A área de concentração é a Educação. O PPGED está articulado nas duas Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores.
30 x R$ 2.640,51 Mestrado
48 x R$ 2.843,72 Doutorado
Os valores poderão ser reajustados anualmente.
Descontos e financiamento consulte os regulamentos.
O Programa de Pós-Graduação é presencial com possibilidade de atividades remotas, realizadas de forma síncrona. Para mais informações, consulte a secretaria do Programa de Pós-Graduação.
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Objetivos
É um programa Acadêmico e Presencial, cuja MISSÃO é produzir conhecimento e promover a formação de docentes, profissionais e pesquisadores com domínio na Área da Educação e capacidade de liderança. Articula-se ao PDI da UTP que registra a missão de produção de conhecimentos, promoção humana, formação de profissionais com domínio nas áreas de conhecimento e capacidade para gestão, mediante atuação em consonância com o projeto político pedagógico dos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e as políticas institucionais de ensino e de extensão. Seu perfil é marcado pela perspectiva crítica no campo educacional e pela inserção social regional, predominantemente.
- Os OBJETIVOS GERAIS do PPGED são:
1) aprofundar estudos e pesquisas no campo da Educação, particularmente nas temáticas que se articulam às Linhas de Pesquisa (LP) Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: elementos articuladores;
2) preparar os alunos para a pesquisa, capacitando-os para maior autonomia intelectual;
3) formar docentes para a Educação Superior com rigorosa fundamentação teórica e progressivo domínio da pesquisa na área de educação a fim de propiciar a sua autonomia intelectual. - Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS são:
1) aprofundar estudos sobre práticas pedagógicas e políticas educacionais;
2) aprofundar e produzir conhecimentos em temáticas tais como: formação de professores; políticas educacionais; história das instituições escolares; cultura escolar; currículo escolar, educação e trabalho; educação do campo; educação ambiental e multiletramentos;
3) ampliar a articulação entre as atividades da pós-graduação e as atividades da Educação Básica, por meio de pesquisas com os professores das redes estadual e municipais;
4) fortalecer a articulação entre as atividades da graduação e da pós-graduação;
5) propiciar processos formativos por meio da realização de Seminários Temáticos ao longo de cada ano letivo;
6) fortalecer atividades de pesquisas interinstitucionais nacionais e internacionais, visando o debate da educação brasileira.
- Os OBJETIVOS GERAIS do PPGED são:
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Público-Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas afins, interessados na pesquisa em educação.
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Áreas de Concentração
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Inserção Social
A inserção social do PPGED está direcionada para as atividades desenvolvidas com instituições de ensino Superior e da Educação Básica, da rede estadual e redes municipais de ensino do Paraná e de outros estados do Brasil, articulando-se em âmbito estadual, nacional e internacional com instituições de ensino, de pesquisa e de organizações profissionais, entre outras. Assim, registra-se número expressivo de mestrandos vinculados à Educação Básica; egressos que buscam apoio pedagógico, assessorias para a gestão de políticas públicas; realização de palestras, conferências e assessorias com temáticas relacionadas aos projetos de investigação em educação; realização de cursos de especialização – pós-graduação lato sensu; projetos de extensão e pesquisa tendo como participantes professores da Educação Básica, graduandos, mestrandos e doutorandos do PPGED. O PPGED tem trabalhos de formação continuada em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, em particular com as escolas públicas localizadas no campo. Tem atuação em âmbito nacional a partir das ações dos grupos e núcleos de pesquisa.
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Linhas de Pesquisa
O Programa está estruturado em duas linhas de pesquisa (LP)
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de Pesquisa tem como objeto de investigação as Políticas Públicas e Gestão de processos e sistemas educacionais, na Educação Básica e Superior. Os temas estudados envolvem as relações Estado, formulação e implementação de políticas educacionais relacionadas à formação inicial e continuada de Profissionais da Educação, Projeto Político Pedagógico – PPP, diretrizes curriculares, processos educativos, inclusão-exclusão, financiamento, empresariamento da educação e educação integral.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A Linha de Pesquisa tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas e os seus elementos articuladores que são: alfabetização e letramentos, ensino e aprendizagem, formação inicial e continuada de profissionais da educação, materiais didáticos e tecnologias educacionais. Os contextos de investigação são: Educação Básica e Superior, Educação Ambiental, Educação do Campo e Educação Especial.
