intenção;
RG e CPF;
Fotocópia da certidão de nascimento; casamento ou averbação;
1 (uma) foto 3×4 (atualizada);
Diploma de graduação (devidamente autenticado)
Histórico Escolar (Graduação);
Comprovante de endereço;
Curriculum Lattes atualizado e documentado (www.cnpq.br).- DOUTORADO
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:Formulário de inscrição devidamente preenchida no site;Carta de intenção;RG e CPF;Fotocópia da certidão de nascimento; casamento ou averbação;1 (uma) foto 3×4 (atualizada);Diploma de graduação (devidamente autenticado);Diploma do Mestrado (devidamente autenticado);Histórico Escolar (Mestrado);Comprovante de endereço;Certificado de proficiência em inglês ou atestado de ter sido aprovado em prova de inglês;Projeto de pesquisa de 15 páginas;Curriculum Lattes atualizado e documentado (www.cnpq.br).– O exame de seleção será anual e ocorrerá em duas fases:
- I. Fase Eliminatória:
a) Exame de Proficiência em Língua Inglesa ou Espanhola, candidatos ao Doutorado farão Espanhol, pois apresentarão comprovação do Inglês, na inscrição;
b) Prova Escrita.- II. Fases Classificatórias:
a) Análise do Curriculum Vitae;
b) Entrevista.Os candidatos deverão obter nota mínima 7,0 (sete) em cada uma das provas na fase eliminatória para prosseguirem para as demais fases.
A prova escrita será elaborada pelos docentes em PPG, seguindo relação bibliográfica divulgada no site do Mestrado de Psicologia Forense da UTP.
Tanto a prova de proficiência em língua inglesa ou espanhola, como a prova escrita serão corrigidas pelos docentes do programa.
Os candidatos que forem aprovados na Fase Eliminatória irão para a Fase Classificatória. Nesta fase o Curriculum Lattes será avaliado e aqueles candidatos selecionados participarão da entrevista.
Serão ofertadas 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado, anualmente.
Os alunos serão distribuídos entre os orientadores, respeitando-se as linhas de pesquisa e interesse do orientador no projeto do aluno.
O aluno regular do Programa realizará matricula, a cada período letivo, na época e prazos estipulados pela Coordenação.
O orientador deverá estar de acordo com as disciplinas que serão cursadas pelo aluno.
As aulas são semanais ministradas nas segundas e terças-feiras nos períodos manhã, tarde e noite.
-
Editais
- Resultado do Processo Seletivo do Doutorado
- Resultado de Taxas PROSUP/CAPES
- Processo Seletivo Doutorado em Psicologia Forense
- Resultado do Processo Seletivo Contração Docente
- Resultado Processo Seletivo de Novas Vagas 2025.1
- Processo Seletivo Novas Vagas 2025.1
- Taxas PROSUP/CAPES 2025/1
- Processo Seletivo para contratação de Docente
- Resultado Processo Seletivo Verão 2025
- Processo Seletivo Verão 2025
- Resultado de taxas PROSUP/CAPES 2024/2
- RESULTADO do Processo Seletivo do Mestrado em Psicologia Forense
- Resultado do Edital de Taxa PROSUP/CAPES
- Taxas PROSUP/CAPES
- Vagas remanescentes – resultado final
- Processo Seletivo Vagas Remanescentes 2024
- Resultado do Processo Seletivo
- Processo Seletivo Verão 2024
- Resultado taxa PROSUP-CAPES
- Taxa PROSUP-CAPES
- Resultado Processo Seletivo Docente
- Processo Seletivo Docente
- Processo Seletivo de Inverno
- Taxa PROSUPCAPES Psicologia Forense 2023_1
- Resultado Processo Seletivo Novas Vagas 2023
- Processo_Seletivo_NOVAS_VAGAS_Psicologia_Forense_2023
- Resultado do Processo Seletivo do Mestrado em Psicologia Forense
- Processo Seletivo de Verão 2023
-
Convênios
Convênios
Os convênios firmados possibilitam campo para efetivação de várias ações ofertadas pelo Programa. Ao longo do quadriênio intensificou-se a busca por parcerias, gerando importantes resultados para os envolvidos. Atualmente, o Programa tem cinco convênios estabelecidos com: o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM/PR), o Programa Enxugue Essa Lágrima (PEEL), o Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e o Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN).