I Grupos e Núcleos de Pesquisa
TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência de estética
Profa. Dra. Aline VazGrupo de Pesquisa: Estado e Políticas Educacionais
Profa. Dra. Anita Helena SchleserGrupo de Estudos e Pesquisas: Conexões: Educação, Cultura Digital e Inovação
Prof. Dr. Eduardo FofoncaPolíticas Públicas e Gestão da Educação
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral FilhoSur Paideia
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral FilhoEpistemologia e Educação
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral FilhoEducação, Arte e Políticas Públicas
Profª Dra. Josélia Schwanka SaloméTrabalho, Educação e Políticas Educacionais
Profª Dra. Maria de Fátima Rodrigues PereiraGrupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos
Profa. Dra. Maria Alzira LeiteEducação Ambiental e Práticas Pedagógicas: Desafios e Perspectivas (EDAPP)
Profª Dra. Maria Arlete RosaGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade:
Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves – UTP
Prof. Dr. João Henrique da Silva – UFRRJFormação de Professores, Territórios Educativos e Representações Sociais – FOTERS
Profa. Dra. Sueli Pereira DonatoNúcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas – NUPECAMP
Profa. Dra. Maria Antônia de SouzaGrupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais – TEPE – clique aqui
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Projetos de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS NO QUADRIÊNIO DE 2021 A 2024
- Projetos concluídos no ano de 2021
Concepções educacionais inovadoras da abordagem Reggio Emilia
Coordenação: Prof. Dr. Joe Garcia
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPFronteiras da convivência nas escolas
Coordenação: Prof. Dr. Joe Garcia
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPHegemonia, Ideologia e Educação em Antonio Gramsci
Coordenação: Profa. Dra. Anita Helena Schlesener
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPPolítica e Educação em Escritos de Walter Benjamin
Coordenação: Profa. Dra. Anita Helena Schlesener
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPImpactos na formação e trabalho de professores que apoiaram o movimento de estudantes do ensino médio na ocupação das escolas no Paraná, em 2016.
Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPBalanço da produção do conhecimento sobre formação de professores com base nas comunicações e trabalhos encomendados do GT 8- Formação de Professores da Anped.
Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPEnsino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de Prudentópolis e Araucária
Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTP- Projetos de pesquisa concluídos em 2022
Educação Especial e Indígena no Estado do Paraná
Coordenação: Prof. Dr. João Henrique da Silva
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPDocentes idosas/os do campo: trabalho, educação e escola
Coordenação: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza e Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: Edital Universal do CNPqPosições do Andes para o trabalho de professores brasileiros (1996- 2020).
Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTP- Projetos concluídos no ano de 2023
Epistemologia e Educação: pensando as imbricações ético-cognitivas que perpassam as políticas educacionais na contemporaneidade
Coordenação: Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPFormação de professores, ensino de História e a construção da identidade dos sujeitos escolares.
Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPEducação repressiva: as várias faces da repressão na formação da sociedade. Coordenação: Profa. Dra. Anita Helena Schlesener
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: CNPq – Produtividade em Pesquisa 2Educação, Arte e Políticas PúblicasCoordenação: Profa. Dra. Josélia Schwanka SaloméÁrea: EducaçãoLinha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da EducaçãoFinanciamento: UTPRessignificados das práticas pedagógicas durante e pós-pandemia: um olhar para as representações docentes na educação básica a partir dos multiletramentos
Coordenação: Profa. Dra. Maria Alzira Leite
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPMovimento Nacional de Educação do Campo: das cartas/manifestos às políticas educacionais
Coordenação: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: CNPq – Produtividade em Pesquisa 1BEducação Ambiental, Práticas e Políticas Públicas
Coordenação: Profa. Dra. Maria Arlete Rosa
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTP- Projetos em andamento em 2023/2024
Política e Educação em Gramsci: pressupostos para uma educação integral
Coordenação: Profa. Dra. Anita Helena Schlesener
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: CNPq – Produtividade em Pesquisa 2Ideologia e Educação: as implicações do conceito de ideologia nas políticas educacionais
Coordenação: Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPPolíticas Educacionais na Formação Humana: estudos a partir dos escritos sobre educação e arte em Adolfo Sánchez VázquezCoordenação: Profa. Dra. Josélia Schwanka SaloméÁrea: EducaçãoLinha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da EducaçãoFinanciamento: UTPA reforma do Ensino Médio, sua implantação no Estado do Paraná: impactos no trabalho dos professores
Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPMapeamento dos trabalhos no GT Educação Especial da Anped-Sul
Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPNarrativas Interativas e Educação: sociedade, patrimônio, memória
Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Gonçalves
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Financiamento: UTPTelenovela Brasileira: Expressividades Estéticas e Mobilizações SocioeducativasCoordenação: Profa. Dra. Aline VazÁrea: EducaçãoLinha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos ArticuladoresFinanciamento: UTPTransições educacionais e a integração da cultura digital na prática pedagógica: inovação curricular na educação presencial, a distância e híbrida
Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Fofonca
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPOs multiletramentos nas práticas pedagógicas para alfabetização, leitura e escrita no ensino fundamental: qual é o lugar do ensino e da aprendizagem?