NUFOR
A) PPCAAM. Em 2003 o Governo Federal criou um instrumento para o enfrentamento do aumento de homicídios de crianças e adolescentes, denominado Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). No Paraná o PPCAAM/PR foi instituído pelo Governo do Estado pelo Decreto 6489/2010 e é executado pela Associação para a Vida e Solidariedade (AVIS). A população tem acesso ao programa quando alternativas convencionais de proteção foram esgotadas. É preciso que o ameaçado seja voluntário e concorde com as seguintes ações: transferência de residência e acomodação em localidade segura; inserção em programas sociais visando a garantia de direitos de pessoa em desenvolvimento e a proteção integral conforme preconiza o ECA; apoio e assistência social, jurídica, psicológica, pedagógica e financeira; apoio, quando necessário, para cumprimento de obrigações civis e administrativas que exijam seu comparecimento. Por meio do convênio com o PPGPSI, estabelecido em 2019, os participantes recebem apoio psicológico ofertado pelo NUFOR-UTP. O convênio encaminhou uma adolescente matricida, ameaçada de morte por familiares, que recebeu psicoterapia por um período de um ano, realizada por uma mestranda.
B) PEEL. Em 2016, idealizado pelo Juiz Dr. José Guilherme Xavier Milanezi, surgiu o Programa Enxugue Essa Lágrima (PEEL), que visa atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Frente à ausência de atendimento de vítimas de abuso sexual, que tradicionalmente, para além de uma possível punição aos agressores, não recebem cuidados adequados, o Programa estabeleceu convênios para oferecer atendimento especializado à clientela com o objetivo de dirimir possíveis sequelas do abuso sexual, da própria criança ou adolescente e de sua família. Em 2018 a UTP estabeleceu convênio com o TJ-PR para ofertar esse atendimento, uma vez que há no programa a linha de pesquisa Avaliação e Clínica Forense, com projetos de pesquisas nessa área. Ainda em 2018, alunos de graduação e pós-graduação supervisionados por docentes do PPGPSI atenderam crianças e adolescentes encaminhados pelo PEEL.
C) NUPEP. O convênio com o Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP) tem por objetivo formalizar a cooperação com a Defensoria do Estado do Paraná, visando prestar assistência psicológica e psicossocial gratuita a assistidos por esse órgão do Judiciário. A ênfase se dá na área criminal, abrangendo as vítimas de crime. O convênio foi firmado em 21 de março de 2019 e estabeleceu um termo de cooperação técnica, no qual a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a UTP firmam mútua cooperação na prestação de assistência integral e na formação prática dos acadêmicos do curso de Psicologia e de alunos do Mestrado em Psicologia Forense.
D) Tribunal de Justiça do Paraná. Com o objetivo de possibilitar acesso à justiça, à orientação jurídica e a construção de uma cultura da paz social por meio da mediação de conflitos, em 2012 o TJ-PR firmou convênio com a UTP. Inicialmente as atividades eram realizadas por acadêmicos e docentes do curso de Direito no Núcleo de Práticas Jurídicas, no Campus Mossunguê da UTP. Em 2013 estabeleceu-se, por meio de termo aditivo, que as atividades se estenderiam para o Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, em Curitiba. Atualmente são atendidas pelo convênio duas Varas, a Vara da Infância e Adolescência de Piraquara e a 2ª Vara Descentralizada de Santa Felicidade / Vara de Família e Sucessões de Curitiba – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do 2º grau.
E) DEPEN. O convênio entre a UTP e o Observatório de Execução Penal e Direitos Humanos do DEPEN foi firmado em maio de 2019. Os objetivos do acordo são: desenvolver atividades de pesquisa, ensino e observação das instituições do sistema penal; trabalhar para a cultura dos direitos humanos, para a liberdade das pessoas e para os princípios e valores do Estado Democrático de Direito e colaborar com a criação e compilação de dados, informações e indicadores sobre o Sistema Penal do Estado do Paraná como um todo (nas searas social, comportamental e política). Sendo este um campo fértil para a realização de pesquisas forenses, e dada a burocracia para adentrar o sistema penal, o convênio abriu perspectivas animadoras para os pesquisadores do programa.