Coordenação: Profa. Dra. Maria Alzira Leite
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPEducação e Escolas Rurais em países da América Latina: aproximações com o movimento de educação do campo no Brasil
Coordenação: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: CNPq – Produtividade em Pesquisa 1BMúltiplas determinações da Prática Pedagógica no contexto da Educação Básica e Ensino SuperiorCoordenação: Profa. Dra. Maria Antônia de SouzaÁrea: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPEducação ambiental: escola, políticas e práticas pedagógicas
Coordenação: Profa. Dra. Maria Arlete Rosa
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPFormação e profissionalização docente no século XXI: práticas e representações sociais
Coordenação: Profa. Dra. Sueli Pereira Donato
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTPTerritórios Educativos na Formação Inicial de Professores: narrativas e representações sociais
Coordenação: Profa. Dra. Sueli Pereira Donato
Área: Educação
Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
Financiamento: UTP -
Estrutura Curricular
DOUTORADO
O Programa para o Doutorado tem sua estrutura curricular organizada por meio de disciplinas obrigatórias, seminários, atividades de pesquisa, elaboração de qualificação e defesa da Tese.
CURSO DE DOUTORADO: 36 créditos
28 créditos assim compostos:
- 8 créditos em disciplinas obrigatórias (DO) comuns às LP´s: Pesquisa em Educação: aprofundamentos teórico-metodológicos e Educação Brasileira: aprofundamentos teórico-metodológicos.
- 8 créditos em dois Seminários Avançados – SA – em escolha conjunta com seus orientadores ofertados em cada semestre, conforme as demandas dos alunos.
- 12 créditos – Atividades de Pesquisas – AP´s contribuem para o aprofundamento e aperfeiçoamento da produção da tese, totalizam 6 atividades, somando 12 créditos ao longo dos 48 meses de curso.
- 8 créditos referentes à defesa de tese.
MESTRADO
O Programa para o Mestrado tem sua estrutura curricular organizada por meio de disciplinas obrigatórias (comuns e especificas da LP), disciplinas optativas (Tópicos Especiais) , seminários, eventos do Programa , elaboração de qualificação e defesa da Dissertação.
- CURSO DE MESTRADO: 36 créditos
- 28 créditos em disciplinas obrigatórias, assim compostos
- 8 créditos em II disciplinas comuns, obrigatórias às duas LP´s, a saber: Pesquisa em Educação e Educação Brasileira.
- 8 créditos em II disciplinas específicas às LP´s, sendo elas: Teorias de Currículo e Fundamentos da Prática Pedagógica vinculadas à LP de Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores; e as disciplinas Gestão da Educação e Políticas Públicas em Educação vinculadas à LP Políticas Públicas e Gestão da Educação.
- 8 créditos em II disciplinas obrigatórias intituladas Prática de Pesquisa e Seminário de Dissertação, que são ministradas em cada uma das LP´s.
- 4 créditos em Tópicos Especiais – TE´s. São ofertados vários TE´s para que os mestrandos escolham ao menos I durante o curso de mestrado.
- 8 créditos referentes à dissertação.
Disciplinas obrigatórias comuns:
- Pesquisa em Educação
- Educação Brasileira
Disciplinas obrigatórias específicas:
LP Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores
- Teorias do Currículo
- Fundamentos da Prática Pedagógica
LP Políticas e Gestão da Educação: Gestão e Políticas Públicas em Educação:
- Gestão da Educação
- Políticas Públicas em Educação
As disciplinas optativas, Tópicos Especiais, constituem 4 créditos obrigatórios. São oferecidas pelas Lp´s e os alunos optam, segundo indicações do seu orientador, quais e quantas disciplinas fazer.
Além das disciplinas optativas e obrigatórias, os alunos participam de seminários e eventos organizados no Programa. A qualificação da dissertação/tese acontece após a conclusão de todos os créditos. As defesas ocorrem após a finalização de todos os créditos.
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Corpo Docente
LP POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
- Dra. Anita Helena Schlesener – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho – Credenciado Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Josélia Schwanka Salomé – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Rita de Cássia Gonçalves – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes
LP PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
- Dr.ª Aline Aparecida de Souza Vaz
Currículo Lattes - Dr. Eduardo Fofonca – Credenciado Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Maria Alzira Leite – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Maria Antônia de Souza – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Maria Arlete Rosa – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes - Dra. Sueli Pereira Donato – Credenciada Doutorado e Mestrado
Currículo Lattes
- Dra. Anita Helena Schlesener – Credenciada Doutorado e Mestrado
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Políticas de credenciamento docente
Clique aqui para acessar o arquivo PDF.
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Infraestrutura
A infraestrutura de apoio às pesquisas do PPGED engloba um amplo conjunto de laboratórios que estão distribuídos nos dois Campi da Universidade. No total, são disponibilizados 34 laboratórios, sendo 27 de Informática, 2 de Internet e 4 laboratórios específicos de apoio à pesquisa educacional, oferecendo à comunidade do PPGED locais para estudo, com apoio de recursos digitais, incluindo tecnologias que mantém a comunicação em rede entre professores e alunos, bem como recursos disponíveis online no site e Sistema de Bibliotecas da Universidade. Contam os Laboratórios com suporte de monitores especializados em Informática, para o atendimento ao desenvolvimento das pesquisas. Os laboratórios atendem as necessidades do PPGED para acesso e comunicação remotos, no apoio técnico e acesso às diversas tecnologias digitais requeridas para as pesquisas em andamento.
Saiba mais aquiLaboratórios específicos que atendem ao PPGED:
- Laboratório de Informática do PPGED
- Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais (LEPPE)
- Centro de Referência Documental (CRDOC)
- Laboratório do Observatório de Educação no Campo (OBEDUC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais (NEPE)
- Laboratórios de Internet
Biblioteca
A Universidade Tuiuti do Paraná conta com um Sistema de Bibliotecas moderno e informatizado.
O acervo, geral da UTP, em 2015, disponibiliza um total de 73.345 títulos (livros), num conjunto total de 139.990 exemplares, relativos a todas as áreas do conhecimento. Desse total, 5.029 títulos (livros) e 10.890 exemplares, pertencem ao acervo da área de Educação. O acervo relativo a Periódicos (Revistas Científicas) reuniu um total de 5.063 títulos e 61.350 exemplares. Desse acervo total, 344 títulos e 4.629 exemplares referem-se a área da Educação. O Sistema de Bibliotecas dispõe de: Hemeroteca, Mapoteca e Multimeios, além de um acervo próprio, de livros, Teses e Dissertações.
O sistema UTP de biblioteca está associado ao IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento.
Clique aqui para acessar a Biblioteca da Universidade Tuiuti.
O Programa tem investido numa política de buscar acesso a acervos eletrônicos em bases bibliográficas especiais de acesso via Internet. A Universidade Tuiuti do Paraná tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mais especificamente, às bases de dados Science Direct, inclui: Physical Sciences and Engineering; Life Sciences; Health Sciences; Social Sciences and Humanities, ampliando as possibilidades de difusão da produção científica mundial atualizada entre seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários. A possibilidade de utilização do Portal de Periódicos Capes – de acesso imediato, livre e gratuito para os usuários da UTP e podendo ser realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet, localizado na instituição ou por ela autorizado – evidencia a opção da instituição por um modo de fazer pesquisa que privilegia a otimização, disseminação e democratização da produção do conhecimento nacional e internacional. Além de reforçar e fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão que reconhecem o exponencial crescimento do uso das pesquisas online, o Portal facilita e agiliza a obtenção dos dados para o desenvolvimento acadêmico.
EBSCO – Bases de Dados de Pesquisa.
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Publicações
O periódico Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná foi lançado em 2006, com publicação semestral, sendo obtido o ISSN 1980-9700 para a revista impressa.
A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online e está, desde então, no site da Universidade.
Acesse aqui o link dos Cadernos de Pesquisa – Versão OJS
Criado com o objetivo de divulgar pesquisa e reflexões sobre as questões candentes da educação no contexto contemporâneo, o periódico institui-se como um espaço de debate, de intercâmbio e de socialização de pesquisas na área de educação.
Produção Docente – Ebooks
Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas em Debate – Maria Arlete Rosa, Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Maria Alzira Leite
Normas técnicas: elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos-científicos – Orgs. Josélia Schwanka Salomé, Angela Helena Zatti e Eduardo Fofonca.O Trabalho do Pedagogo em Organizações e Contextos Não Escolares -Orgs. Eduardo Fofonca, Marlene Schüssler D’Aroz e Patrícia Romagnani.A desumanização dos sentidos: um estudo sobre a arte na educação escolar brasileira nas últimas décadas do século XX – Josélia Schwanka Salomé.Fragmentação no Ensino Médio Brasileiro e as 3 ilusões da Educação – Márcio Bernardes de CarvalhoA oralidade em sala de aula – Lara Nascimento Scherrer, Helena Maria Ferreira e Maria Alzira Leite
O campo da Educação Ambiental no Brasil: reflexões e alternativas ante ao contexto de emergência climática global
Organizadores: Adriana Massaê Kataoka, Anderson de Souza Moser, Diesse Aparecida de Oliveira Sereia e Juliana Mara Antonio.Representações Sociais: Estudos sobre Formação de Professores – Organizadoras: Sueli Pereira Donato, Romilda Teodora Ens e Adelina NovaesMosaicos, colagens, desvios, passagens: a educação a partir de Walter Benjamin – Anita Helena Schlesener
Retratos da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná: campo, sujeitos e escola pública – Maria Antônia de Souza, Regina Bonat Pianovski (orgs.)
Escola Pública, Educação do Campo e Projeto Político Pedagógico – Maria Antônia de Souza (org.)
Educação Ambiental rumo à Escola Sustentável – Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella e Maria Arlete Rosa.