-
Internacionalização
Internacionalização
A Universidade Tuiuti do Paraná concebe a internacionalização como um pressuposto fundamental da qualidade da educação superior, um empreendimento amplo de interação acadêmica e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços que envolve a cooperação com universidades, empresas e governos. Assim, a internacionalização é tratada como política institucional.
Diante das perspectivas abertas pela internacionalização universitária, na UTP este processo busca articular-se ao ensino, à pesquisa e às necessidades sociais, por meio da cooperação bilateral/multilateral para a realização de cursos, atividades de investigação, extensão, seminários, publicações conjuntas. A Universidade está empenhada em definir instrumentos de cooperação que garantam a qualidade dessas ações, integradas aos diferentes modelos internacionais de educação superior. Contudo, busca se precaver diante da pura e simples padronização das práticas acadêmicas globais, zelando pela manutenção de determinadas características e necessidades culturais locais.
Diante das perspectivas abertas pela internacionalização universitária, na UTP esse processo busca articular-se ao ensino, à pesquisa e às necessidades sociais por meio da cooperação bilateral/multilateral para a realização de cursos, atividades de investigação, extensão, seminários, publicações conjuntas. A Universidade está empenhada em definir instrumentos de cooperação que garantam a qualidade dessas ações, integradas aos diferentes modelos internacionais de educação superior. Contudo, busca se precaver diante da pura e simples padronização das práticas acadêmicas globais, zelando pela manutenção de determinadas características e necessidades culturais locais.
Tendo em vista esses objetivos foi criada a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (CORII), vinculada à Reitoria, para promover a cooperação institucional no âmbito nacional e internacional. São funções da CORII: elaborar, propor e coordenar a execução das políticas de intercambio científico, tecnológico, cultural, artístico e esportivo entre a UTP e outras instituições nacionais e internacionais; apoiar docentes, pesquisadores e discentes de instituições internacionais em atividade na UTP, bem como os membros da UTP em atividades no exterior.
Em 2018 foi criada uma comissão vinculada à CORII composta por professores dos quatro PPGs da UTP (Educação, Distúrbios de Comunicação, Comunicação Visual e Psicologia) com o objetivo de realizar ações conjuntas de cooperação. Os representantes dos PPGs elegeram o tema “envelhecimento humano”, presente em linhas de pesquisa dos quatro Programas, para elaboração de projetos nacionais e internacionais. Dentre as metas científicas alcançadas pelo grupo no quadriênio, constam: a) ciclo de palestras interdisciplinares sobre a temática, realizado em 2019 em seis encontros; b) aulas: foi ministrada, via Skype, uma disciplina comum para os quatro programas, com carga horária de quatro horas, por uma docente convidada da Universidade Nova de Portugal; c) mesa redonda envolvendo os PPGs durante o Seminário de Pesquisa da UTP e formalização de parcerias existentes entre os Programas com outras instituições internacionais; e d) busca de novas parcerias internacionais.
Embora o principal enfoque do PPGPSI seja o atendimento de necessidades nacionais, algumas ações foram desenvolvidas com vistas à inserção internacional do Programa. Tais ações foram efetivadas por meio de: convênios; bancas com membros internacionais; participação dos professores em atividades e eventos internacionais; desenvolvimento de pesquisas conjuntas com pesquisadores internacionais; palestras de professores estrangeiros em disciplinas do Programa; participação de docentes como avaliadores de revistas internacionais; participação de docentes como membros de associações científicas internacionais; e realização de estágio pós-doutoral em instituição estrangeira.