O Ensino da Arte na Perspectiva Histórico-Crítica de Educação: a humanização dos sentidos – Josélia Schwanka Salomé
Emergência Climática: reflexões e práticas de Educação Ambiental – Ana Lucia Suriani Affonso, Fernanda Gurgel Matakas, Josmaria Lopes de Morais, Maria Arlete Rosa e Samuel Liebel
Práticas Pedagógicas na Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares – Eduardo Fofonca e Maria Alzira Leite
Práticas Pedagógicas e elementos articuladores
Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica -
Egressos
Perfil do Profissional
Pesquisador com autonomia intelectual e crítica diante das questões sociais brasileiras, capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social. Familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolve investigação e preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
O egresso tem condições de manter vínculo com as entidades e organizações acadêmico-científicas, tais como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), além da participação nos eventos nacionais e internacionais da Educação. Tanto o mestre quanto o doutor saem com subsídios para a continuidade de suas pesquisas em outras frentes da educação brasileira, bem como a divulgação dos resultados das investigações. Por meio das atividades realizadas no PPGED, saem preparados para lançar um olhar crítico à realidade educacional brasileira e projetar possíveis soluções.
Os egressos do PPGED têm sido aprovados em concursos de órgãos públicos, como universidades, institutos de educação superior e instituições particulares. Alguns deles estão vinculados a instituições como UFPR, UEPG, UNICENTRO/PR, UNIOESTE/PR, IFSC, IFPR, UTFPR e UFFS, entre outras. Outros egressos desempenham funções em escolas estaduais e municipais, integrando equipes pedagógicas de secretarias municipais de educação, atuando como coordenadores pedagógicos ou exercendo cargos de secretários municipais de educação. O Programa prepara os egressos para atuar em diversas frentes educacionais, abrangendo a gestão de políticas públicas e as práticas pedagógicas.
O egresso tem a oportunidade de manter vínculo com o PPGED, mediante participação nos Grupos de Pesquisa e Seminários Temáticos, além da possibilidade de realizar pós-doutoramento. Também pode acompanhar as atividades do Programa na página do Facebook, criada para fortalecer essa conexão: NEPPET – Núcleo de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná.
É importante destacar que o PPGED desenvolve projetos de pesquisas que englobam graduandos, professores da rede, mestrandos e doutorandos. Nos últimos anos, egressos da graduação da Universidade que se envolveram em atividades promovidas pelo Programa, em articulação com a graduação, têm participado do processo seletivo e ingressado no mestrado. Com isso, destacam-se duas frentes importantes relacionadas aos egressos: a continuidade dos estudos pelos mestres formados no Programa e a continuidade dos estudos por graduandos e professores da rede envolvidos em projetos que articulam a Pós-Graduação com a Educação Básica. A outra frente diz respeito à inserção dos egressos – mestres e doutores – em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e institutos federais.
No quadriênio de 2021 a 2024, os docentes do Programa organizaram dossiês e coletâneas que divulgaram os resultados das pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos.
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Regulamento
Clique aqui para acessar o Regulamento.
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Política de ações afirmativas
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) adota políticas de ações afirmativas com o objetivo de promover a inclusão e a permanência de grupos historicamente marginalizados no ensino superior.
Essas ações objetivam ampliar o acesso e a participação de populações como negros e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos, alinhando-se à filosofia de atuação, missão, visão, valores, objetivos institucionais e diretrizes pedagógicas da UTP. Tais princípios orientam ações, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da UTP, além de estarem em conformidade com as Políticas de Responsabilidade Social e Inclusão presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 da universidade.
Nesse contexto, o PPGED possui as seguintes políticas:
- Reservas de vagas:
Reservar vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação brasileira e as políticas institucionais da UTP.
- Bolsas:
Oferecer bolsas de estudo específicas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo os que ingressam por meio de ações afirmativas. Essas bolsas visam a cobrir despesas com mensalidades, garantindo que os estudantes possam se dedicar as suas atividades.
- Apoio Psicopedagógico e Acompanhamento:
Disponibilizar apoio e acompanhamento para garantir a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. O programa oferece suporte psicopedagógico e acompanhamento personalizado para aqueles que ingressam por meio de ações afirmativas. Esse suporte inclui orientação acadêmica, acompanhamento de desempenho e apoio emocional.
O Setor de Apoio e Inclusão da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) possui uma Comissão de Educação Inclusiva (CEI) e um Programa de Apoio Psicopedagógico e Pedagógico, voltado ao acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos estudantes, incluindo aqueles do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). O programa dedica especial atenção aos estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem ou necessitam de suporte adicional para sua plena integração ao ambiente universitário. Além disso, o setor e apoio disponibiliza dois intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuar nas bancas de defesa de mestrado e doutorado, assegurando acessibilidade e inclusão nesses momentos fundamentais da trajetória acadêmica.
- Incentivo às pesquisas com temas relacionados à diversidade
Incentivar a produção de pesquisas que abordem temas relacionados à diversidade, inclusão e equidade. Portanto, ao instigar pesquisas nessa linha, contribui-se para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como os ODS 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).