1) Convênios
O Programa firmou convênio com a Florida International University, nos Estados Unidos, para fins de cooperação entre os pesquisadores das duas instituições. As atividades do convênio no Brasil são desenvolvidas pelo Prof. Dr. Sidnei Rinaldo Priolo Filho e nos Estados Unidos pela Profa. Dra. Deborah Goldfarb, com participação em pesquisas, publicações e colaborações em aberto. Esse convênio tem como objetivo a realização de pesquisas e a cooperação entre os alunos dos dois professores para melhor compreensão dos fenômenos forenses frente a diferentes realidades sociais e contextos jurídicos. Adicionalmente, o convênio também iniciará atividades e disciplinas em conjunto na modalidade COIL (Collaborative Online International Learning) como estratégia de maior integração entre as instituições. Até o presente momento, esse convênio tem como produtos de internacionalização o projeto de dissertação da aluna Adriana Mozuck, sobre aspectos legais da tomada de decisão de recursos, e três publicações conjuntas publicadas em periódicos internacionais: 1) O artigo “ Brazilian child protection professionals’ resilient behavior during the COVID-19 pandemic”, de autoria de S. R. Priolo Filho, D. Goldfarb, M. R. Zibetti e C. Aznar-Blefari, publicado em 2020 no Child abuse & neglect; 2) O artigo “International comparison of family court professionals’ perceptions of parental alienation and child sexual abuse allegations”, de autoria de D. Goldfarb, S. Priolo Filho, J. Sampana, D. Shestowsky, S. Wolpe, L. C. Williams e G. S. Goodman, publicado em 2019 no International Journal on Child Maltreatment: Research, Policy and Practice; 3) O artigo “Judgments regarding parental alienation when parental hostility or child sexual abuse is alleged”, de autoria de S. R. Priolo Filho, D. Goldfarb, D. Shestowsky, J. Sampana,, L. C. Williams e G. S. Goodman, publicado em 2018 no Journal of Child Custody.
2) Composição de bancas internacionais
Com o objetivo de estreitar parcerias com universidades estrangeiras, aumentando a visibilidade das produções do Programa internacionalmente, professores de instituições internacionais têm sido convidados a compor as bancas de defesa de Mestrado dos alunos do Programa. Em 2019 o Prof. Dr. Rui Abrunhosa Carvalho Gonçalves (Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela Universidade do Porto e Doutor em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM) onde é Professor Associado com Agregação e coordena investigações em meio prisional sobre vários temas, nomeadamente, a adaptação à prisão, o tratamento penitenciário, a psicopatia, a criminalidade sexual e a violência conjugal, dentre outros) participou da banca de defesa de Mestrado da dissertação intitulada “Elaboração e evidências de validade do Inventário de Histórico Infracional Familiar (IHIF)”, da aluna Marina Dallaqua, orientada pela Profa. Dra. Paula Gomide. Em 2020 o Prof. Dr. Themis Apostolidis (professor de Psicologia Social na Universidade Aix-Marseille, França, desde 1998; possui 70 publicações internacionais em periódicos indexados e tem índice H = 19) e a Profa. Dra. Raquel Bertoldo Raquel Bertoldo (professora de Psicologia Social na Universidade Aix-Marseille, França, desde 2015; possui 26 publicações nacionais e internacionais em periódicos indexados e tem índice H = 13) compuseram a banca de defesa de Mestrado intitulada “Representações sociais da alimentação entre mulheres com e sem transtornos alimentares” da aluna Ligia Ziegler Samuel, orientada pela Profa. Dra. Gislei Mocelin Polli. Em 2020 a Profa. Dra. Deborah Goldfarb (professora de Psicologia Jurídica na Florida International University, com grau de Juris Doctor na University of Michigan Law School e Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento na University of California, Davis, com trabalhos que envolvem a intersecção entre Direito e Psicologia do Desenvolvimento, incluindo crenças sobre o sistema legal, memória de vítimas e testemunhas oculares) participou da banca de qualificação e da defesa do Mestrado da aluna Adriana Mozuck, de título “O uso de um paradigma experimental para a avaliação de comportamentos morais”, orientada pelo Prof. Dr. Sidnei Priolo Filho. 3.3.1.3 Participações dos professores em atividades e eventos internacionais Dois docentes do programa ministraram aulas e cursos em instituições de ensino estrangeiras: 1) Em 2018 o Prof. Dr. Murilo Zibetti proferiu aula magna na Universidad Politecnica y Artistica do Paraguai, em Ciudad del Este, sobre aspectos neuropsicológicos ligados à violência contra crianças; 2) O professor Sidnei Rinaldo Priolo Filho ministrou aulas na University of California – Davis, Estados Unidos, em maio de 2018, sobre as relações entre a Psicologia e o Direito no contexto brasileiro e participou com apresentação de trabalhos em duas conferências internacionais em 2018 (XXII International Congress on Child Abuse and Neglect – Praga, República Tcheca, e 30th APS Annual Convention, San Francisco, Estados Unidos).
3) Desenvolvimento de pesquisas conjuntas com pesquisadores internacionais
Atualmente dois docentes participam de grupos de pesquisas internacionais: 1) O Prof. Dr. Sidnei Rinaldo Priolo Filho participa de dois grupos de pesquisa internacionais. O primeiro, em parceria com a Profa. Dra. Deborah Goldfarb, da Florida International University, desenvolve uma pesquisa transcultural com o objetivo de avaliar diferenças culturais e legais na interpretação de eventos sociais nos dois países. Sua orientanda Adriana Mozuck desenvolveu o projeto “O uso de um paradigma experimental para a avaliação de comportamentos morais” inserido no tema geral. O segundo, em parceria com a Profa. Dra. Carin Perilloux, da Southwestern University, tem por objetivo avaliar diferenças culturais entre brasileiros e norte-americanos quanto ao interesse e percepção sexual. A aluna Estela Ricci, orientanda do docente Sidnei Rinaldo Priolo Filho, participou do projeto intitulado “Percepção do interesse sexual: revisão e diferenças de gênero com uma amostra brasileira”, que gerou em um artigo submetido e outro em fase final de ajustes para submissão. 2) A Professora Gislei Mocelin Polli iniciou uma pesquisa transcultural desenvolvida em colaboração com o Prof. Dr. Themis Apostolidis, da Universidade Aix-Marseille. Atualmente a pesquisa está em andamento e tem como objetivo identificar relações entre representações sociais da obesidade e práticas de controle de peso adotadas por brasileiros e franceses.
4) Palestras de professores estrangeiros em disciplinas do PPGPSI
Foram realizadas aulas durante os meses de abril, maio e junho (2020) com professoras internacionais por meio da plataforma Zoom. A Profa. Dra. Christine Wekerle (McMaster University, Canadá) apresentou duas aulas sobre estratégias inovadoras de pesquisa na área de violência contra a criança e sobre a experiência canadense com o uso de aplicativos de celular para a prevenção da violência e promoção de resiliência. A pesquisadora Dra. Hanie Edalati (McGill University, Canadá) apresentou um relato de pesquisa sobre aspectos sobre o desenvolvimento emocional de crianças vítimas de violência.
5) Participação de docentes como avaliadores de revistas internacionais
Os docentes do Programa têm atuado como pareceristas e avaliadores de diversos periódicos internacionais. A Profa. Dra. Maria Cristina Antunes é membro da Comissão Científica da Trends in Psychology; o Prof. Dr. Sidnei Priolo Filho é membro da Comissão Editorial da Child Abuse & Neglect e revisor dos periódicos Journal of Interpersonal Violence, Psychiatry Investigation e BMC Public Health. A Profa. Dra. Paula Gomide é revisora da Revista de Psicología Universidad de Chile e da Acta Comportamentalia. A Profa. Dra. Gislei Polli é revisora da Ciências Psicológicas (Uruguay) e da Avances en Psicología Latinoamericana (Argentina). Por fim, a Profa. Dra. Ariela Raissa Lima Costa é revisora da revista Personality and Individual Differences.
6) Docentes membros de associações científicas internacionais
Os professores Maria Cristina Antunes e Sidnei Priolo Filho são membros da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect. O professor Sidnei é membro honorário dessa instituição e faz parte do grupo de pesquisa sobre os impactos do COVID-19 na violência contra a criança.