- Formação de professores para a diversidade
Formar professores e pesquisadores que possam atuar em contextos diversos, considerando-se as práticas pedagógicas inclusivas. Essa formação é essencial para que os egressos do programa possam socializar os princípios das ações afirmativas em suas áreas de atuação.
As ações afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UTP refletem o compromisso da instituição com a promoção da inclusão, da colaboração e da diversidade. Por meio de políticas como a reserva de vagas, bolsas de estudo, apoio psicopedagógico e incentivo à pesquisa em temas relacionados à diversidade, o programa busca não apenas ampliar o acesso à educação superior, mas também garantir que todos os estudantes tenham condições de sucesso acadêmico e profissional.
No âmbito institucional, a UTP assume em seus documentos norteadores e no PDI, o compromisso de assegurar aos discentes com deficiência a educação integral e o desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Mantém a Comissão de Educação Inclusiva (CEI), criada em 2002, cujo objetivo é efetivar a formação do cidadão pleno e buscar a permanente atualização de propostas de inclusão. A CEI orienta e acompanha o discente com deficiência, da seleção, ingresso, permanência e conclusão de curso. Orienta a comunidade acadêmica para o seu acolhimento por meio de orientações, adaptações, formação de docentes, uso de tecnologias assistivas, capacitação de funcionários, entre outras iniciativas. A formação continuada e permanente dos docentes se realiza por meio da ação conjunta entre a CEI e o Núcleo de Apoio Docente – NAD, com o intuito de garantir o respeito às diversidades, à eliminação de preconceitos e ampliar o conhecimento pedagógico referente a conteúdos, metodologias e avaliação dos discentes com deficiência.
Os sujeitos da CEI são as pessoas com Deficiência; Transtorno Global do Desenvolvimento na Aprendizagem; Pessoas em Tratamento Psiquiátrico; Transtorno do Espectro Autista. Os procedimentos da CEI estão descritos e publicados para a comunidade acadêmica no Manual de Educação Inclusiva, cujo objetivo é guiar as ações de capacitação e de integração social dos discentes, dos docentes e dos funcionários com deficiência. adequados e adaptados, intérprete de língua de sinais, entre outras.
No que tange à acessibilidade, a UTP conta com: a) acessibilidade atitudinal: Ações e projetos relacionados à acessibilidade em toda a sua amplitude, sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações; acessibilidade arquitetônica: rampas, banheiros adaptados, piso antiderrapante, entre outras, em conformidade com a Lei Federal Nº. 13.146/2015, que trata dos direitos e as liberdades à pessoa com deficiência; acessibilidade metodológica; acessibilidade instrumental; acessibilidade nos transportes; acessibilidade nas comunicações; acessibilidade digital, além de serviços pedagógicos de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestados por intérpretes e/ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
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Processo Seletivo
Processo Seletivo: Doutorado
Etapas:
1ª Etapa: Análise do Currículo e Projeto de Pesquisa.
2ª Etapa: Prova de Arguição (Defesa do Projeto de Tese).
Para a classificação dos candidatos será considerado seu desempenho nas duas etapas da seleção.
O programa recebe semestralmente alunos especiais, para cursarem disciplinas de Seminários Avançados ou para participarem dos Grupos de Estudos e Pesquisa.
Processo Seletivo: Mestrado
Etapas:
1ª Etapa: Análise do currículo e do Anteprojeto de Pesquisa.
2ª Etapa: Prova de Arguição (Defesa do Anteprojeto de Dissertação).
Para a classificação dos candidatos será considerado seu desempenho nas duas etapas da seleção.
O programa recebe semestralmente alunos especiais, para cursarem disciplinas de Tópicos Especiais ou para participarem dos Grupos de Estudos e Pesquisa.
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Editais
Bolsas e Taxas – PROSUP/CAPES 2025.1
Resultado Final Processo Seletivo Educação Novas Vagas 2025
Entrevistas Novas Vagas 2025/1
Processo Seletivo Novas Vagas 2025.1
Resultado Prova de Proficiência
Resultado Bolsa e Taxa Mestrado – Complementar
Resultado Processo Seletivo Verão 2025
.Edital de Bolsa e Taxa Mestrado – Complementar
Resultado Bolsas e Taxa PROSUP/CAPES
Edital de Bolsas e Taxa Mestrado 2024.2
Resultado Prova de Proficiência
Resultado Processo Seletivo Inverno 2024
Edital de Entrevistas Inverno 2024
Processo Seletivo Inverno 2024
Resultado Bolsas e Taxas PROSUP/CAPES
Cronograma de entrevistas Edital Bolsas e Taxas 2024
Edital de Bolsas e Taxas 2024/1
Edital de Entrevistas – Vagas Remanescentes – 2024
Processo Seletivo Vagas Remanescentes – 2024
EDITAIS 2023
Resultado do Processo Seletivo Verão 2024
Edital de entrevistas Políticas Públicas
Edital de entrevistas Práticas Pedagógicas
Resultado Prova de Proficiência
Processo Seletivo de Verão Novas Vagas 2023
Resultado Processo Seletivo 2023
Cronograma para entrevistas Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores
Cronograma para entrevistas Políticas Públicas e Gestão da Educação
Processo Seletivo de Verão 2023
Resultado Edital de Contratação Docente 01/2022
ENTREVISTAS PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DOCENTE PPGEDU 2022
Edital de contratação docente.