7) Estágio pós-doutoral em instituição estrangeira
A Profa. Dra. Gislei Mocelin Polli realizou estágio pós-doutoral na Universidade Aix-Marseille na França, de dezembro de 2019 a julho de 2020, sob orientação do Prof. Dr. Themis Apostolidis, desenvolvendo pesquisa sobre representações sociais e práticas de saúde. Durante a realização do estágio,a professora Gislei teve oportunidade de assistir aulas e seminários ministrados na Universidade Aix-Marseille. Trabalhou com análise de dados em parceria com o professor Themis, tendo produzido o artigo “Representations of food among vegetarians in Brazil: A psychosocial approach”, submetido ao periódico International Journal of Gastronomy and Food Science, que atualmente está em processo de avaliação. Além disso, deu início à pesquisa transcultural intitulada “Representações sociais da obesidade e práticas de controle de peso”, em andamento.
-
Mídias Sociais
– Mídia paga em diversas plataformas como Meta e Google
– Relacionamento com mais de 350 empresas da iniciativa privada de diversas áreas
– Relacionamento com alunos e egressos da Instituição por meio de e-mail e whatsapp
– Redes Sociais e Canais Online
–Instagram: 28.500 seguidores
–Facebook: 102.000 seguidores
–TikTok: 2.116 seguidores
–YouTube – 1.800 inscritos
–Linkedin – 49.349 seguidores
-Blog Conexão Tuiuti
Canais Internos
-Newslleter Fique por Dentro – Distribuída para todos os funcionários | Aproximadamente 700 funcionários
-Revista interna Conexão Tuiuti – Distribuída para todos os funcionários | Aproximadamente 700 funcionários
-
Autoavaliação
A Universidade Tuiuti, PROPPE e PPGPFOR possuem instrumentos institucionalizados para autoavaliação, com o objetivo de monitorar e melhorar continuamente a qualidade do programa. A Comissão de Autoavaliação (CPA) realiza a autoavaliação dos docentes e funcionários da UTP anualmente, mesma periodicidade em que a PROPPE avalia os PPGs, estabelecendo uma vinculação entre ambos os processos, bem como com o Planejamento Estratégico da instituição. O PPGPFOR adota uma variedade de ferramentas para avaliar aspectos como disciplinas, orientadores, egressos, bolsistas e publicações.A autoavaliação das disciplinas foi instituída em 2022 e é realizada semestralmente com os alunos. O objetivo é verificar se as disciplinas cumprem seus objetivos, se o formato das aulas (presenciais ou online) é adequado ao conteúdo e se as atividades complementares contribuem para a aprendizagem. A dos orientadores é feita no mesmo instrumento das disciplinas e focaliza aspectos como a periodicidade das orientações e a satisfação dos orientandos. A dos egressos acontece ao final de cada quadriênio, por meio de um formulário online, com o objetivo de verificar a inserção no mercado de trabalho, da continuidade acadêmica e a satisfação com o programa em fornecer ferramentas para a melhoria das atividades profissionais. A dos bolsistas é realizada semestralmente, por meio de um relatório sobre as atividades do período, garantindo o cumprimento dos compromissos assumidos.A autoavaliação das publicações ocorre semestralmente, com os docentes por meio de uma planilha avaliada pela coordenação do PPG e pela PROPE. Além disso, durante o quadriênio o PPG contou com a avaliação externa de três especialistas, dois envolvidos com a proposta do doutorado (Antonio Serafim e Alexandre Dietrich) e um com a avaliação da quadrienal (Acácia Angeli dos Santos). Espera-se que esse processo de autoavaliação contribua para a melhoria contínua do PPGPFOR, promovendo transparência, eficiência e ajustando o programa conforme as necessidades e expectativas dos envolvidos.
- Documentos institucionais
- Planejamento estratégico
-
Plataforma Sucupira
Acesse aqui a Plataforma Sucupira
-
Coordenação
Coordenação geral: Prof.ª Dra. Paula Inez Cunha Gomide
Email: paula.gomide@utp.brCoordenação Adjunta: Prof.ª Dra. Fernanda Otoni da Silva
Email: fernanda.otoni@utp.brEndereço: Secretaria da Pós-Graduação
Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar
Rua Padre Ladislau Kula, 395, Santo Inácio
Curitiba, Paraná – CEP: 82.010.210(41) 3331-7644/3331-7706 – mestrado@utp.br
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30 -
Regimento
Clique aqui e conheça o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná
- Teses e dissertações