Edital de Disciplinas Isoladas.
Resultado Bolsas e Taxas CAPES Inverno
Taxas Escolares Distribuídas pela CAPES à Pró-Reitoria Stricto Sensu.
Edital de Bolsas e Taxas CAPES/PROSUP Inverno.
Resultado Processo Seletivo de Inverno.
Edital convocação entrevistas Práticas Pedagógicas Inverno.
Edital convocação entrevistas Políticas Públicas Inverno.
Processo Seletivo de Inverno PPGEDU 2022_2.
Resultado_Bolsas_e_Taxas_PROSUP_CAPES_EDUCACAO
Edital de bolsas e taxa Educação 2022
Edital contratação docente – entrevistas
Edital de Contratação Docente 2022
Processo Seletivo de Novas Vagas PPGEDU 2022
Edital convocação entrevista práticas novas vagas
Edital convocação entrevista políticas novas vagas
Resultado edital de contratação 2022
Edital Disciplinas Isoladas 2022/1
Resultado Processo Seletivo Novas Vagas EDU
Resultado Final do Processo Seletivo de Verão 2022 PPGEDU
Resultado Representante Discente
Edital Convocação entrevista Políticas Públicas
Edital Convocação entrevista Práticas Pedagógicas
Homologação inscrições representante docente
PROCESSO SELETIVO DE VERÃO EDUCAÇÃO 2022 ONLINE
Edital Disciplinas Isoladas EDU 2021_2
Resultado Final Processo Seletivo_PPGEDU_PRÁTICAS 2021_2
- Modelos de relatórios
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Convênios
A política de intercâmbio internacional pressupõe a articulação entre grupos de pesquisa, formação continuada dos docentes do Programa e a produção de dossiês e coletâneas com resultados das investigações nacionais e internacionais. A política de intercâmbio tem sido formalizada por meio de Protocolos, Acordos de Cooperação e Termos de Cooperação.
No quadriênio, convênios foram continuados e outros iniciados, conforme segue:
- Protocolo de Cooperação entre a Universidade Aberta (Lisboa, Portugal) e Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba – PR, Brasil) para propiciar o desenvolvimento de ações acadêmicas com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica de ambas as instituições desde 12 de maio de 2015.
- Acordo de Cooperação Científica entre o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a Universidade Tuitui do Paraná por meio do Grupo de Pesquisa em Processos Neurocognitivos da Aprendizagem e as Interferências Digitais Virtuais com o objetivo de Cooperação Científica, de acordo com o ofício n. 3/CESV/1806, protocolo COMAER n. 67012.001871/2016-58, início em 15 de junho de 2016.
- Termo de Cooperação Técnica entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) e a Universidade Tuiuti do Paraná. O objetivo é o desenvolvimento econômico dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, por meio de programas de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e prestação de serviços, elaboração de projetos e desenvolvimento de atividades inovativas nos municípios, em especial com a conjugação de esforços no sentido de trocar informações técnicas e de desenvolver projetos, estudos e serviços técnicos de forma que terão especificações estabelecidas em planos de trabalho específicos, celebrado em 3 de abril de 2023. O docente do PPGED que coordena articulações no âmbito da Cooperação é o Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho.
- Convênio com Secretaria Municipal de Campo Magro, com objetivo de reafirmar a parceira para a continuidade do projeto de extensão itinerante direcionado aos professores e gestores da Escola Municipal do Campo Professora Mercedes Marques dos Santos e Escola Rural Municipal Professor Alexandre Bueno Ferreira, iniciado no ano de 2011. O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Convênio de renovação de parceria firmado em 19 de novembro de 2024. As docentes do PPGED responsáveis pelo convênio e que realizam formação continuada com os professores da Educação Básica são: Dra. Maria Alzira Leite, Dra. Maria Arlete Rosa e Dra. Maria Antônia de Souza.
- Protocolo de Cooperação entre a Universidade do Minho e a Universidade Tuiuti do Paraná, com o objetivo de desenvolver e colaborar em atividades relacionadas com: a) Intercâmbio de estudantes; b) Intercâmbio de docentes e investigadores; c) Intercâmbio de pessoal técnico, administrativo e de gestão; d) Projetos de ensino e formação; e) Investigação conjunta e publicações em revistas científicas; f) Projetos de extensão ou interação com a sociedade; g) Organização conjunta de conferências, workshops e/ou outros eventos de caráter científico e h) Outro tipo de cooperação considerada oportuna e de mútuo interesse. Os professores do PPGED responsáveis pela articulação internacional são Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Dr. Eduardo Fofonca. Protocolo firmado em 10 de abril de 2024.
- Protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e a Universidade Tuiuti do Paraná, com o propósito de realizar intercâmbio de bibliografia técnica, científica e pedagógica; mobilidade de estudantes e docentes; organização conjunta de cursos; a concretização de projetos de investigação; atividades de atualização de pessoal técnico e administrativo; prestação de serviços e outras atividades enquadráveis no Protocolo. A pesquisadores responsável do PPGED pelo intercâmbio é a Dra. Maria Arlete Rosa. Protocolo firmado em 12 de outubro de 2018.
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Internacionalização
A Universidade Tuiuti do Paraná concebe a internacionalização como um pressuposto fundamental da qualidade da educação superior, um empreendimento amplo de interação acadêmica e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços, que envolve a cooperação com universidades, empresas e governos. Assim, a internacionalização deve ser tratada como política institucional. Diante das perspectivas abertas pela internacionalização universitária, na UTP este processo busca articular-se ao ensino, à pesquisa e às necessidades sociais, por meio da cooperação bilateral/multilateral para a realização de cursos, atividades de investigação, extensão, seminários, publicações conjuntas. A Universidade está empenhada em definir instrumentos de cooperação que garantam a qualidade dessas ações, integradas aos diferentes modelos internacionais de educação superior. Contudo, busca se precaver diante da pura e simples padronização das práticas acadêmicas globais, zelando pela manutenção de determinadas características e necessidades culturais locais.
1) CORII – Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais:
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais – CORII é órgão vinculado à Reitoria e tem como objetivo promover a cooperação institucional, no âmbito nacional e internacional. São funções da CORII : elaborar, propor e coordenar a execução das políticas de intercambio cientifico, tecnológico, cultural, artístico e esportivo entre a UTP e outras instituições nacionais e internacionais, apoiar docentes , pesquisadores e discentes de instituições internacionais em atividade na instituição, e os da UTP em atividade no exterior.
COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS (CORII)
Responsável: Rodolfo Enrique Perdomo Freitas
E-mail: [email protected]
Atendimento: de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 12h.2) Cooperação entre a Universidade Aberta (Lisboa, Portugal) e Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba – PR, Brasil).
Vigência: 12 de maio de 2015 – 12 de maio de 2018. Prorrogável pelo mesmo tempo.
Acordo de cooperação que visa o estabelecimento de relações de cooperação em domínios que contemplem o desenvolvimento e intercâmbio ao nível da investigação, da capacidade científica, cultural, técnica e a formação de quadros para o ensino de ambas as instituições. Promover a mobilidade de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior, promovendo a realização de estágios para docentes, técnicos, investigadores e estudantes. Formação e atualização permanente de pessoal com o desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação com participação em seminários e encontros acadêmicos. Implementação de trabalhos e de projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da região onde se inserem as instituições cooperadas.
3) Protocolo de Cooperação entre a Universidade do Minho e a Universidade Tuiuti do Paraná, com o objetivo de desenvolver e colaborar em atividades relacionadas com: a) Intercâmbio de estudantes; b) Intercâmbio de docentes e investigadores; c) Intercâmbio de pessoal técnico, administrativo e de gestão; d) Projetos de ensino e formação; e) Investigação conjunta e publicações em revistas científicas; f) Projetos de extensão ou interação com a sociedade; g) Organização conjunta de conferências, workshops e/ou outros eventos de caráter científico e h) Outro tipo de cooperação considerada oportuna e de mútuo interesse. Os professores do PPGED responsáveis pela articulação internacional são Dra. Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Dr. Eduardo Fofonca. Protocolo firmado em 10 de abril de 2024.
4) Protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e a Universidade Tuiuti do Paraná, com o propósito de realizar intercâmbio de bibliografia técnica, científica e pedagógica; mobilidade de estudantes e docentes; organização conjunta de cursos; a concretização de projetos de investigação; atividades de atualização de pessoal técnico e administrativo; prestação de serviços e outras atividades enquadráveis no Protocolo. A pesquisadores responsável do PPGED pelo intercâmbio é a Dra. Maria Arlete Rosa. Protocolo firmado em 12 de outubro de 2018.
- Teses e Dissertações
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Descontos e Financiamento
A Universidade Tuiuti oferece os financiamentos estudantis: CredIES e Pravaler como opções para o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação
DESCONTOS EX-ALUNOS
O Egresso da Universidade Tuiuti possui 20% de desconto nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
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Plataforma Sucupira
Plataforma Sucupira – Saiba Mais
- Calendário 2025
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Coordenação
Coordenação geral: Profa. Dra. Maria Antônia de Souza
Email: [email protected]
Currículo LattesCoordenação Adjunta: Profa. Dra. Maria Arlete Rosa
Email: [email protected]
Currículo LattesEndereço: Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar
Rua Padre Ladislau Kula, 395, Santo Inácio
Curitiba, Paraná – CEP: 82.010.210
(41) 3331-7706 – [email protected]
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.